Enem

Quantas linhas são necessárias na redação do Enem? Descubra aqui

quantas linhas são necessárias na redação do enemQuantas linhas são necessárias na redação do Enem?

A redação do Enem é a única parte discursiva da prova. Significa que você tem de escrever um texto acerca de algum tema, ou seja, elaborar um discurso. Esse texto tem uma estrutura com elementos próprios, entres os quais está o tamanho dele. Pensando nisso, escrevemos este artigo sobre quantas linhas são necessárias na redação do Enem. Mas não para aí: respondemos também outras dúvidas comuns sobre essa parte da prova.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil!

Qual é a importância da redação no Enem?

Se você já pegou os cadernos de questões do Enem, deve ter reparado na divisão peculiar que eles têm.

São 180 questões agrupadas por áreas, em vez de disciplinas como acontece nos vestibulares tradicionais. Elas são divididas em dois cadernos, um para cada dia de prova: Ciências Humanas e Linguagens no primeiro, Matemática e Ciências da Natureza no segundo.

No meio do caderno do primeiro dia, estão as orientações para a redação. Ir bem nela é de extrema importância, pois ela representa 20% da nota do candidato.

Devido a isso, a redação acaba se tornando um bicho papão para os estudantes. Falhar nela é praticamente perder a vaga no curso dos sonhos.

Inclusive, tirar zero na redação fecha todas as portas, uma vez que isso leva à desclassificação do candidato. Se isso acontecer, não se pode mais concorrer a vagas nas universidades pelo Sisu e Prouni, nem firmar contrato de financiamento pelo Fies.

Mas calma! Isso não é tão fácil de acontecer. Basta você saber quantas linhas são necessárias na redação do Enem e outros critérios de avaliação para cumprir o mínimo para não tirar nota zero.

Vamos ver quais são eles?

Principais dúvidas: quantas linhas são necessárias na redação do Enem? 

Existem muitas dúvidas sobre como fazer a redação do Enem. Além dos motivos para a anulação, há também preocupações com o estilo de escrita, como usar referências, dentre outras. Vamos responder às principais aqui.

Quantas linhas são necessárias na redação do Enem?

A quantidade mínima de linhas necessárias para você não zerar a redação do Enem é 7 e o máximo é de 30. Mas os especialistas afirmam que uma boa quantidade de linhas é acima de 20.

Nossa recomendação é que você escreva entre 23 e 27 linhas. Desse modo, seu texto não ficará cansativo e terá um tamanho bom para o desenvolvimento de suas ideias.

A redação do Enem precisa de título?

Não, não precisa! Aliás, pôr título na redação vai tomar uma linha que poderia ser usada na sua argumentação. Além disso, um título mal feito pode diminuir sua nota. Por isso, pense bem na hora de escolher!

Se você escolher colocar, procure elaborar um título que contribua efetivamente para o texto. Aguce a criatividade para que ele seja claro, objetivo e conciso.

Quais são as competências exigidas na redação do Enem?

Como dito acima, a redação tem um peso muito grande na nota do Enem. Por isso, atenção às competências que os corretores buscam no seu texto.

  • 1) Domínio da norma culta da língua: avalia-se nesta competência o conhecimento gramatical do candidato. A atenção é para como ele utiliza a norma padrão, como usa a pontuação, a ortografia e a concordância entre os termos das orações.
  • 2) Compreensão do tema: avalia-se o nível de entendimento acerca da proposta sugerida na prova, ou seja, do tema que será trabalhado.
  • 3) Seleção e organização das informações: avalia-se a argumentação sobre o tema e a forma com que ela é feita. No caso, se ela está clara e objetiva o suficiente e se utiliza fatos e fundamentos.
  • 4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação:   avalia-se a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. No caso, o avaliador atenta-se à relação entre as frases e os parágrafos, analisando a coerência entre eles.
  • 5) Respeito aos direitos humanos: Nesta competência o olhar do corretor estará sobre a sua proposta de intervenção. Ele irá analisar se ela fere os direitos humanos e se sugere uma iniciativa que enfrente o problema discutido.

Quais são os possíveis temas da redação?

É impossível dizer qual será o tema da redação, pois ele é revelado somente no dia da prova, após o fechamento dos portões. Mas podemos ver alguns temas gerais que podem nortear o tema central, com base nas edições anteriores.

  • Inclusão social;
  • educação a distância e domiciliar;
  • saúde pública;
  • perigo da crise hídrica no Brasil;
  • evasão escolar durante a pandemia.

O Beduka separou 7 possíveis temas para você testar sua escrita até a data da prova. Aproveite!

Quais são os motivos para zerar a redação no Enem?

Além de saber quantas linhas mínimas são necessárias para não zerar a redação do Enem, vai ser preciso entender outros critérios de avaliação.

Para uma redação ser anulada, o candidato terá de:

  • Fugir completamente do tema;
  • Escrever um tipo de texto que não seja dissertativo-argumentativo;
  • Ter menos de 7 linhas;
  • Possuir cópia integral dos textos de orientação;
  • Possuir ofensas e desenhos na folha de redação;
  • Ter números ou sinais fora do texto e/ou sem função clara;
  • Ter parte desconectada propositalmente do tema;
  • Assinatura fora do local designado;
  • Texto com predominância ou integralmente em língua estrangeira;
  • Entregar folha de redação em branco, mesmo que o rascunho tenha sido utilizado.

Se você seguir à risca cada orientação dessas, terá sua redação validada pela banca. Assim, poderá concorrer à vaga no curso que tanto deseja! Não é legal e fácil?

Que tipo de texto o Enem pede para a redação?

Você já ouviu falar em tipologia textual?

Bom, os textos podem ser escritos de diversas formas. Isso vai depender do fim a que eles servem.

Temos cinco tipos de texto:

No caso da redação do enem, o tipo textual exigido é o dissertativo-argumentativo. É preciso ter atenção nisso, já que a escrita em outro tipo acarreta em anulação do texto!

O texto dissertativo-argumentativo consiste na defesa de uma ideia e na construção de argumentos que procuram convencer o leitor acerca da análise, opinião e proposta de intervenção feita pelo redator.

  • Saber quantas linhas são necessárias na redação do Enem faz parte da preparação para a prova. Conheça outras 10 dicas imperdíveis sobre isso!

Como é a estrutura da redação do Enem?

Como a redação do Enem segue o padrão dos textos dissertativos-argumentativos, a sua estrutura é composta de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral, este tipo de texto contém entre quatro e cinco parágrafos.

A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo é:

  • Introdução: Na introdução o problema a ser discutido é apresentado. Essa parte deve compreender cerca de 25% da dimensão total do texto.
  • Desenvolvimento: No desenvolvimento todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa.  Essa parte deve compreender 50% da dimensão total do texto.
  • Conclusão: A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto e a proposição de uma solução. Essa parte deve compreender cerca de 25% da dimensão total do texto.

O Beduka pode te ajudar a entrar na universidade!

Pronto! Agora você já sabe quantas linhas são necessárias na redação do Enem e alguns possíveis temas para esta edição.

Você viu também as competências necessárias para tirar uma boa nota e a estrutura que a redação deve ter.

Agora vamos te mostrar como podemos te ajudar a entrar numa universidade!

O Beduka é um buscador de faculdades particulares e públicas que conta com uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Por meio de uma pesquisa simples o estudante encontra informações detalhadas de cada universidade e dos cursos oferecidos, avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além disso, contamos com diversos textos que te ajudam na escrita da sua dissertação-argumentativa. Assim, além de entender quantas linhas são necessárias na redação do Enem, você pode ver:

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador