O Neoclassicismo é um movimento artístico que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Ele surgiu na Europa do século XVIII e se espalhou pelo mundo até o século XIX. Por causa de seu contexto histórico, inspirou-se nos valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, dando um toque de racionalismo e formalismo.
Neste artigo sobre Neoclassicismo, você encontrará:
- O que é Neoclassicismo
- Contexto histórico
- Quais as Principais Características do Neoclassicismo
- Arquitetura, Pintura, Literatura e Escultura
- Neoclassicismo no Brasil
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O que foi o Neoclassicismo?
O Neoclassicismo (que o próprio nome explica ser “o novo classicismo”) foi um movimento artístico e cultural. Ele surgiu na Europa começando no século XVIII e indo até meados do século XIX, mais ou menos de 1750 a 1850.
De modo geral, esse movimento desenvolveu novos aspectos para a literatura, arquitetura, pintura e escultura. Tudo isso tinha como base a grande valorização da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
Mas antes de falarmos das características, precisamos analisar o contexto histórico em que esse movimento surgiu.
Contexto Histórico
No período entre o século XVIII e XIX, houveram muitas mudanças que impactaram todas as esferas da vida humana:
- Alteração do pensamento filosófico para o Iluminismo
- Acontecimentos da Revolução Industrial com um desenvolvimento tecnológico nunca visto
- Mudanças políticas da chocante Revolução Francesa
- Acadêmicos publicando relatos detalhados e ilustrados de expedições arqueológicas, como a descoberta de Pompéia (antiga cidade destruída pelo vulcão Vesúvio, que virou até filme!)
- Escritores como Winckelmann e Goethe, viram na cultura clássica uma “nobre simplicidade e tranquila grandeza”, despertando certa popularização dessa cultura por usá-las de inspiração em suas obras.
- Saturação do Barroco, pois ele já tinha alcançado seu ápice, mas agora alguns artistas o consideram exagerado demais, irregular e fútil
A questão estética influenciou, mas vale lembrar que a arte é a expressão dos valores de um local e tempo. Então, é natural que a mudança de pensamento leve a uma nova forma de arte.
Observe que os valores greco-romanos eram “puros” no período da Antiguidade Clássica. Com o passar dos tempo, foram se fundindo com os valores cristãos (Arte Românica, Filosofia Escolástica, etc.).
No Classicismo houve um resgate da cultura Clássica e o rompimento com o teocentrismo, dando destaque ao ser humano.
Mas o Renascimento não rompeu totalmente com as referências religiosas. Assim, a religião não é o principal, mas pode estar presente como um dos traços desse estilo.
O Neoclassicismo é diferente. Ele rompe com a influência da religião na elaboração de seus traços, porque é influenciado por políticas e filosofias que diminuíram a religião no meio público.
Além disso, buscava reviver a cultura Clássica “na íntegra”, somado aos valores da razão pura, usando sistemas racionais e científicos.
Principais Características do Neoclassicismo
Agora que você já entendeu tudo o que estava acontecendo na época, as características gerais do Neoclassicismo farão sentido:
- Buscavam o requinte com moderação
- Temas com narração de fatos históricos ou do cotidiano
- Racionalismo, academicismo e idealismo
- Harmonia, Simplicidade e Equilíbrio das formas
- Uso da Proporção e Simetria
- Predomínio da linha reta, cores com clareza
- Imitação da natureza
- Referências à mitologia
- Fixar padrões de beleza que resistissem ao tempo
- Valorização do passado histórico
- Influência da Arte Clássica (greco-romana)
- Baseado nos ideais Iluministas e Revolucionários Burgueses
- Política voltada à democracia e patriotismo
- Oposição ao Barroco e ao Rococó
Esse movimento se expressou na Arquitetura, Escultura, Pintura e Literatura. Vamos ver exemplos e conceitos próprios de cada uma dessas áreas.
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Arquitetura Neoclassicista
A arquitetura desse período ficou marcada por:
- Uso de materiais nobres (mármore, granito) e modernos (ferro fundido)
- Estruturas inspiradas nos romanos, como arcos e colunas
- Tetos planos ou com abóbadas
- Investimento em fachadas e cúpulas
- Monumentos que se opunham ao estilo imperialista dos séculos passados
- Uso de técnicas avançadas
- Sistema de construção que busca ser simples dentro do possível
- Uso de formas geométricas e simétricas
Os exemplos mais conhecidos de edifícios deste período são:
- Portão de Brandemburgo (Berlim
- Panteão (Roma)
- Capitólio (Washington)
- Basílica Arquicatedral de São Estanislau e São Ladislau (Vilnius)
- Igreja de la Madeleine (Paris)
O maior nome desse período foi o do arquiteto francês Pierre-Alexandre Barthélémy Vignon, responsável por erguer a construção ícone dos neoclássicos: a Igreja de Maria Madalena, situada em Paris.
ATENÇÃO
Apesar das bases do neoclassicismo buscarem evitar a influência da religião nos seus conceitos e características, isso não impede as instituições religiosas de construírem nesse estilo!
Literatura Neoclássica
Quando falamos das formas de agrupar os estilos em Artes, o termo correto são as Escolas de Artes (Escola Românica, Escola Neoclássica, etc.). Quando falamos em Literatura, usamos a expressão “Movimentos Literários”.
O Arcadismo foi o movimento literário que representou o Neoclassicismo. A literatura nesse período é revelada pela simplicidade na linguagem, os temas associados ao cotidiano, à natureza e à mitologia.
- Quer saber mais sobre o Arcadismo? Então leia o nosso artigo com as informações essenciais!
Pintura Neoclassicista
As características que marcam as pinturas desse período são:
- Exatidão nos contornos, indicando formalismo
- Uso da proporção áurea (uma proporção algébrica que usavam para fazer cálculos precisos e aplicar nos desenhos)
- Sobriedade nos ornamentos
- Pinceladas que não marcam a superfície, dando um aspecto impessoal
- Harmonia e equilíbrio das cores (costumavam ser em tons frios)
- Realismo na representação das figuras
- Muitos retratos humanos
Você já deve ter ouvido falar em alguns dos grandes pintores do Neoclassicismo:
Jacques-Louis David: desenvolveu o desenho linear e encontrou aspectos contemporâneos em obras antigas. Criou peças para eventos sociais, (desenhos de trajes e cenários). Pintor de Napoleão Bonaparte, recebeu homenagens após a Revolução Francesa.
Jean Auguste Dominique Ingres: discípulo de David, desejava retratar os aspectos históricos da sociedade, tinha preferência por retratos, nudismo e valorizava os desenhos simétricos.
Agora, conheças as pinturas mais famosas dessa época e uma breve informação do seu conteúdo:
- O Juramento dos Horácios (Jacques-Louis David): é uma das obras mais conhecidas por apresentar a anatomia do corpo humano com sobriedade e rigor.
- A morte de Marat (Jacques-Louis David):: representou uma tragédia ocorrida durante a Revolução.
- A morte de Sócrates (Jacques-Louis David):: ilustrou como seria a dramática história da morte do célebre filósofo grego Sócrates.
- Apoteose de Homero (Jean Auguste Dominique Ingres): é a sua obra mais conhecida, representando Homero ser coroado por Ilíada e Odisseia.
- Banhista de Valpinçon (Jean Auguste Dominique Ingres): obra que expressa o nudismo e se encontra no Louvre.
- Júpiter e Tétis (Jean Auguste Dominique Ingres): novamente, retrata o nudismo e uma cena mitológica presente na Ilíada.
- Napoleão rei da Itália (Andrea Appiani): retrata o monarca com detalhes realistas.
Escultura Neoclássica
A França foi a referência na pintura e a Itália na escultura. As principais características encontradas nas esculturas neoclássicas foram:
- Formas naturalistas com a anatomia real do corpo humano
- Oposição ao contorcionismo exagerado (característica do Barroco)
- Material das peças exposto (mármore), sem o colorido artificial na superfície
- Forte presença do nudismo
- Temas históricos com heróis ou mitológicos greco-romanos
- Expressividade e drama discretos
- Alto nível de formalidade e equilíbrio nas formas
Os maiores escultores neoclassicistas, conhecidos além de sua época até os dias de hoje, são:
Antonio Canova: mais lembrado como escultor, Canova foi um italiano também desenhista e pintor. Misturava aspectos da beleza universal com o clássico, difundindo suas obras para outros países. Suas estátuas de heróis e figuras mitológicas tinham um estilo incomum para a época.
Albert Bertel Thorvaldsen: as expressões das estátuas são mais rígidas, pois o artista possuía um estilo mais tradicional, não influenciado pela cultura italiana. Inspirava-se na mitologia, mas fez estátuas de pessoas como o Papa Pio VII.
Agora, você pode apreciar as seguintes esculturas bem famosas desse contexto:
- Teseu derrotando o Centauro (Antonio Canova)
- As três graças (Antonio Canova)
- Maddalena Penitente (Antonio Canova)
- Eros e Psiquê (Antonio Canova)
- Perseu com a cabeça da Medusa (Antonio Canova)
- Menino pastor (Albert Bertel Thorvaldsen)
- Spartacus (Denis Foyatier)
- Lucrécia Morta (Damià Campeny)
Neoclassicismo Brasileiro
O Neoclassicismo chegou ao Brasil já no século XIX, no ano de 1816. Na época, o Rio de Janeiro passava por uma revitalização por causa da vinda da família real. Então, a Missão Artística Francesa foi contratada para fundar e dirigir a Escola de Artes e Ofícios.
Com ela, o arquiteto Grandjean de Montigny trouxe elementos desse novo estilo. Podemos ressaltar três construções, todas no Rio de Janeiro:
- Casa França-Brasil
- PUC-Rio
- Fachada da Academia Imperial de Belas Artes
Alguns anos depois, a Academia Imperial de Belas Artes recebeu pintores estrangeiros. Os grandes nomes são Jean-Baptiste Debret e Nicolas-Antoine Taunay. Embora mantivessem o estilo, Taunay se dedicou a pintar as paisagens cariocas.
Algumas das pinturas famosas são:
- Loja de Sapateiro (Jean-Baptiste Debret)
- Pintura do Rio de Janeiro (Nicolas Antoine Taunay)
- A primeira missa no Brasil (Victor Meirelles)
- Independência ou morte (Pedro Américo)
É importante ressaltar que esse movimento não foi muito representativo no Brasil artisticamente, mas há um número razoável de esculturas, monumentos e prédios com essas influências.
O interessante é notar que isso gerou uma repercussão política e cultural. As novas filosofias que inspiraram essa arte se alastraram pelo país, impulsionando e influenciando os protestos, manifestações e a literatura brasileira.
Na literatura brasileira, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa em 1768. Além dele destacam-se os escritores: Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.
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