Prouni 2024

Prouni 2024

Aluno de escola particular pode fazer Prouni? Conheça os critérios de participação

Aluno de escola particular pode fazer ProuniAluno de escola particular pode fazer Prouni?

O Prouni é um programa do governo criado para ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior por meio de bolsas de estudos. Seu público principal até 2022 eram os estudantes de escola pública, com renda familiar inferior a 3 salários mínimos por pessoa.

Isso não significa que o aluno de escola particular não podia participar do Prouni. Ele podia, desde que fosse estudante bolsista da própria escola no ensino médio. Porém, a Lei 14.350/2022 alterou as regras do programa, inclusive no quesito modos de escolaridade.

A seguir, vamos te contar quais foram as alterações e se agora aluno de escola particular pode fazer Prouni sem ter sido bolsista da instituição de ensino médio. Continue lendo para entender essa e outras informações.

Quem pode participar do Prouni?

Segundo as novas regras, qualquer pessoa que comprove que sua renda e atenda aos critérios estabelecidos pelo programa pode participar do Prouni. Até 2022 havia também critérios do segmento de ensino.

Assim, a participação ficava restrita a:

  • Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
  • Alunos bolsistas de escola particular;
  • Alunos que fizeram parte do ensino médio em escola pública e parte como bolsista de escola particular;
  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas com rendimento familiar bruto inferior a três salários mínimos por pessoa;
  • Pessoas sem diploma de nível superior;
  • Participantes do Enem com média igual ou superior a 450 e nota acima de zero na redação;
  • Professores efetivos da rede pública de ensino básico, que concorressem em cursos de licenciatura.

Mas, como falamos, a lei de 2022 alterou essas regras e abriu a possibilidade para novas categorias de estudantes participarem do Prouni. Isso envolve os alunos da rede privada que estudaram sem bolsa da instituição durante o ensino médio.

Aluno de escola particular pode fazer Prouni?

Sim! Antes, somente sendo bolsista da própria escola, mas essa foi a principal alteração que a lei de 2022 fez no programa. Com ela, os estudantes que não receberam bolsas passaram a ser contemplados também pelo Prouni, desde que a renda esteja dentro dos parâmetros, que não foram modificados.

As bolsas integrais só podem ser obtidas por estudantes com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais, até 3 salários mínimos per capita. Assim, o programa continua mantendo seu caráter de assistência aos alunos mais pobres. 

Quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte na particular pode fazer Prouni?

Com certeza! Mesmo que seja sem a bolsa, dada pela instituição, contanto que sua renda esteja dentro da faixa permitida, como dito acima. Esta é a única parte inegociável para o Ministério da Educação.

Aluno de escola particular no ensino fundamental pode fazer Prouni?

Sim! O Programa não diz nada sobre a escolaridade no ensino fundamental (até o 9º ano). Os critérios dizem respeito ao ensino médio. E eles continuam importantes, porque apesar de a nova lei dizer que o aluno de escola particular pode fazer Prouni, esses critérios são fundamentais para a classificação na disputa das vagas.

Como é a classificação do Prouni?

A nova legislação sobre o Prouni define uma hierarquia na disputa das vagas. Significa que existe uma preferência para classificar os participantes de determinada categoria. Ela fica desta maneira:

  • Professores da rede pública de ensino nos cursos de licenciatura e pedagogia;
  • Alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente na rede pública e como bolsista integral na rede privada;
  • Estudante que fez o ensino médio parte na rede pública, parte na rede privada como bolsista parcial da instituição ou sem bolsa;
  • Aluno que fez todo o ensino médio na escola particular como bolsista integral;
  • Estudante que cursou o ensino médio completo em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa.

Em caso de notas idênticas no mesmo curso, turno, instituição e modalidade, o desempate ocorre na seguinte ordem:

  • Maior nota na redação;
  • Maior nota em Linguagens;
  • Maior nota em Matemática;
  • Maior nota em Ciências da Natureza;
  • Maior nota em Ciências Humanas.

Então, como podemos ver, o aluno de escola particular pode fazer Prouni, mas ele é o último na hierarquia. Significa que, caso esteja disputando com pessoas das outras categorias, ele ficará abaixo delas na disputa pelas vagas.

Essa foi uma maneira que o governo encontrou para manter o caráter de auxílio ao estudante da rede pública, que sempre definiu o Prouni.

Existe reserva de vagas no Prouni?

Existe, sim. Mas apenas para os participantes que se autodeclaram pretos e pardos ou que possuem deficiências. Diferente do Sisu, o Prouni não faz reserva para estudantes de escola pública, justamente por esse ser o público-alvo do programa.

Contudo, como vimos acima, na hierarquia, eles têm preferência na disputa com estudantes da rede particular.

Como funciona o Prouni?

O processo seletivo do Prouni funciona online. As inscrições ocorrem assim que o Sisu encerra e levam em consideração o rendimento que o participante teve no Enem, além dos critérios que já falamos acima.

Por falar no Enem, até 2022 somente a nota da edição anterior do exame contava na seleção do Prouni. Mas isso também foi modificado.

Saiba quanto tempo vale a nota do Enem no Prouni.

Para saber mais informações sobre o programa, acesse nosso guia completo do Prouni, contando todos os detalhes.

Bolsa de faculdade sem o Enem

Pronto! Agora você já sabe que aluno de escola particular pode fazer Prouni. Mas como vimos, ele é o último da fila, o que diminui um pouco as chances de receber uma bolsa na faculdade.

Mas quem disse que você só tem essa oportunidade para estudar com um bom desconto?

Com o Beduka Bolsas você começa a estudar imediatamente. Nós concedemos vagas com bolsas de estudos maiores que as parciais do Prouni, de até 70%, em faculdades de excelência do país. E sem concorrência, havendo disponibilidade é só entrar e encontrar sua bolsa perfeita!

Continue explorando o mundo do Prouni:

Prouni 2024

Bolsista Prouni tem direito a passe livre, sabia? Saiba as condições do benefício

bolsista prouni tem direito a passe livreBolsista Prouni tem direito a passe livre?

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos nas faculdades particulares de todo o país. Ele tem sido uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior.

Porém, nem sempre ficar livre da mensalidade é suficiente para os estudos. Os outros gastos com alimentação, materiais e transporte pressionam os alunos, que muitas vezes abandonam a faculdade.

Os governos têm buscado meios de ajudar os estudantes com o auxílio de bolsa permanência e outras formas de garantir sua continuidade. Neste texto, vamos te mostrar que bolsista Prouni tem direito a passe livre no transporte e como solicitar o benefício. Continue lendo e descubra como funciona o sistema.

O que é o passe livre?

O passe livre é a gratuidade no transporte público para algumas categorias. Você já deve ter pegado um ônibus e visto que algumas pessoas entram pela porta do fundo ou não têm cobrança no cartão utilizado; geralmente são idosos.

Essas pessoas possuem um passe livre e podem usar o sistema de transporte sem pagar nada.

Em alguns municípios, existem também programas destinados a estudantes. Por exemplo, alguns concedem subsídio para que alunos de qualquer tipo de escola e fase do ensino paguem apenas meia-passagem.

Outros concedem gratuidade para os estudantes de baixa renda. Será que isso se estende também para o bolsista do Prouni e ele tem direito ao passe livre? Vamos descobrir a seguir.

Bolsista Prouni tem direito a passe livre?

Sim, mas depende um pouco da legislação de cada local. Como as determinações sobre os transportes públicos dentro das cidades são responsabilidade dos municípios, é neles que fica decidido se o bolsista Prouni tem direito a passe livre ou não.

Então você precisa verificar qual é a determinação do lugar em que você mora e como funciona a política de passagens estudantis. Em alguns municípios você terá direito apenas à redução de 50% do preço do bilhete, enquanto em outros pode ser que tenha a gratuidade.

Para fazer isso, basta ligar na secretaria de transportes ou de mobilidade da sua cidade e pedir informações.

Como funciona o passe livre para prounista?

Como dissemos, depende do seu município. Vamos ver alguns exemplos.

Passe livre para bolsista Prouni em São Paulo

Para ter direito à gratuidade no transportes, o estudante de São Paulo precisa ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e cadastro do CadÚnico. Ou atender fazer parte dos seguintes grupos:

  •  bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni;
  •  financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies;
  •  integrantes do Programa Bolsa Universidade – Programa Escola da Família;
  •  atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

Então, bolsista Prouni têm direito a passe livre e  para solicitar o benefício, precisa entrar no site da SPTrans e faça o cadastro.

Passe livre para bolsista Prouni no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o estudante de baixa renda tem direito a 76 passagens gratuitas mensais, além de duas integrações entre ônibus, BRT e VLT. Ele não pode ser utilizado em metrôs, nem em trens.

A solicitação é feita diretamente com a Riocard, mediante agendamento. O bolsista Prouni tem direito a passe livre; basta apresentar a declaração da faculdade atestando que participa do programa.

Passe livre para bolsista Prouni no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, bolsista do Prouni tem direito a passe livre caso se encaixe na categoria de estudantes com renda familiar inferior a R$ 2.164,50 por pessoa. Se sua bolsa for integral, pode pedir a solicitação inclusive sem precisar comprovar a renda, pois para conseguir uma já foi necessário ter rendimento inferior ao que a lei determina.

Para fazer a solicitação, vai precisar da carteira de estudante, imprimir um formulário e preenchê-lo e digitalizar os documentos de identificação exigidos. Depois, é só enviar tudo por email para: atendimento@passelivrers.com.br.

O prazo para cadastramento em geral dura 5 dias úteis.

Passe livre para bolsista Prouni no Recife

Desde 2018 o bolsista Prouni tem direito a passe livre no Recife. São 70 viagens por mês, que podem ser feitas em qualquer dia da semana, inclusive nos feriados.

Para solicitar o benefício, o estudante deve procurar a secretaria da sua faculdade e verificar se está enquadrado na condição do direito ao passe livre.

Se estiver tudo ok, verificar ainda na faculdade se existe a confirmação do envio dos seus dados através da prefeitura do Recife para a base de dados da bilhetagem do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano).

O passo seguinte é fazer a requisição no site ou no app do VEM e marcar um dia para ir buscar o cartão.

Agora que você já sabe que bolsista prouni tem direito a passe livre, veja outros artigos sobre o programa:

Prouni 2024

Bolsa Família conta como renda no Prouni? Aprenda se sim ou se não

Bolsa família conta como renda no ProuniBolsa família conta como renda no Prouni?

O Prouni concede todos os anos milhares de bolsas em faculdades particulares do país inteiro. Elas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e qual você pode obter depende da sua renda familiar.

No caso, as bolsas integrais podem ser disputadas por estudantes com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. As parciais possuem uma margem maior e podem ser obtidas por quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Para comprovar a renda, você vai precisar de uma série de documentos. E muita gente que recebe benefícios do governo fica em dúvida se o bolsa família conta como renda no Prouni.

Neste artigo vamos te explicar isso direitinho. O que entra como renda bruta familiar, o que fica de fora e quais documentos servem para comprovar o rendimento de quem mora com você. Continue lendo e tenha muita atenção, pois essa é a parte que mais elimina pessoas no processo.

Temos muito conteúdo neste artigo para te contar se bolsa família conta como renda no Prouni. Para ir diretamente a algum tópico, clique abaixo:

Como calcular a renda familiar para o Prouni?

Antes de falarmos sobre o que entra ou não como renda no Prouni, vamos aprender como o cálculo é feito.

É bem fácil. Basta você pegar a renda bruta mensal de todas as pessoas que moram com você e possuem algum trabalho, somar e dividir pelo número de moradores.

Por exemplo. Se você mora com quatro pessoas, mas apenas duas têm renda, você vai somar o valor que elas recebem por quatro. Digamos que elas recebam um salário mínimo. A conta ficaria assim:

(1320 + 1320)/4 =

2640/4 =

660.

Então a renda por pessoa da sua família seria R$ 660,00.

Como a gente viu, se o valor ficar abaixo de 1,5 salário mínimo (R$ 1980,00), você tem direito à bolsa integral. No caso do exemplo, isso seria possível. Caso ultrapasse, mas se ficasse abaixo de três salários mínimos (R$ 3960,00), você teria direito apenas à bolsa parcial.

A dúvida que surge é: o que entra nesse cálculo? E se eu tiver mais fontes de renda que meu salário mínimo? Bolsa Família conta como renda no Prouni? Vamos descobrir a seguir.

Bolsa família conta como renda no Prouni?

Não. De acordo com a Portaria Normativa nº 18 do MEC, programas como o bolsa família não contam no cálculo da renda mensal para o Prouni. Então pode ficar sossegado quanto a isso, pois receber esse benefício não vai alterar suas chances de conquistar uma bolsa de estudos.

Inclusive, o Bolsa Família pode até te ajudar em outros programas, como no Sisu. Com ele você pode demonstrar que é de baixa renda e participar das cotas reservadas a essa categoria de estudantes.

Quais valores não contam para a renda familiar no Prouni?

I- Todos aqueles que constam na Portaria Normativa nº 18 de 2012 do Ministério da Educação. No caso:

a) auxílios para alimentação e transporte (constando explicitamente no contracheque);

b) diárias e reembolsos de despesas;

c) adiantamentos e antecipações;

d) estornos e compensações referentes a períodos anteriores;

e) indenizações decorrentes de contratos de seguros;

f) indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial;

e

II – os rendimentos dos seguintes programas:

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;

d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem – Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

f) demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios, como Bolsa Família ou Auxílio Emergencial, por exemplo.

Tá, mas quais fontes de renda entram no cálculo? Vamos ver a seguir.

Quais são as fontes de renda que entram no Prouni?

Para resumir, tudo aquilo que não estiver na lista acima e for fundamental para a família. Basicamente tudo que for fruto de trabalho, seja assalariado em regime CLT, profissão liberal etc., seja por aposentadoria, aluguéis e arrendamento de imóveis ou bens móveis.

Além de saber se Bolsa Família conta como renda no Prouni, veja se você pode participar duas vezes do programa.

Documentos do Prouni

Quando falamos de documentos do Prouni, queremos tratar dos rendimentos e os meios de comprovação deles. Isso depende de cada caso, pois as diversas formas de trabalho pedem modos diferentes de comprovar a renda.

Assalariados Celetistas (CLT)

  • Três últimos contracheques, no caso de renda fixa.
  • Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra.
  • CTPS registrada e atualizada.
  • CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses.
  • Extratos bancários dos últimos três meses.

Depois de saber se bolsa família conta como renda no Prouni, veja também quanto tempo vale a nota do Enem no Programa.

Trabalhadores rurais

  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas.
  • Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

Aposentados e pensionistas

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico do Portal do Ministério do Trabalho.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, quando for o caso.
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

Já sabe se Bolsa Família conta como renda no Prouni? Descubra também como o Fies funciona.

Autônomos

  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Profissionais Liberais

  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou membros de seu grupo familiar, quando for o caso.
  • Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens

  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.
  • Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.
  • Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

Para saber mais, acesse nosso guia completo sobre os documentos do Prouni.

O que acontece se colocar a renda errada no Prouni?

Você pode sofrer muitas consequências negativas caso alguma informação esteja incorreta. Por isso mesmo dissemos que essa é a parte que mais elimina pessoas, pois por desatenção elas acabam errando nisso.

No caso, você pode:

  • Ser desclassificado;
  • Perder a bolsa;
  • Sofrer sanções legais por apresentar informações falsas.

Cronograma Prouni 2024

Agora que você já sabe se bolsa família conta como renda no Prouni e como comprovar os rendimentos da sua família, veja as datas para fazer isso.

O edital da próxima edição ainda não saiu, mas as inscrições devem começar no final de fevereiro. Assim que o documento for publicado, vamos atualizar este cronograma:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Envio de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Não consegui a bolsa no Prouni, e agora?

Você tem ainda muitas opções e não precisa ficar triste, está bem? Ainda temos o Fies, com que você pode financiar uma faculdade a juros zero.

E também um programa de bolsas de estudos mantido pelo Beduka que te permite entrar na faculdade agora mesmo.

Estou falando do Beduka Bolsas, o programa que concede descontos de até 70% em ótimas faculdades do país inteiro.

Ficamos felizes em ter conseguido esse desconto para te ajudar a chegar à faculdade.

Obrigado por ler esse artigo sobre se o bolsa família conta como renda no Prouni. Saiba mais sobre o programa:

Prouni 2024

A bolsa do Prouni é para o curso todo? Confira a resposta dessa e outras perguntas comuns

A bolsa do Prouni é para o curso todoA bolsa do Prouni é para o curso todo

O Programa Universidade para Todos é um projeto que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares brasileiras. Mas não vale para qualquer pessoa, pois a intenção é possibilitar o acesso ao ensino superior a estudantes em situação de vulnerabilidade financeira. 

O processo de seleção é feito por meio da pontuação do Enem. Ou seja, é obrigatório ter feito o Exame. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e nem ter tirado menos de 450 pontos.

Muita coisa? Saiba que ainda há outros pré-requisitos, mas vamos te explicar cada um deles para que não reste dúvidas. Também iremos te contar se a bolsa do Prouni é para o curso todo e responder outras perguntas frequentes sobre o programa. 

O que é e como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004. Desde então,  possibilitou o ingresso de milhares de brasileiros a cursos de graduação. 

E esse é o intuito do programa, facilitar o acesso ao ensino superior de estudantes que não possuem condições financeiras favoráveis e que sem esse benefício não conseguiriam arcar com o valor das mensalidades. 

Isso é feito por meio da disponibilização de bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).  O processo de seleção é feito através da nota do Enem e as inscrições abrem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. 

Logo, antes de qualquer coisa, o estudante precisa ter feito uma das duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio. Ou seja, se você vai tentar uma bolsa no programa em 2024, precisa ter feito o Enem 2022 ou 2023.

Com a nota em mãos, ainda é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos. Confira no próximo tópico e continue lendo para saber também se a bolsa do Prouni é para o curso todo.

Quer entender detalhadamente sobre o Enem e os demais programas do Governo? Então, conte com os artigos abaixo:

Bolsa do Prouni é para o curso todo?

Sim, a bolsa vale para todo o curso. Porém, isso dependerá do desempenho do estudante no decorrer de cada semestre.

Basicamente, a bolsa é permanente se você não:

  • Abandonar o semestre sem justificativa
  • Ultrapassar os 25% de faltas permitidas nas aulas do período;
  • Ser  aprovado em pelo menos 75% das disciplinas em cada semestre;
  • Se matricular em outra instituição de ensino superior; seja ela pública ou privada;
  • Deixar de pagar o valor das mensalidades não cobertos pelo benefício (bolsas de 50%);

Além disso, é preciso que o perfil do estudante permaneça de acordo com os critérios de renda familiar. Logo, se tiver aumento de renda e ultrapassar os valores estabelecidos pelo programa, a bolsa será suspensa.

Quais as regras do Prouni?

São muitas regrinhas e isso pode acabar confundindo o estudante. Antes de qualquer coisa, saiba que só pode se inscrever quem fez uma das duas edições mais recentes do Enem. 

Além disso, não pode ter zerado a redação e nem ter tirado menos de 450 pontos. 

Mas não é só isso! O processo de seleção também estabelece renda familiar máxima e distribui as bolsas com base nela. 

As bolsas de 100% são destinadas àqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Já as de 50% são para aqueles que possuem três salários mínimos por pessoa. Enquanto todos os benefícios estiverem sendo cumpridos a bolsa do Prouni é para o curso todo.

Atendendo a essas exigências, ainda é preciso enquadrar em dos critérios abaixo:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor da educação básica na rede pública de ensino (nesse caso, não há comprovação de renda e só vale para curso de licenciatura).

Atenção: atualmente, alunos que estudaram em escolas particulares sem condição de bolsista foram incluídos nas regras de seleção. Então, agora estudantes tanto de escolas particulares quanto de públicas podem garantir uma bolsa através do Prouni.

Dúvidas comuns sobre o Programa Universidades para Todos

É comum surgirem dúvidas como se a bolsa do Prouni é para o curso todo. Por isso, selecionamos as perguntas que os estudantes mais fazem e respondemos elas para você. Confira a seguir: 

Todo mundo pode se inscrever no Prouni?

Qualquer pessoa pode concorrer a uma bolsa pelo Prouni desde que atenda as regras abaixo:

  • Ter feito uma das duas edições mais recentes do Enem, não ter zerado a redação e ter alcançada uma pontuação mínima de 450 pontos;
  • Não ter um diploma de nível superior;
  • Ter renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;

Posso ter duas bolsas ao mesmo tempo?

Não! Uma das regras do programa é que o candidato não pode acumular o benefício.

Isso não impede que você concorra novamente a uma bolsa para outro curso, por exemplo. Mas caso consiga, deve optar por apenas um.

Sou estudante de universidade pública, posso tentar uma bolsa do Prouni?

Sim, é uma possibilidade! No entanto, caso seja aprovado na seleção e receba uma bolsa, será necessário tomar uma decisão entre aceitar a bolsa ou continuar ocupando a vaga na universidade pública.

É importante ressaltar que não é permitido ocupar ambas as vagas ao mesmo tempo. 

O Prouni tem sistema de cotas?

O Programa Universidade para Todos não reserva parte das bolsas levando em consideração a renda familiar ou onde o aluno estudou, pois já foi criado com base nisso.  

Ou seja, já faz parte das regras do projeto que as bolsas sejam distribuídas a estudantes de baixa renda e que estudaram em escolas públicas ou particulares como bolsistas integrais.

Mas há sim sistema de cotas! Nesse caso, são reservadas vagas exclusivamente com base em critérios raciais e para candidatos com deficiência.

Para entender mais sobre como o programa adere o sistema de cotas, acesse:

Quando começam as inscrições do Prouni?

O Programa Universidade para Todos possui duas edições e as inscrições são abertas sempre no início de cada semestre. E o edital do Prouni 2024 já foi publicado!

Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Envio de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Entre na faculdade em 2024 (bolsas de até 70%)

Agora que você já sabe que a bolsa do Prouni é para o curso todo, saiba que entrar em uma universidade pode mudar a sua vida e a da sua família de muitas maneiras diferentes. Você conhecerá pessoas novas, dessas relações surgem novos conhecimentos e até mesmo trabalhos.

Por isso, não perca tempo! Não é mais preciso depender do Enem ou de outros programas como Fies e Prouni,

Tudo isso:

  • Sem critério de renda familiar;
  • Sem precisar da nota do Enem;
  • Sem exigência de Fiador;
  • Sem qualquer tipo de prova.

Estudar nunca foi tão fácil!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “Bolsa do Prouni é para o curso todo” até aqui. Sucesso e bons estudos.

Prouni 2024

Como Prouni verifica renda familiar? Descubra se você pode concorrer!

Como Prouni verifica renda familiarComo Prouni verifica renda familiar

Muitos alunos tentam uma vaga em faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos. É uma ótima oportunidade já que o programa oferece bolsas  parciais (50%) e integrais (100%).

Mas não é qualquer pessoa que pode entrar na disputa! É preciso ter feito o Enem, não ter zerado a redação e não ter tirado menos de 450 pontos.

Além disso, o salário da família do estudante é avaliado. Por isso, escrevemos este artigo respondendo como Prouni verifica renda familiar e te contando todas as regras relacionadas a essa avaliação. Leia até o final para descobrir se você tem direito.

Como Prouni verifica renda familiar?

O Programa Universidade para Todos estabeleceu critérios específicos para a verificação da renda familiar, conforme o tipo de bolsa, exigindo a comprovação por meio de documentos dos valores informados durante a inscrição. Essas regras são:

  • Bolsas de Integrais (100%): a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsas parciais (50%): a renda familiar deve ser de até três mínimos por pessoa. 

Caso o cálculo da renda salário da sua família ultrapasse esses valores, não há como concorrer a uma bolsa. Pois, a desclassificação ocorre automaticamente.

  • Lembre-se que o programa não irá verificar apenas o valor informado pelo candidato, mas também os documentos que comprovam o rendimento de cada membro da família.  

Como calcular a renda familiar?

Você já sabe como Prouni verifica renda familiar, mas é preciso fazer o cálculo correto para não acabar sendo desclassificado. Primeiro, saiba que o valor é calculado levando em consideração a renda bruta, valor recebido sem descontos de INSS, por exemplo. 

Então, basta somar a renda de cada um dos integrantes da família. Em seguida, dividir o resultado pelo número de pessoas que moram na casa. 

Essa será a renda per capita que deverá ser informada pelo estudante na hora da inscrição.

Tenha acesso a um guia com as principais informações sobre o Programa Universidade para Todos:

Quem tem bolsa família pode ter bolsa do Prouni?

A resposta é sim! E o valor recebido por essas famílias não entra no cálculo de renda bruta, ou seja, o valor não é incluso no total considerado para determinar a renda familiar máxima estabelecida pelo programa.

Além disso, integrantes de famílias com esse benefício têm prioridade no processo de disponibilização das bolsas. 

Quais documentos servem para comprovar renda no Prouni?

Se tratando de como Prouni verifica renda familiar, depende do caso. Há vários tipos de trabalhadores: assalariado, rural, autônomo e por aí vai. Então, os documentos exigidos podem ser um pouco diferentes para cada um dos casos.

A seguir, veja em qual deles o seu perfil se encaixa e conheça a lista de documentos exigidos.

Comprovação de renda: assalariado

Nesse caso, você pode comprovar renda apresentando os seguintes documentos:

  • Três últimos contracheques, em caso de renda fixa;
  • Seis últimos contracheques, quando há comissões e horas extras;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Carteira de trabalho registrada;
  • Carnê do INSS;
  • Extrato do FGTS dos últimos seis meses;
  • Extratos bancários dos últimos três meses.

Comprovação de renda: profissional liberal

Algumas pessoas trabalham por conta própria, então como Prouni verifica renda familiar nesses casos? Na verdade é bem simples. Esses trabalhadores costumam possuir alguma formação, seja técnica ou acadêmica. É o caso de advogados e psicólogos.

Para esses profissionais, os documentos que servem como comprovação são:

  • Declaração do imposto de renda de pessoa física ou jurídica;
  • Qualquer declaração tributária referente a pessoa jurídica vinculada ao candidato;
  • Guia de recolhimento do INSS, com comprovante de pagamento do último mês;
  • Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Três últimos contracheques de remuneração mensal.

Comprovação de renda: autônomo

Um profissional autônomo é aquele que trabalha sem vínculos empregatícios e não tem o trabalho regulamentado. Um bom exemplo é quem conserta celular e manicures.

Os documentos mais pedidos para eles são:

  • Declaração de imposto de renda;
  • Qualquer declaração de tributos de pessoa jurídica vinculada ao candidato;
  • Guia de recolhimento do INSS, com comprovante de pagamento do último mês;
  • Extrato bancário dos últimos três meses.

Comprovação de renda: desempregado

Não é porque você ou alguém da sua família está desempregado que nenhum documento será exigido. Também é preciso comprovar essa situação, então veja como Prouni verifica renda familiar dessas pessoas! 

Nesses casos, deve ser apresentada a carteira de trabalho e uma declaração com firma reconhecida em cartório informando a situação de desemprego.

Comprovação de renda: aluguel

Há pessoas que têm como renda principal recebimento de aluguel. Elas também devem apresentar um documento comprovando a atividade. São os seguintes:

  • Declaração de imposto de renda de pessoa física;
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Contrato de locação registrado em cartório e comprovante de recebimento dos últimos três meses.

Comprovação de renda: aposentado ou pensionista

Para os que possuem algum benefício do INSS, os documentos são:

  • Extrato mais recente do pagamento do benefício;
  • Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Declaração de imposto de renda. 

Comprovação de renda: atividade rural

Se você mora no campo e as atividades da sua família são rurais, os seguintes documentos servem como comprovação de renda;

  • Declaração de imposto de renda de pessoa física e/ou jurídica;
  • Declarações tributárias referentes a pessoa jurídica ligada ao estudante;
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses.

Comprovação de renda: sociedade em empresa

Se seu familiar ou você é sócio de uma pequena empresa ou proprietário de algum estabelecimento, os documentos podem ser:

  • Contracheques dos três últimos meses;
  • Declaração de imposto de renda de pessoa física ou jurídica;
  • Declarações tributárias de pessoas jurídicas vinculadas ao estudante;
  • Extratos bancários dos últimos três meses.

Quem pode participar do Prouni?

Agora que sabe como Prouni verifica renda familiar, que tal descobrir se você pode participar? Todo mundo pode, desde que atenda as exigências estabelecidas pelo programa. Primeiro, é preciso entender que o processo de seleção é feito por meio da pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.

Logo, é obrigatório ter feito uma das duas edições mais recentes do Enem, não ter zerado a redação e não ter tirado menos de 450 pontos.

Além disso, o projeto não concede bolsas a quem já possui diploma de curso superior. Exceto para professores da rede pública que desejam fazer uma segunda graduação em cursos de licenciatura.

E, como citamos anteriormente, o estudante deve ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa para concorrer a uma bolsa de 100% e renda familiar de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa de 50%.

Há uns anos atrás, somente estudantes da rede pública ou estudantes de escola particular na condição de bolsista eram aptos a concorrer a uma bolsa. Atualmente, quem estudou escolas particulares sem bolsa também pode garantir o benefício através do Prouni.

São muitas informações, né? Isso acaba deixando os estudantes confusos. Por isso, separamos alguns artigos que podem te ajudar em relação a esse e outros programas de acesso à universidade: 

Quando começam as inscrições do Prouni 2024?

As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Mude de vida em 2024 (Bolsas de estudos de 70% em importantes faculdades)

Não foi bem no Enem e não atende aos critérios do Prouni? Sem problemas.

Tudo isso sem precisar fazer provas, sem a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio, sem critérios de renda e sem fiador.

Deixe essa decisão transformar sua vida. Estudar nunca foi tão fácil!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “Como Prouni verifica renda familiar” até aqui. Sucesso e bons estudos.

Prouni 2024

Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni? Tire suas principais dúvidas

Quantas vezes posso ser bolsista do ProuniQuantas vezes posso ser bolsista do Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado com a intenção de democratizar o acesso ao ensino superior através de bolsas de estudos em faculdades particulares. Através dele, milhares de estudantes já conseguiram uma vaga em cursos de graduação.

Porém, não é qualquer pessoa que pode participar! Um dos pré-requisitos é ter feito o Enem, não ter zerado a redação e nem ter tirado menos de 450 pontos. 

O Prouni acontece duas vezes por ano e você deve estar se perguntando “Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni?”. Então, vem com a gente que vamos te responder essa e outras dúvidas comuns aqui no Blog do Beduka. 

O que é e como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Ele faz isso oferecendo bolsas de estudo a brasileiros que não têm condições de pagar mensalidades tão altas.

As bolsas podem ser parciais ou integrais, dependendo da renda familiar:

  • Bolsas de 50%: destinadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas de 100%: destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

A exigência número 1 para participar do programa é ter feito o Enem.  Com sua pontuação em mãos, é só esperar uma das edições do Prouni que ocorrem sempre no início de cada semestre. 

Lembrando que o programa só aceita uma das duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio. Ou seja, se você vai participar da edição de 2024, precisa ter participado do Enem 2022 ou 2023. 

Quem pode participar do Programa Universidade para Todos?

Antes de se perguntar quantas vezes posso ser bolsista do Prouni, saiba se você se encaixa nos pré-requisitos do programa. Primeiro de tudo, conheça as exigências relacionadas ao Enem: 

  • Ter participado de uma das duas últimas edições do Exame;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter tirado menos de 450 pontos.

Quanto à exigência de renda familiar, é necessário:

  • Ter um valor entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos por pessoa.

Fora isso, é necessário atender a pelo menos uma dos pré-requisitos abaixo:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor da educação básica na rede pública de ensino (nesse caso, não há comprovação de renda e só vale para curso de licenciatura).

Observação: atualmente, alunos que estudaram em escolas particulares sem condição de bolsista foram incluídos nas regras de seleção. Então, agora estudantes tanto de escolas particulares quanto de públicas podem garantir uma bolsa através do Prouni.

Quantas vezes posso ser bolsista do Prouni?

Depende! E para que não reste dúvidas, confira todas as respostas abaixo.

1 – Posso concorrer ao Prouni novamente se não conseguir vaga?

Você pode concorrer quantas vezes quiser! Mas para se inscrever é preciso ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Logo, se não conseguir uma bolsa, é só tentar novamente.  

Lembre-se que o programa não concede o benefício para quem já tem um diploma de curso superior. 

Além disso, o processo de seleção vai analisar se o candidato atende às exigências  informadas no tópico anterior.

2 – Posso ter duas bolsas no Prouni simultaneamente?

Não, você não pode acumular o benefício! Mas caso consiga uma segunda bolsa não necessariamente precisa abrir mão dela. 

Analise qual atende melhor aos seus objetivos e faça a escolha com base nisso. Resumindo: só é possível ter uma, mas caso consiga outra pode fazer a troca desde que ainda não tenha concluído o ensino superior.

3 – Já sou bolsista do Prouni, posso tentar uma segunda bolsa?

Sim, é possível. É comum escolher um curso e perceber no meio do caminho que não era exatamente o que você desejava.

Mas, nesse caso, a transferência só é uma alternativa se for para um curso da mesma área. Por exemplo, de enfermagem para medicina.

Nos demais casos, a única saída é tentar conseguir uma outra bolsa. Só não esqueça que você terá que abrir mão da anterior.

O MEC também só traz essa possibilidade quando o estudante não chegou a concluir nenhuma vez o ensino superior. 

Viu como responder quantas vezes posso ser bolsista do Prouni envolve uma série de possibilidades? Siga para os próximos tópicos e continue tirando suas dúvidas. 

4 – Já estudei como bolsista do Prouni, posso conseguir bolsa novamente?

Depende! Como mencionamos anteriormente, você pode conseguir uma nova bolsa se ainda não concluiu uma graduação. Caso tenha concluído, não pode!

O programa não oferece bolsa a pessoas que já possuem um diploma de nível superior. 

5 – Sou estudante de uma universidade pública, posso ter bolsa do Prouni?

Não é permitido! Uma das regras do Programa Universidade para Todos estabelece que um estudante não pode ser beneficiário do programa ao mesmo tempo em que está matriculado em uma universidade pública.

Logo, terá que optar por apenas uma das vagas.

Quando começam as inscrições do Prouni?

O edital do Prouni 2024 já foi publicado e as inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

As informações abaixo também vão te guiar neste processo, fique de olho para garantir sua vaga:

Ganhe uma bolsa de estudo sem precisar fazer provas (início imediato)

Prouni, Enem, Sisu, Fies, são tantos nomes que muitos estudantes ficam perdidos e nem sabem direito o que devem fazer. Para tirar suas dúvidas, dê uma olhada nos artigos abaixo:

Mas caso queira entrar imediatamente na faculdade, acesse o Beduka Bolsas!

Esse passo pode transformar o seu 2024.

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre quantas vezes posso ser bolsista do Prouni? até aqui. Sucesso e bons estudos.

Prouni 2024

O que faz perder a bolsa do Prouni? 6 principais infrações

O que faz perder a bolsa do ProuniO que faz perder a bolsa do Prouni

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 e desde então já ajudou muitos estudantes a ingressarem no ensino superior. Ele funciona disponibilizando bolsas parciais (50%) e integrais (100%) a quem não tem condições de arcar com o valor das mensalidades.

O critério de renda é um dos principais estabelecidos pelo projeto, mas há outros obrigatórios também, como ter feito o Enem. O que importa para nós aqui é que o programa tem muitas regras e algumas são quebradas por bobeira, fazendo com que estudantes percam a chance de estudar.

Não acaba por aí, leia o artigo até o fim e descubra todas as regras e o que faz perder a bolsa do Prouni. Pois, alguns a perdem antes mesmo de conseguir o tão sonhado desconto.

O que faz perder a bolsa do Prouni?

Há dois casos relacionados a essa pergunta. O primeiro é se você ainda vai participar da seleção e o segundo é se você já tem uma bolsa.

Muitos estudantes perdem a oportunidade de conseguir uma bolsa por causa das exigências do processo de seleção.  Então, se for seu caso, conheça os pré-requisitos e se prepare com antecedência:

  • Faça o Enem: o processo de seleção é feito por meio da sua pontuação no exame e quanto melhor for sua nota, mais chances de conseguir uma boa bolsa você terá;
  • Não zere a redação: não basta ter feito o exame, os candidatos que zeraram a redação são automaticamente desclassificados;
  • Tire no mínimo 450 pontos: aqueles que não alcançarem essa pontuação mínima também ficarão fora do processo de seleção.

Então, sim, é preciso uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir estudar com desconto. Ainda mais se for um curso mais concorrido ou uma faculdade mais disputada, como a PUC

Por isso, trouxemos uma super novidade para você: o Cronograma de Estudos para o Enem do Beduka! Assim você saberá todos os assuntos que precisa estudar e ainda será direcionado a um artigo ou vídeo com explicação sobre eles.

E não para por aí! Garanta o seu e descubra todas as novidades que trouxemos para você.

Com sua pontuação em mãos, ainda é preciso se encaixar nos critérios de renda familiar. O programa estabelece que para conseguir o benefício você deve:

  •  Ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (nesse caso, as bolsas são de 100%);
  • Ter renda de até três salários mínimos por pessoa (nesse caso, as bolsas são de 50%)

Também é preciso atender a pelo menos uma das regras baixo:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor da educação básica na rede pública de ensino (nesse caso, não há comprovação de renda e só vale para curso de licenciatura).

Atenção: atualmente, alunos que estudaram em escolas particulares sem condição de bolsista foram incluídos nas regras de seleção. Então, agora estudantes tanto de escolas particulares quanto de públicas podem garantir uma bolsa através do Prouni.

Ufa! Muita coisa não? Por isso, fazemos questão de explicar tudo detalhadamente para você. Os artigos abaixo também vão te ajudar a entender sobre o Programa Universidade para todos e o que faz perder a bolsa do Prouni.

Mas o que faz perder a bolsa do Prouni já tendo uma?

A vida na faculdade também possui obstáculos e são eles que geralmente fazem um estudante perder a bolsa que conseguiu no Programa Universidade para Todos. Então, é preciso ficar bastante atento para não acabar perdendo também.

Essas são as situações que podem fazer seu benefício ser cancelado: 

1 – Ultrapassar os 25% de faltas permitidas nas aulas do período;

Bolsista ou não, todo universitário tem um número de faltas permitido. Isso é uma regra geral estabelecida pelo MEC e que deve ser seguida pelas instituições de ensino superior. 

Mas, no caso dos beneficiários do Prouni, não é só a aprovação que está em jogo. Se a quantidade de faltas no período ultrapassar os 25%, os bolsistas serão considerados desistentes e perderão a bolsa.

Então, se você estiver enfrentando dificuldades que vão além de suas forças, o melhor é solicitar o trancamento do curso. No artigo abaixo, a gente te conta como fica a bolsa nesses casos.

2 – Não atingir 75% de aprovação nas disciplinas do semestre

Sem dúvida, essa é uma das principais respostas quando se pensa em “o que faz perder a bolsa do Prouni”. Isso porque a maioria dos estudantes acabam ficando em uma ou outra matéria.

Por isso, é preciso ficar atento para ser aprovado em pelo menos 75% das matérias do semestre. Isso não muda o fato de que o estudante pode reprovar em alguma disciplina desde que não ultrapasse os 25% permitidos.

Bolsistas integrais precisarão cursar novamente essas disciplinas sem custos adicionais, conforme estipulado pelo programa, que proíbe cobranças extras nas faculdades nessas situações.

3 – Se matricular em outra instituição de ensino superior; seja ela pública ou privada;

Essa é uma das causas mais recorrentes do que faz perder a bolsa do Prouni. O Programa Universidade para Todos foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior. Ou seja, de ajudar estudantes que não conseguiriam entrar em uma universidade sem incentivo.

Está entre as regras do programa não permitir o acúmulo de benefícios, não conceder bolsa a quem já tem diploma de ensino superior e nem a quem já cursa uma graduação (seja em universidade pública ou privada).

Além disso, não é possível fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo, mesmo que o segundo seja pago ou seja em instituição federal ou estadual.

Portanto, ao se matricular em outra instituição, o Prouni interpretará que você não necessita mais de auxílio para estudar e, consequentemente, suspenderá sua bolsa.

4 – Perder o prazo para conclusão de curso;

Sim, o programa tem um limite de tempo para que você termine seu curso! Caso ultrapasse esse limite, automaticamente perderá o benefício.

Este prazo corresponde a duas vezes a duração do curso. Em outras palavras, você tem o dobro do tempo para ser aprovado em todas as disciplinas e receber seu diploma.

Logo, se a duração é de 5 anos, você terá dez para finalizar todo esse processo.

5 – Ter mudança relacionada à renda familiar

É muito bom ver a família melhorar de vida e as coisas avançarem, mas quando nos perguntamos o que faz perder a bolsa do Prouni, inevitavelmente aumentar a renda familiar vem como uma das respostas.

Mas calma! Você só deixará de ser bolsista se a mudança financeira ultrapassar os valores estabelecidos. 

Ou seja, se passar de um salário mínimo e meio por pessoa (no caso de quem tem bolsa de 50%) e se ficar acima de três salários mínimos por pessoa (no caso das bolsas de 100%).

Logo, os pré-requisitos para ganhar o benefício servem para mantê-lo também.

6 – Perder prazo de matrícula e rematrícula

No edital de cada semestre, consta também o período de matrícula e todos os documentos exigidos. Passado o prazo, o candidato perde a bolsa e ela é disponibilizada para a lista de espera. 

O mesmo vale para as rematrículas. O estudante deve ficar de olho para os prazos finais e iniciais para não acabar perdendo o benefício. 

Quando começam as inscrições do Prouni 2024?

As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Consiga uma bolsa de estudos e mude seu 2024

Não dependa de provas, critérios de seleção, nada disso para mudar a sua história. É claro que são oportunidades válidas, mas que dependem de uma série de fatores.

Às vezes tudo que precisamos é de uma única certeza no meio de tantas incertezas. O Beduka Bolsas trouxe isso para você:

Deixe essa decisão transformar sua vida. Estudar nunca foi tão fácil!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “O que faz perder a bolsa do Prouni” até aqui. Sucesso e bons estudos.

Prouni 2024

É difícil passar no Prouni? Aprenda a potencializar as suas chances 

É difícil passar no ProuniÉ difícil passar no Prouni

“Ah! Fazer faculdade particular é fácil”, aposto que você já ouviu isso. Porém, não é bem assim que funciona. O valor das mensalidades é bem elevado e conseguir uma bolsa pode não ser uma missão tão simples.

Por isso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado. Ele disponibiliza bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades particulares de todo país. A seleção é feita por meio da nota do Enem, então é obrigatório ter feito o Exame. 

Mas é difícil passar no Prouni? A resposta é… depende! Da faculdade, do curso escolhido, da localidade e de inúmeros fatores. Você está no blog do Beduka, e esse  artigo foi escrito justamente para te ajudar a entender melhor como o programa seleciona os candidatos e conquistar sua bolsa de uma forma mais fácil. Basta ler até o final. 

É difícil passar no Prouni?

O Programa Universidade para Todos  faz uma peneira dos candidatos aptos a concorrer a uma bolsa, ou seja, que se encaixam nas exigências determinadas no edital. Mas nem entra nessa seleção quem não fez o Enem.

A verdade é que antes de pensar em se inscrever é preciso levar em consideração todas as regras (falaremos sobre elas nos próximos tópicos). Porque se não atender a uma delas o estudante será desclassificado.

Agora, o que torna fácil ou difícil é o quão bem você foi no Exame Nacional do Ensino Médio e a faculdade e curso escolhido. O Prouni tem nota de corte, ou seja, quanto maior a disputa mais alta deve ser a pontuação de quem está concorrendo a uma bolsa.

O que é nota de corte e como pode dificultar a aprovação?

A maior dificuldade para se conseguir uma bolsa no Prouni é a nota de corte; a pontuação mínima para o estudante entrar na disputa por uma vaga. 

Em outras palavras, se houver 30 bolsas disponíveis, os candidatos com as 30 melhores notas serão selecionados, e a menor dessas 30 será a nota de corte. Essa informação fica sendo atualizada no site do programa a medida que as inscrições vão sendo realizadas.

Assim, o estudante pode verificar se a nota dele é suficiente para o curso e faculdade escolhida. Isso permite que ele mude a opção de acordo com o seu desempenho. 

Vale lembrar que só é permitido mudar de opção durante o período de inscrição. Após o encerramento, não será mais possível escolher outro curso ou faculdade. 

Quer entender a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada também? Acesse:

Por que alguns cursos e faculdades tem notas de corte tão altas?

Porque são muito concorridos, ou seja, tem muita gente tentando uma bolsa. Um bom exemplo é a PUC, considerada por muitos a melhor faculdade particular do país e melhor até mesmo que algumas universidades federais.

Então, é natural que a procura seja muito grande e que quem vai concorrer a uma vaga se prepare bem mais. Resultado: notas mais elevadas no Enem.

Logo, é preciso uma pontuação equivalente para tentar também. O mesmo vale para cursos como direito e medicina, muito procurados. Por isso, é difícil passar no Prouni.

Simplificando, quanto maior a concorrência melhor deve ser sua preparação. E queremos te ajudar em relação a isso. Por isso, criamos um super Cronograma de Estudos para o Enem.

  • Quais conteúdos estudar de cada matéria;
  • Links que te direcionam para uma aula ou artigo do conteúdo do dia;
  • Filmes que servem de repertório para redação;
  • Temas semanais de redação para treinar de acordo com cada filme;
  • Linha do tempo histórica;
  • E muito mais!

Com essa preparação, você pode conseguir uma pontuação a altura dos melhores cursos e faculdades. Não perca essa chance!

Agora que você já sabe se é difícil passar no Prouni é importante que saiba que a outra nota mínima que nada tem a ver com nota de corte. Entenda melhor a seguir.

Qual a nota mínima no Enem para passar no Prouni?

Você já viu aqui no artigo que para participar do Programa Universidade para Todos é obrigatório ter feito o Enem, mas não é só isso não. Além de ter feito uma das duas edições mais recentes do Exame, o candidato não pode ter tirado menos de 450 pontos!

E isso nada tem a ver com a nota de corte. É uma das regras do programa, ou seja, todos que tiraram menos de 450 são automaticamente desclassificados da seleção e nem chegam a concorrer a uma vaga.

Candidatos que zeraram a redação também não estão aptos a conseguir uma bolsa. Está compreendendo porque é difícil entrar no Prouni? São muitas regras e muitas metas antes do objetivo principal. Vamos conhecer melhor sobre elas.

Quais as regras do Prouni?

Você já viu algumas delas no decorrer deste artigo, mas mesmo as que já foram citadas serão mencionadas novamente. Tudo para que não reste dúvidas!

Em primeiro lugar, saiba que para participar do Prouni é preciso:

  • Ter feito uma das duas últimas edições do Enem;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter tirado menos de 450 pontos.

As exigências acima são as mais básicas, já que o programa faz seleção dos candidatos através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas atender a elas não quer dizer que você já está na disputa, é preciso se encaixar nos critérios de rendimento familiar abaixo:

  • Bolsas integrais (100%): destinadas aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa;
  • Bolsas parciais (50%): destinadas a quem tem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Observação: há uns anos atrás somente estudantes da rede pública ou estudantes de escola particular na condição de bolsistas eram aptos a concorrer a uma bolsa. Atualmente, quem estudou em escolas particulares sem bolsa também pode garantir o benefício através do Prouni.

Aproveite e tire suas dúvidas sobre todos os programas do Governo que dão acesso ao ensino superior:

Quando começam as inscrições do Prouni?

O Programa Universidade para Todos possui duas edições anuais, sempre no início de cada semestre. Ou seja, por volta do final de fevereiro e final de junho. 

O edital do Prouni 2024 já foi publicado e as inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Garanta sua bolsa de estudos sem precisar do Prouni

Se tem uma coisa que você com certeza já entendeu, é que é difícil entrar no Prouni, mas isso não acaba com as suas chances de fazer faculdade. Se saber das dificuldades do programa te deixou receoso, deixa a gente te ajudar nisso.  

Não! Você não precisa ter feito o Enem, não tem critério de renda mínima ou máxima, não precisa ter fiador e nem fazer nenhum tipo de prova.

Estudar nunca foi tão fácil!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “É difícil passar no Prouni” até aqui. Sucesso e bons estudos.

Prouni 2024

O que é bolsa permanência Prouni? Conheça o auxílio que te ajuda a permanecer na faculdade

O que é bolsa permanencia ProuniO que é bolsa permanencia Prouni?

Muitas vezes, conseguir uma vaga na faculdade não é suficiente para prosseguir nos estudos. Algumas pessoas passam por todas as etapas, fazem a matrícula, mas não conseguem ficar, pois não têm condições financeiras para se manter.

Elas até conseguem não pagar as mensalidades, conseguindo bolsas de estudo pelo Prouni. Mas as outras despesas, como alimentação, transporte e moradia acabam pesando e a opção é arrumar um emprego e abandonar os estudos.

Se esta é sua condição, você não precisa ficar triste, tá bem? O Governo Federal criou um programa para diminuir esse tipo de problema. Neste texto, vamos te contar o que é bolsa permanência Prouni, como ela funciona e quem tem direito a receber.

O que é bolsa permanência Prouni?

A bolsa permanência do Prouni é um benefício concedido pelo Governo Federal para dar assistência a estudantes de baixa renda. O seu objetivo principal é garantir que eles continuem cursando a faculdade, diminuindo assim a evasão.

Pesquisas apontam que cerca de 30% dos estudantes prounistas abandonam o curso por diversas questões, mas a principal é a incapacidade de se manter financeiramente.

Se esta é a sua situação, então você já pode respirar um pouco mais relaxado, pois há a possibilidade de solicitar o auxílio. Mas para isso é preciso atender alguns requisitos tanto de renda quanto do tipo de curso.

Quem tem direito a solicitar a bolsa permanência do Prouni?

Para receber a bolsa, o estudante precisa cumprir todos os requisitos abaixo:

  • I – possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  • II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a 5 (cinco) horas diárias;
  • III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
  • IV – ter assinado Termo de Compromisso;
  • V – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa. 

Para saber se você se encaixa na faixa limite, você deve somar a renda mensal de todas as pessoas empregadas que moram com você e dividir pela quantidade total de moradores. 

Por exemplo, se apenas duas pessoas trabalham, mas você vive com cinco, vai fazer esse cálculo:

  • 2x salário/ 5.

Se o resultado der abaixo de um salário mínimo e meio, você pode pedir a bolsa permanência Prouni, caso atenda às outras determinações.

Além disso, você precisará consultar se sua faculdade tem o termo de adesão à bolsa. Para isso, basta perguntar na secretaria.

O que é a bolsa permanência Prouni para indígenas e quilombolas?

Outra categoria de estudantes que têm direito à bolsa permanência do Prouni é a dos indígenas e quilombolas. Na verdade, estes estudantes são o público mais visado na concessão das bolsas.

Ao listar os seus objetivos, o Ministério da Educação destaca que o principal é viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas.

A bolsa para eles, inclusive, é maior que a dos demais estudantes, no valor de R$ 900,00.

Para solicitar o benefício, é preciso comprovar a condição de quilombola ou que é de etnia indigena. A documentação mínima para isso é:

  • Autodeclaração do candidato;
  • Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
  • Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; e SESU / SETEC – MEC;
  • Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Como fazer a solicitação?

Pronto! Agora você já sabe o que é a bolsa permanência Prouni, se tem direito e se sua faculdade participa do programa. Então como fazer o pedido?

Você vai ter de procurar a secretaria da faculdade e solicitar os procedimentos burocráticos para assumir a bolsa. Eles irão pedir para você comprovar novamente a sua renda e dos seus familiares e te indicar uma série de coisas que você deve fazer.

Em duas semanas você deve receber a resposta se o benefício foi ou não aprovado.

Caso tenha sua bolsa aprovada, você deverá abrir uma conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa em seu nome apenas. Contas conjuntas ou poupança não servem para receber a bolsa permanência.

Depois disso, leve a documentação exigida à coordenação do Prouni da sua faculdade, incluindo o comprovante bancário. Ela é a responsável por cadastrar você no sistema. Então é só esperar receber.

Atualmente o valor da Bolsa fica entre R$ 400,00 e R$ 900,00, a depender do seu perfil socioeconômico.

Quanto tempo vale a bolsa permanência Prouni?

O auxílio dura até que você se forme. Mas há alguns casos em que ele pode ser suspenso:

  • Encerramento do Prouni;
  • Transferência para curso que não se enquadre nos critérios da Bolsa Permanência;
  • Falsidade de informações;
  • Solicitação do estudante.

Exceto se acontecer algo assim, você não precisa se preocupar.

Deseja saber mais sobre o Prouni? Temos um artigo completo com tudo ele.

Tudo sobre o Prouni.

Prouni 2024

Quanto tempo vale a nota do Enem no Prouni? Saiba quantas podem ser usadas e aumente suas chances de aprovação

Quanto tempo vale a nota do enem no ProuniQuanto tempo vale a nota do enem no Prouni?

A nota do Enem é um dos meios mais utilizados para o ingresso nas universidades do Brasil. Além de ser utilizada nos programas do governo, ela também pode servir como complemento de nota nos vestibulares ou substituir alguns.

Como muitos estudantes já fizeram a prova algumas vezes, é natural que queiram utilizar a maior para aumentar as chances de sucesso. Mas será que isso é possível?

A depender do programa escolhido, sim. A nota tem uma validade diferente em cada um deles. Pode ser que você possa usar tanto uma nota de dez anos atrás que você acha melhor que a atual quanto a nota da edição mais recente.

Mas você já sabe quanto tempo vale a nota do Enem no Prouni e nos outros sistemas de seleção? Continue lendo e descubra, pois é disso que vamos falar a seguir.

Quanto tempo vale a nota do Enem?

Como te falamos, depende do sistema de seleção no qual você vai se candidatar.

Se for o vestibular da própria faculdade, é uma regra interna, que somente a instituição pode te dizer. Mas para os programas governamentais existe uma regra para cada um.

Quanto tempo vale a nota do Enem no Fies?

No Fies, você pode utilizar as notas desde 2010. Então, se você teve uma nota maior que a da edição de 2023, por exemplo, em 2015, você pode utilizá-la para ampliar suas chances de conseguir um financiamento.

Vale lembrar que isso também é disputado e há uma grande concorrência para as vagas deste programa.

Quanto tempo vale a nota do Enem no Sisu?

Se seu objetivo é entrar em uma universidade pública, seu caminho é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou os vestibulares próprios das instituições. Nesse último caso, algumas utilizam a nota do Enem, mesmo que não façam parte do Sisu. Então é preciso ver caso a caso.

Mas no Sisu a única possibilidade é utilizar a nota do Enem mais recente. Ou seja, para a edição de 2024, somente a nota de 2023 serve.

O Prouni fica no meio do Fies e do Sisu, vamos te explicar melhor.

Saiba como acessar as notas antigas do Enem.

Quanto tempo vale a nota do Enem no Prouni 2024?

Por muito tempo, o Prouni foi semelhante ao Sisu nisso. Somente a nota da edição mais recente valia. Mas com o decreto nº 10.904, de 20 de julho de 2021, o programa passou a aceitar a nota das duas edições anteriores.

Então é possível utilizar a nota tanto do Enem de 2023 quanto do de 2022 no Prouni 2024. Vai depender sempre da estratégia que você pretende adotar para disputar a bolsa.

Ah, lembrando, a média não pode ser inferior a 450. E você não pode ter zerado a redação também.

Consiga bolsas de estudos sem precisar do Enem

Às vezes, mesmo utilizando a melhor nota, é possível ficar de fora do Prouni. Ou até depois de serem selecionados para uma vaga, muitos ainda esbarram na burocracia com documentação e não conseguem efetivar a bolsa.

Para evitar isso, uma boa pedida é conseguir uma bolsa de estudos sem o Enem. E nós podemos ajudar nisso.

Com nosso programa de descontos, você inicia sua faculdade sem precisar cumprir todas as exigências do Prouni. E ainda pode ganhar uma bolsa maior que a parcial oferecida pelo governo. Enquanto ele paga 50% da mensalidade, nós te damos um desconto de até 65%.

Obrigado por ler até aqui nosso texto sobre quanto tempo vale a nota do Enem no Prouni. Saiba mais sobre esse programa federal.

Prouni 2024

Quais são os cursos com mais vagas no Prouni? Veja o top 10!

Cursos com mais vagas no ProuniCursos com mais vagas no Prouni

Todos os anos, milhões de alunos se inscrevem no Prouni com o desejo de realizar o sonho de fazer uma faculdade sem pesar no bolso. E assim como alguns cursos possuem mais inscritos, as vagas também são distribuídas de maneira diferente.

Isso afeta diretamente na razão candidato/vaga, fazendo com que alguns sejam mais difíceis de passar e exijam notas maiores para a classificação. Assim, torna-se importante analisar os cursos com mais vagas no Prouni como parte da sua estratégia na busca pela aprovação.

É importante se atentar também para a diferença de distribuição regional. Por isso, além de mostrar a lista de cursos com mais bolsas no Prouni, vamos te dizer em que estados elas estão em maior quantidade. Continue lendo e descubra tudo isso.

Quais são os cursos com mais vagas no Prouni?

Como o Prouni ainda não está com as inscrições abertas (o que deve acontecer somente no final de fevereiro), vamos utilizar as informações da última edição para se ter uma base da quantidade de bolsas e quais cursos possuem mais vagas.

Na edição do segundo semestre de 2023, os 10 cursos com a maior oferta de bolsas no Prouni foram:

  • Administração – 18.185;
  • Pedagogia – 17.213;
  • Direito – 13.391;
  • Ciências Contábeis – 11.586;
  • Gestão de Recursos Humanos – 9.874;
  • Educação Física – 9.688;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 9.091;
  • Enfermagem – 8.426;
  • Psicologia – 6.883; e
  • Logística – 6.313 vagas.

Quais são os estados com mais vagas no Prouni?

Agora que já conhecemos os cursos com mais vagas no Prouni, vamos ver como elas estão distribuídas pelos estados, em ordem decrescente.

  • São Paulo: 63.774;
  • Minas Gerais: 26.045;
  • Paraná: 19.928;
  • Bahia: 17.855;
  • Rio Grande do Sul: 15.455;
  • Santa Catarina: 15.106;
  • Goiás: 14.609;
  • Rio de Janeiro: 12.010;
  • Pará: 9.829;
  • Pernambuco: 9.279;
  • Maranhão: 9.115;
  • Distrito Federal: 8.666
  • Amazonas: 7.114;
  • Ceará: 6.902;
  • Mato Grosso: 6.004;
  • Mato Grosso do Sul: 4.904;
  • Paraíba: 4.712;
  • Espírito Santo: 4.620;
  • Tocantins: 3.678;
  • Rio Grande do Norte: 3.121;
  • Piauí: 3.015;
  • Alagoas: 2.932;
  • Rondônia: 2501;
  • Sergipe: 2.059;
  • Amapá: 1.381;
  • Acre: 1.211;
  • Roraima: 751.

Média das notas de corte por curso do Prouni

Como forma de você montar sua estratégia, além de saber quais são os cursos com mais vagas no Prouni, verifique a nota de corte média de cada um deles.

Como sabemos, para participar do Prouni é preciso ter uma média acima de 450 pontos e não zerar a redação. Mas isso não é suficiente para ser aprovado, pois você terá concorrentes no processo. Por isso, é necessário dar atenção à nota de corte de cada curso.

A nota de corte é a nota do último colocado do processo seletivo. Ou seja, ela determina quem será aprovado e se sua média estiver abaixo dela, você estará fora da classificação.

A média da nota de corte dos cursos com mais vagas no Prouni é:

  • Administração – 680 pontos;
  • Pedagogia –  655 pontos;
  • Direito – 703 pontos;
  • Ciências Contábeis – 640 pontos;
  • Gestão de Recursos Humanos – 715 pontos;
  • Educação Física – 610 pontos;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 558;
  • Enfermagem – 710 pontos;
  • Psicologia –735 pontos;
  • Logística – 660 pontos.

Para saber com mais detalhes, veja nossos textos com as notas do Prouni para cada curso:

Cursos mais procurados do Prouni

Agora que já conhecemos os cursos com mais vagas no Prouni, vamos ver aqueles que possuem mais procura. Ou seja, os que você terá mais concorrentes, caso faça a opção por um deles. Lembre-se sempre de levar isso em consideração na montagem de sua estratégia.

O top 10 dos cursos com mais inscritos no Prouni na última edição ficou assim:

  • Direito: mais de 350.000 inscritos;
  • Administração: mais de 330.000 inscrições;
  • Pedagogia: cerca de 220.00 candidatos;
  • Enfermargem: pouco mais de 215.000 participantes;
  • Educação Física: mais de 200.000 interessados;
  • Psicologia: quase 170.000 inscrições;
  • Ciências Contábeis: pouco mais de 160.000 inscritos;
  • Engenharia Civil: cerca de 142.000 candidatos;
  • Fisioterapia: quase 140.000 participantes;
  • Medicina: pouco mais de 115.000 inscrições.

Com base na quantidade de vagas, a média da concorrência fica em 20 candidatos por vaga. Mas é preciso atenção! Isso é no geral, em números absolutos. Pode ficar menor ou maior, a depender do Estado e da instituição de ensino.

Como se inscrever no Prouni?

Agora que você já sabe quais são os cursos com mais vagas no Prouni, a concorrência e a nota de corte, precisa seguir o próximo passo que é fazer sua inscrição.

Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Acessar a página do Prouni;
  • Fazer login com a conta gov.br;
  • Escolher a primeira e a segunda opções de curso;
  • Aguardar o resultado.

Ao longo do processo você será notificado toda vez que entrar na página da sua classificação parcial e da possibilidade de aprovação em ambas as opções. Isso te permite trocar de curso ou unidade de ensino.

As inscrições do Prouni 2024 acontecem provavelmente entre 28 de fevereiro e 3 de março. Fique atento.

O que fazer se eu não conseguir passar no Prouni?

Se você não for selecionado na primeira chamada do Prouni, ainda tem chances dentro deste programa. Em geral, nem todo mundo que é aprovado assume a bolsa, então ela fica sobrando e passa para outra pessoa. Assim temos a segunda chamada e a lista de espera.

Caso você fique de fora ou não queira esperar, ainda poderá financiar sua faculdade com o Fies.

Mas nesse caso, terá de pagar em algum momento sua faculdade toda, sem nenhum desconto.

Para estudar com uma redução na mensalidade de quase 70%, conte com a nossa ajuda.

O Beduka Bolsas, nosso programa de bolsas de estudos, abre diversas vagas todos os anos com a mensalidade mais barata que as bolsas parciais do Prouni. Além disso, ele não tem processo seletivo. Se houver disponibilidade, a bolsa é sua.

Obrigado por ler até aqui este artigo sobre os cursos com mais vagas no Prouni. Boa sorte na sua jornada!

Prouni 2024

Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!

Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo, integrais e parciais, em universidades particulares, para estudantes que ainda não têm um diploma superior. As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

O edital do primeiro semestre já foi publicado! Vá até o tópico “Calendário Completo” para conferir todas as datas. Já a segunda edição deve acontecer em julho. Mas há algumas exigências para participar, como ter feito de uma das duas últimas avaliações do Enem. Além disso, outro critério obrigatório é que o candidato deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Não tendo que pagar a mensalidade integral, o aluno consegue fazer uma faculdade sem ter seu orçamento comprometido. Muitos conseguem descontos de até 100%.

Vale lembrar que todos os anos centenas de estudantes perdem a chance por não saber como funciona o programa, quais são os pré-requisitos, entre outras coisas, resolvemos te contar todos os detalhes. Este artigo vai te ajudar a entender tudo sobre o Prouni 2024. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Ainda não sabe o que é o Programa Universidade Para Todos? Leia esse guia sobre o Prouni e veja como conquistar uma vaga em um curso superior. Abaixo, explicaremos tudo para você!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior. Para isso, ele concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas.

O Prouni foi criado em 2004 pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005. É um programa que faz parte das políticas públicas para promover o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior particular.

Assim, o serviço prestado é oferecer bolsas de estudo para graduação (parciais e integrais) para os alunos estudarem em universidades e faculdades privadas. Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade.

As bolsas oferecidas são em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para participar do Prouni 2024 é necessário que os estudantes não tenham diploma de nível superior e tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos dois últimos anos. As instituições participantes do programa recebem em troca a isenção de tributos.

Não confunda o Prouni com o Fies! O primeiro é uma bolsa de estudos que arca com os custos para você. O segundo é um financiamento, ou seja, um empréstimo que deve ser pago depois da conclusão do curso.

Agora que você descobriu o que é o Prouni, é preciso entender como ele funciona, quem pode participar e por aí vai. Nós vamos te contar tudo isso nos próximos tópicos.

Como funciona o Prouni?

O programa tem duas edições ao ano: uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Em cada uma delas são oferecidas bolsas integrais e parciais (50%).

A seleção para o Prouni 2024 será baseada na nota que o aluno tirou no Enem. Para participar do programa é necessário ter obtido no mínimo 450 na média das notas e não ter zerado a redação.

Logo, para ampliar as suas chances de conseguir uma vaga no ensino superior, o nosso conselho é que você estude com a ajuda dos conteúdos do nosso blog e teste seus conhecimentos no Simulado Enem do Beduka. Gratuita, esta ferramenta tem um banco de dados com questões das últimas edições do exame.

Durante as duas edições da seleção, o estudante deve ficar atento à nota de corte. Trata-se de uma pontuação mínima exigida para ingresso em cada curso. Ela pode mudar de acordo com os resultados dos inscritos no Prouni 2024.

Após o término das inscrições, o Prouni divulga uma lista de convocados para matrícula. Se um selecionado não cumprir as exigências, ele será desclassificado e serão feitas novas chamadas com base na lista de espera.

Quem pode participar do Prouni?

Estudantes de todo o Brasil podem participar do Prouni 2024, desde que sejam brasileiros e não tenham diploma de curso superior. Além destes critérios, outras regras devem ser cumpridas por aqueles que desejam uma bolsa de estudos do programa. São eles:

  • ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • ter feito todo o ensino médio em escola da rede privada, com bolsa integral da própria instituição;
  • ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada como bolsista integral da própria escola;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Os alunos que desejam concorrer a bolsa integral no Prouni 2024 precisam ter renda familiar bruta mensal máxima de um salário mínimo e meio por pessoa. Já os interessados em concorrer a bolsa de 50% precisam ter renda familiar bruta mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

Se você não se enquadrar nos critérios acima, não adianta saber tudo sobre o Prouni, muito menos se inscrever. Ah, mas e se eu fizer a minha inscrição só para tentar? Infelizmente, apenas perderá o seu tempo.

Mas nem tudo está perdido se você não se enquadra nessas exigências, no final deste artigo temos uma surpresa: como estudar com bolsa sem depender do Prouni 2024!

Critério socioeconômico do Prouni

Ao pesquisar por informações sobre a inscrição do Prouni, é válido entender todas as regras do programa. Afinal, as bolsas de estudo são direcionadas a um determinado público.

Por isso, abaixo apresentamos outros critérios exigidos pelo programa. Logo, mesmo que você comprove um dos itens acima, como ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública, ainda terá que comprovar sua renda familiar bruta per capita. Não sabe o que é isso? Explicaremos:

  • para concorrer a uma bolsa integral, ou seja, com 100% de desconto, a renda bruta familiar per capita deve ser de até um salário mínimo e meio;
  • para concorrer a uma bolsa de estudo parcial, ou seja, com 50% de desconto, a renda bruta per capita deve ser de até três salários mínimos.

Para participar do Prouni 2024, faça o seguinte cálculo: basta você somar a renda total dos integrantes da família que moram na mesma casa e depois dividir esse valor pelo número de pessoas. O resultado será a renda per capita do estudante.

Quais são as bolsas oferecidas pelo Prouni?

Ao se inscrever no Prouni 2024, você terá que escolher uma das duas opções de bolsas de estudo, cada uma com uma finalidade e requisitos diferentes. Veja mais detalhes sobre elas:

Bolsa integral do Prouni

A bolsa de estudos integral cobre 100% do valor para o estudante, ou seja, não há custo nenhum para quem for contemplado. Ela é válida para todo o período de duração do curso.

Essa bolsa cobre toda a mensalidade e é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa de estudo parcial Prouni

A bolsa parcial oferece 50% de benefício para o selecionado. Ou seja, o estudante tem que arcar com a metade do valor da mensalidade.

Essa modalidade do Prouni 2024 é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, três salários mínimos por pessoa em sua renda familiar.

É importante saber que, mesmo tendo obtido bolsa parcial pelo Prouni, o estudante pode se inscrever no Fies 2024 para tentar o benefício do financiamento da outra parte da mensalidade. Desta forma, o pagamento desse saldo acontecerá após a conclusão da faculdade.

Para isso, o aluno deve comprovar que não tem condições de custear o restante. É necessário consultar as condições atuais do Fies para garantir o financiamento.

Aos professores do ensino público, de pedagogia e licenciatura, também são oferecidas bolsas de estudo de 50% e 100%.

Cotas no Prouni

Um percentual das vagas do Prouni 2024 são destinadas para pessoas com deficiência e para as que se autodeclaram indígenas, pretas ou pardas. Esse número é definido de acordo com o percentual de cidadãos nestas classificações no estado da instituição de ensino em questão.

É importante lembrar que o candidato cotista também tem que se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa para ter direito a uma bolsa de estudo. Logo, alcançar uma boa nota no Enem pode ser o seu passaporte para a universidade.

O que é a nota de corte?

Uma forma simples de explicar o que é a nota de corte do Prouni é o seguinte exemplo: é a menor pontuação de classificação dos estudantes matriculados. Ou seja, todos aqueles que tiveram resultado inferior ficaram de fora.

Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma pontuação maior do que a nota de corte têm chances de conseguirem a bolsa de estudos. Fique atento, a nota de corte é atualizada diariamente durante o período de inscrição do Prouni.

Só saberemos a nota de corte final depois que o processo tiver terminado. Assim, as pontuações do ano anterior servem como uma referência para quem está ansioso para saber as deste ano!

Há alguns cursos, como Medicina, em que a competição é maior e a nota de corte pode chegar até perto dos 800 pontos. É importante que o candidato fique de olho na variação da pontuação durante o período de inscrição do Prouni 2024 para saber se tem chances de conseguir uma vaga.

Veja alguns exemplos de notas de corte edições mais recentes do Prouni:

  • Administração: entre 450 e 770
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 540 e 770
  • Ciências da Computação: entre 450 e 790
  • Ciências Contábeis: entre 450 e 760
  • Direito: entre 450 e 800
  • Educação Física: entre 450 e 730
  • Enfermagem: entre 540 e 745
  • Engenharia: entre 550 e 770
  • Jornalismo: entre 500 e 720
  • Letras: entre 450 e 705
  • Medicina: entre 735 e 815
  • Nutrição: entre 450 e 730
  • Odontologia: entre 550 e 760
  • Psicologia: entre 450 e 790
  • Relações Internacionais: entre 450 e 760

Segunda chamada do Prouni

Após o resultado do Prouni, os estudantes convocados devem levar os documentos para comprovar os pré-requisitos exigidos. Caso algum deles não compareça no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a bolsa de estudos vai para a segunda chamada. 

Dessa forma, o Ministério da Educação oferece mais uma chance para os alunos que ficaram logo abaixo da nota de corte e não conseguiram classificação para a primeira chamada.

Assim, novos estudantes são convocados para que eles façam a matrícula dentro do prazo. Da mesma forma que a primeira, devem comprovar as informações na instituição escolhida.

Temos um artigo explicando melhor sobre a segunda chamada do Prouni!

Critérios de desempate no Prouni

Pode acontecer de as notas de alguns candidatos serem exatamente iguais em um determinado curso. Para esses casos, o Programa Universidade Para Todos possui cinco critérios de desempate baseados na nota do Enem.

Os critérios de desempate do Prouni são:

  • maior nota na Redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física) e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e suas Tecnologias.

Lista de espera Prouni 2024: o que é?

Esta é a última oportunidade que o aluno terá para se candidatar no Prouni durante aquela determinada edição. Para participar da lista de espera, o interessado deve demonstrar interesse na vaga, selecionando esta opção.

O critério para participar é que o candidato não pode ter sido selecionado nas chamadas anteriores ou ter sido rejeitado por falta de turma.

Para ficar de olho nos resultados, você precisa acessar o site do Prouni ou ligar para o telefone 0800-616161 ou ainda falar diretamente com a universidade em que se inscreveu.

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Após o período de inscrições do Prouni 2024, o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada com os candidatos classificados. Após a primeira chamada, o Programa Universidade Para Todos realiza uma segunda chamada com os candidatos restantes, como comentamos no tópico acima.

Ainda assim, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Dessa forma, surge uma lista de espera com os candidatos classificados e que optaram por uma determinada instituição.

A lista de espera do Prouni é uma das últimas chances que o participante vai ter de conseguir uma bolsa de estudos naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo.

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista devem se inscrever nela ao final da segunda chamada.

Bolsas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas ao longo do processo regular do programa (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera).

Para concorrer a uma bolsa Prouni remanescente, você precisa atender a uma das condições abaixo:

  • ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • ter participado da última edição do Enem e ter tirado, em uma mesma edição, média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação;
  • não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni na edição anterior.

Faculdades que aceitam o Prouni

Durante o período de inscrição, o site oficial do Prouni divulga uma lista com a relação oficial das instituições participantes do programa. São instituições de todo o país.

A cada edição, milhares de universidades são homologadas pelo MEC, desde que os cursos sejam reconhecidos pelo órgão. Fique de olho na aba “faculdades participantes”.

Algumas faculdades que aceitam o Prouni são:

  • Centro Universitário UNIARAGUAIA;
  • Faculdade Cuiabá (FAUC);
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO);
  • Universidade Católica de Brasília (UCB);
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade de Guarulhos (UNG);
  • Universidade Paulista (UNIP).

Veja uma lista completa neste link.

Calendário do Prouni 2024

O edital do Prouni 2024 já foi publicado e as inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Para facilitar a sua vida, após checar as datas do Prouni 2024 no calendário acima, vá direto aos tópicos abaixo e conquiste a sua bolsa de estudos.

Já decidiu qual curso você vai fazer na faculdade? Se ainda restam dúvidas, experimente o nosso teste de personalidade e vocacional, ele é gratuito e muito assertivo. Com ele, é possível descobrir qual área mais combina com sua PERSONALIDADE.

Como fazer a inscrição do Prouni?

As inscrições são feitas de forma gratuita através do site do programa. Para isso, tenha em mãos o seu número do CPF e o número da inscrição do Enem do ano anterior.

Para fazer a sua inscrição no Programa Universidade para Todos, siga estes passos:

  1. acesse o site do Prouni e clique em “Fazer inscrição”;
  2. insira o seu número de CPF, o número da inscrição e senha do Enem anterior;
  3. o sistema vai identificar automaticamente seus resultados no Enem e se você possui a nota necessária para participar do Prouni. Confira os dados e corrija se algo estiver errado;
  4. em seguida, você deverá preencher um questionário socioeconômico sobre a sua situação social e a da sua família;
  5. o próximo passo é escolher duas opções de curso, de acordo com a sua prioridade. Eles podem ser em instituições diferentes. Além disso, você deverá escolher se pretende concorrer pela política de cotas ou pela ampla concorrência;
  6. finalize o cadastro.

É importante lembrar que você pode alterar as suas opções de curso até o último dia de inscrição do Prouni 2024.

Caso você não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, o programa assegura o acesso gratuito em todas as instituições participantes.

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação. Nós temos um artigo mais detalhado explicando sobre cada uma das etapas.

Resultado do Prouni

Se inscreveu no Prouni e não sabe quando ele sai? Já que estamos falando tudo sobre o Prouni, essa informação não pode faltar.

Logo depois do fim do período de inscrições, o Prouni inicia o processo de resultados. Os candidatos são classificados de acordo com a pontuação da prova do Enem, ou seja, a nota mais alta recebe o primeiro lugar na lista de convocação.

O candidato irá concorrer apenas com as pessoas que selecionarem a mesma modalidade que ele selecionou, o mesmo curso e mesma faculdade.

Aqueles que foram selecionados para a primeira opção de curso, não poderão concorrer a segunda opção.

Segunda chamada

A segunda chamada também é uma lista de convocação, porém, com uma quantidade menor de alunos do que na primeira.

Caso o candidato seja selecionado, ele deve realizar a matrícula na faculdade em que foi selecionado dentro do período indicado pelo cronograma no edital. Se ainda sobrarem vagas no Prouni, é aberta uma lista de espera.

Como saber o resultado do Prouni 2024?

Apesar das datas de divulgação do resultado do Prouni serem diferentes a cada ano, o procedimento que o candidato deve realizar para verificar seu resultado é sempre o mesmo.

Já que o Prouni tem duas chamadas e a lista de espera, cada resultado terá seu prazo e local para ser consultado.

Os resultados da primeira Prouni 2024 será divulgado no dia 06 de fevereiro, já o da segunda chamada no dia 07 de fevereiro.

Quais são os documentos pedidos no Prouni?

Se você for aprovado, precisará comprovar todas as informações que forneceu na inscrição do Prouni. Ou seja, deverá entregar uma série de documentos para garantir sua bolsa de estudo na instituição onde foi selecionado.

Mas não se preocupe. Existem prazos que serão informados pela secretaria da instituição, bem como a relação de documentos.

Para você já ir se programando, fizemos uma lista dos documentos geralmente mais pedidos:

  • carteira de Identidade (RG);
  • carteira Nacional de Habilitação (no caso da falta do RG);
  • carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto;
  • identidade Militar;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • documentos que comprovem sua escolaridade;
  • documentos para professores e pessoas com deficiência;
  • portadores de necessidades especiais devem apresentar o laudo médico.

Também temos um artigo que explica com detalhes sobre esses documentos!

O que fazer depois de ter entregado os documentos para a faculdade?

Após a entrega de toda a documentação necessária, a única coisa a se fazer é esperar. A instituição de ensino irá verificar a veracidade das informações passadas pelo candidato e decidirá se ele foi aprovado ou não.

O resultado da aprovação ou reprovação será registrado no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).

Nós também fizemos um artigo contando o que fazer quando receber o resultado da aprovação!

Bolsas de estudo em universidades sem Enem?

É possível estudar com bolsa sem ter feito o Enem, sem fazer provas, sem concorrência e ainda por cima começar a estudar imediatamente.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá descontos de até 65% nas mensalidades em excelentes faculdades do país. Clique no link e garanta já a sua.

O objetivo do Beduka é te conectar à faculdade e ficamos muito felizes de ter conseguido esse desconto para você.