Biologia

Principais ecossistemas brasileiros e suas características: Aprenda tudo sobre eles

quais são os principais ecossistemas brasileirosQuais são os principais ecossistemas brasileiros?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ecossistemas são ambientes formados por seres vivos e pelo meio em que vivem. Quando um território tem vários ecossistemas diferentes, é dito que ele possui alta biodiversidade, e o Brasil performa entre os países com a maior biodiversidade do mundo.

Conhecer os ecossistemas é fundamental para compreender a importância da conservação da natureza e entender as particularidades de cada região do país.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais ecossistemas brasileiros e suas características. Essa matéria é figurinha carimbada no Enem, então leia até o final!

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que são ecossistemas?

Ecossistemas são conjuntos de interações entre comunidades de seres vivos e os fatores ambientais presentes no local onde eles vivem. Ele também é chamado de sistema ecológico.

A interação inclui o fluxo de energia e de nutrientes e a competição pelos recursos. Um exemplo bem importante é a relação de predação, na qual um animal caça e se alimenta de outro.

Entenda melhor sobre ecossistemas com nosso resumo sobre o fluxo de energia.

As características principais de um ecossistema são:

  • Sistema aberto: tem entrada (importação) e saída (exportação) de energia
  • Autossuficiência: possui as fontes necessárias para a vida.
  • Autorregulação: mantém o equilíbrio sem ajuda externa.

As relações entre os seres de um ecossistema podem se dar de duas formas: 

  • Harmônica: nenhum dos elementos é prejudicado; 
  • Desarmônica: Se verifica prejuízo para ao menos um deles.

A predação que citamos é um exemplo de relação desarmônica. Uma relação harmônica é o mutualismo, em que ambas as espécies obtêm algum tipo de vantagem que não seriam capazes de obter sozinhas. A relação entre abelhas e flores é um tipo de mutualismo.

Saiba mais com nosso texto sobre o que são relações ecológicas.

Quais são os tipos de ecossistemas?

Antes de falarmos quais são os principais ecossistemas brasileiros, é bom informar que nem todos os ecossistemas são iguais. Eles podem ter várias e diferentes dimensões e ser divididos em:

  • Terrestres: são constituídos sobre a terra firme e possuem diversidade de habitats, sendo representados pelos desertos, as florestas e pastagens;
  • Aquáticos: inseridos na água, como os rios, as lagoas, os mangues e ambientes marinhos.

Muitas pessoas confundem ecossistemas com biomas. Apesar de estarem ligados, esses conceitos possuem definições diferentes.

Para entender melhor quais são os principais ecossistemas brasileiros, vamos conhecer a diferença entre eles e os biomas.

Qual é a diferença entre ecossistemas e biomas?

Como vimos, o ecossistema é definido como um conjunto de seres vivos e de elementos ambientais que interagem entre si. Isso inclui todos os organismos presentes em uma área específica, bem como o solo, o clima, a água e a luz do sol.

o bioma é uma região geográfica que apresenta um conjunto de ecossistemas com características semelhantes em relação à vegetação, clima, solo, fauna e flora.

Portanto, a principal diferença entre ecossistema e bioma é que o ecossistema se refere a um ambiente específico, enquanto o bioma se refere a uma área geográfica mais ampla que inclui vários ecossistemas semelhantes.

Os biomas também podem ser classificados de acordo com as condições climáticas predominantes. Já os ecossistemas são definidos por fatores abióticos e bióticos específicos de cada área.

Quais são os principais ecossistemas brasileiros?

Pronto! Agora que já vimos o que são ecossistemas, vamos conhecer quais são os principais nos territórios brasileiros.

Floresta Amazônica

A floresta amazônica ocupa uma área enorme, que compreende cerca de 40% do território nacional. Sua vegetação cobre parte de diversos estados brasileiros, como: Amazonas, Roraima, Amapá e Acre.

Possui uma vegetação exuberante, com árvores de grande porte e uma diversidade imensa de espécies animais e vegetais. Por isso, ela abriga diversos ecossistemas, como as matas de terra firme, igapós, matas de várzea etc.

As matas de terra firme possuem árvores de grande porte e não sofrem inundações de rios, graças à altitude em que estão. Ao contrário, as matas de várzeas ficam inundadas em alguns períodos do ano.

A altura das árvores é reflexo da competição entre as plantas por espaço e luz solar, o que leva a uma estratificação vertical na floresta.

Os igapós são um tipo de mata presente em terrenos mais baixos e passam a maior parte do tempo inundados. Sua vegetação é composta principalmente de arbustos, musgos e da vitória-régia.

Quando terminar de conhecer quais são os principais ecossistemas brasileiros, teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre a floresta amazônica.

Mata Atlântica

É um conjunto de florestas que ocupa uma grande faixa litorânea do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. É caracterizada por uma vegetação exuberante, com uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.

O clima da Mata Atlântica é influenciado pela proximidade do oceano Atlântico, com alta umidade e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Porém, devido a sua extensão, ela apresenta muitas variações climáticas, incluindo o índice de chuvas e a temperatura.

Está gostando de saber quais são os principais ecossistemas brasileiros? Leia também nosso resumo sobre ecologia.

Manguezal

É um tipo de ecossistema costeiro, que está presente em áreas de transição entre o ambiente terrestre e marinho. É caracterizado por árvores com raízes aéreas que se adaptam às variações de salinidade e inundação.

O manguezal abriga uma grande variedade de espécies animais, como caranguejos, peixes e aves marinhas. Elas são bem adaptadas ao ambiente alagado e às alterações de salinidade presentes nele.

Restinga

A Restinga é um ecossistema costeiro presente em áreas de dunas e planícies de areia próximas ao mar.

É caracterizado por uma vegetação de baixa estatura, com espécies adaptadas à falta de água e à alta salinidade do solo. A restinga abriga uma grande diversidade de espécies animais, como aves, crustáceos, répteis e pequenos mamíferos.

Também serve como barreira física contra a ressaca do mar e impede a erosão do solo das praias.

Mata de Cocais

A Mata dos Cocais é um ecossistema típico do Nordeste brasileiro, principalmente do estado do Maranhão.

É caracterizado por uma vegetação de palmeiras (como o babaçu) e outras espécies adaptadas às condições de seca. A mata de cocais abriga uma grande diversidade de espécies animais, como aves, primatas e répteis.

Curtindo saber quais são os principais ecossistemas brasileiros? Conheça também a importância dos nossos biomas.

Caatinga

A caatinga é um ecossistema único no mundo, existente apenas no Brasil. É caracterizada por uma vegetação de arbustos, árvores de pequeno porte e cactos, adaptados às condições de seca.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ela possui clima semiárido, com chuvas concentradas em um período curto. A temperatura média é elevada durante todo o ano.

A fauna da Caatinga é bastante diversificada, com espécies adaptadas às condições de seca. Entre os animais mais comuns, podemos citar a onça-pintada, o tatu, o tamanduá, o veado-catingueiro, a raposa, a jiboia, a cascavel, entre outros.

Sua flora é composta por uma grande variedade de espécies adaptadas às condições de seca. É uma vegetação predominantemente xerófila, ou seja, adaptada à falta de água.

Uma das interações mais importantes na Caatinga é a relação de mutualismo entre as plantas e as abelhas sem ferrão. Essas abelhas são importantes polinizadoras de várias espécies vegetais que, em troca, oferecem néctar e pólen para as abelhas.

Curtindo o texto sobre quais são os principais ecossistemas brasileiros? Entenda melhor com nosso resumo sobre meio ambiente.

Campos do Cerrado

Ecossistema característico do Centro-Oeste brasileiro, com uma vegetação típica de gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.

O clima do cerrado é tropical com estações bem definidas de chuva e seca. Os campos do cerrado abrigam uma grande diversidade de espécies animais, como aves, répteis, mamíferos e insetos.

Pantanal

O Pantanal é um dos maiores e mais importantes ecossistemas do mundo, localizado na região centro-oeste do Brasil. É uma área de planície alagada, que abriga uma grande variedade de fauna e flora.

A flora do Pantanal é composta por uma diversidade de espécies, incluindo gramíneas, arbustos, árvores e plantas aquáticas, adaptadas às condições de inundação e seca.

A fauna do Pantanal é riquíssima, com mais de 650 espécies de aves, 120 espécies de mamíferos, 260 espécies de peixes, além de répteis, anfíbios e invertebrados.

Pampas 

Os pampas são uma área de planície presente principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Seu clima é temperado e as estações bem definidas.

A flora do Pampa é composta por uma grande diversidade de espécies. Entre elas, gramíneas, arbustos e árvores, adaptadas às condições de clima temperado e solo fértil.

A fauna do Pampa é caracterizada por cerca de 300 espécies de aves, 70 espécies de mamíferos e uma grande variedade de répteis, anfíbios e invertebrados. Algumas das espécies mais conhecidas incluem o graxaim, o quero-quero, a gralha-azul, o gato-do-mato, a jaguatirica, entre outras.

Falta pouco para terminarmos de conhecer quais são os principais ecossistemas brasileiros. Quando concluir, teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre os Pampas.

Mata das Araucárias

A Mata das Araucárias é um ecossistema presente na região sul do Brasil, principalmente no Paraná. É caracterizada pela presença da árvore araucária (pinheiro), que é um dos símbolos da região, que são uma espécie chave desse ecossistema, pois fornecem alimento e abrigo para muitas outras espécies de animais e plantas.

Uma das interações mais interessantes é a relação de mutualismo entre a araucária e a gralha-azul, uma ave típica da região. A gralha-azul se alimenta das sementes da araucária, mas não as consome completamente, deixando algumas sementes intactas. 

Essas sementes acabam germinando e dando origem a novas árvores de araucária, garantindo a reprodução da espécie. Em troca, a araucária fornece alimento e abrigo para a gralha-azul.

Qual é a importância dos ecossistemas?

Bom, agora você já sabe quais são os principais ecossistemas brasileiros. Mas qual é a importância deles?

Os ecossistemas são importantes por diversas razões:

  • Regulação do clima: têm um papel fundamental na regulação do clima global. As florestas, por exemplo, absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera e liberam oxigênio, ajudando a estabilizar o clima.
  • Fornecimento de recursos naturais: os ecossistemas fornecem alimentos, água, madeira, medicamentos, fibras e combustíveis. Portanto, são essenciais para a sobrevivência humana e para o desenvolvimento econômico de muitos países.
  • Proteção da biodiversidade: eles abrigam uma grande variedade de espécies, muitas das quais ainda não foram descobertas pela ciência. 
  • Purificação do ar e da água: As plantas, por exemplo, absorvem poluentes do ar e liberam oxigênio. As florestas também ajudam a filtrar a água e a proteger contra a erosão. Além disso, os plânctons marinhos são os principais responsáveis pela presença de oxigênio no planeta.
  • Recreação e turismo: muitos ecossistemas possuem atrativos para a recreação e o turismo, gerando empregos e renda para as comunidades locais.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Ele é quem vai te trazer a magia de ser aprovado e conquistar uma vaga.

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são os principais ecossistemas brasileiros. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.