Faculdades

Guia da Unicamp: saiba tudo sobre a 3ª melhor universidade do país

Guia da UnicampGuia da Unicamp
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Universidade Estadual de Campinas, conhecida como Unicamp, é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Fundada em 1966, a Unicamp foi criada para oferecer educação de qualidade e promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Impulsionada pelo físico César Lattes, a Unicamp rapidamente se tornou conhecida pela integração entre ensino, pesquisa e extensão. Com campi em Barão Geraldo e outras localidades do estado, oferece uma grande variedade de cursos de graduação e pós-graduação, além de uma infraestrutura que não para de crescer.

A Unicamp tem um impacto significativo na sociedade, contribuindo com avanços científicos e tecnológicos em diversos setores. É também reconhecida por suas políticas de inclusão social, que garantem acesso à educação superior para estudantes de diversas origens socioeconômicas.

Com seu compromisso com a inovação e a excelência, a Unicamp é uma referência em educação e pesquisa no Brasil. Atrai estudantes e pesquisadores de todo o mundo, consolidando-se como um centro de conhecimento e inovação que desempenha um papel crucial no desenvolvimento do país.

Neste texto vamos te explicar tudo sobre a Unicamp. Tem muito conteúdo pela frente, então se você quiser ir diretamente para alguma parte, clique em um dos tópicos abaixo:

História da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) surgiu na década de 1960, uma época de grande efervescência no campo do ensino superior no país. Quando o governo de São Paulo decidiu abrir um novo centro de pesquisa no interior do estado o objetivo era promover o desenvolvimento da indústria na região.

Para realizar o projeto, foi chamado o médico Zeferino Vaz, que esteve à frente da criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Mas ele não estava sozinho. A semente da Unicamp foi plantada em 1962 com a ajuda do físico brasileiro César Lattes, um dos mais renomados cientistas do país e co-descobridor da partícula subatômica méson pi. Lattes foi o criador do Instituto de Física da universidade.

A proposta inicial era ambiciosa: uma instituição que pudesse não só formar profissionais, mas também produzir conhecimento científico de relevância mundial.

Desde o início, a Unicamp foi planejada para ser uma universidade de excelência. Seu campus principal, em Barão Geraldo, foi projetado para abrigar uma série de institutos e faculdades com infraestrutura moderna e recursos tecnológicos avançados.

A primeira unidade a entrar em funcionamento foi a Faculdade de Medicina, cujo projeto era mais antigo e era uma demanda local desde a década de 1940. Em seguida, o Instituto de Biologia passou a funcionar. Na década de 1980 a Unicamp já contava com mais de 19 institutos e faculdades.

A década de 1970 marcou a consolidação da Unicamp como um centro de excelência em pesquisa. Com a chegada de novos professores e pesquisadores de renome, a universidade começou a se destacar em diversas áreas. O investimento contínuo em laboratórios, bibliotecas e centros de pesquisa fez da Unicamp uma referência nacional e internacional.

Nas décadas seguintes, a Unicamp continuou a expandir sua infraestrutura e oferta acadêmica. Novos campi foram inaugurados em cidades como Limeira e Piracicaba, aumentando ainda mais o alcance da instituição. 

Hoje, a Unicamp oferece dezenas de cursos de graduação e pós-graduação, atendendo milhares de estudantes de todas as regiões do Brasil e do mundo.

Estrutura da Unicamp

A Unicamp tem sua sede em Campinas, mas se estende por outros municípios da região atendendo a dezenas de milhares de estudantes. Sua área mais destacada é a de tecnologia, sendo muito conhecida pelo desempenho de seus alunos nas engenharias e tecnologia da informação.

Para manter a excelência, a Unicamp precisa de uma estrutura que corresponda aos seus objetivos. Vamos ver um pouco mais.

O campus principal da Unicamp está localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. É um grande complexo no qual está a maior parte das faculdades, institutos e centros de pesquisa da universidade. Entre as principais unidades estão:

  • Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
  • Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW)
  • Instituto de Química (IQ)
  • Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)
  • Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)
  • Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)
  • Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC)
  • Instituto de Biologia (IB)

Além do campus de Barão Geraldo, a Unicamp possui outros campi que expandem seu alcance e capacidade de ensino e pesquisa para a região mais próxima:

  • Campus de Limeira: Sedia a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a Faculdade de Tecnologia (FT), oferecendo cursos nas áreas de engenharia, tecnologia e ciências aplicadas.
  • Campus de Piracicaba: Abriga a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), conhecida por sua excelência no ensino e na pesquisa em odontologia.
  • Campus de Paulínia: Focado em atividades de pesquisa e extensão nas áreas de tecnologia e meio ambiente.

A Unicamp também é conhecida por seus numerosos centros e núcleos de pesquisa que promovem a interdisciplinaridade e a inovação. Alguns dos mais destacados incluem:

  • Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF)
  • Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CCSNano)
  • Centro de Pesquisas em Obesidade e Comorbidades (OCRC)
  • Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO)
  • Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)

A infraestrutura da Unicamp é complementada por uma série de serviços de apoio que garantem um ambiente propício para o estudo e a pesquisa, como bibliotecas, laboratórios, o Hospital das Clínicas, restaurante universitário e alojamentos estudantis.

Uma informação muito importante sobre a Unicamp: ela é conhecida por ter uma pós-graduação muito forte. Inclusive, a proporção entre alunos de graduação e de pós é a menor de todo o Brasil. Então, caso você tenha interesse em se dedicar à pesquisa, ela é o lugar certo.

Como entrar na Unicamp?

A Unicamp tem diversas formas de ingresso. Ela é uma das 34 universidades públicas do país que ainda mantêm um processo seletivo próprio, enquanto a maioria utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Contudo, ela não descarta o Enem e tem outros cinco modos de ingresso além do vestibular. Vamos ver quais são as formas de como ingressar na Unicamp.

Vestibular Unicamp

O vestibular é a forma principal de ingressar na Unicamp. Por meio dele são ofertadas a maioria das vagas na universidade.

Ele é dividido em duas fases. A primeira é constituída de apenas uma prova de Conhecimentos Gerais, composta por 90 questões objetivas. Essa fase é classificatória e eliminatória.

Os aprovados para a segunda fase respondem duas provas aplicadas em dois dias diferentes. As questões são discursivas e ligadas ao curso escolhido pelo participante. Alguns cursos, como música, têm provas de habilidades específicas também.

Como ingressar na Unicamp pelo Enem?

20% das vagas abertas na Unicamp são preenchidas por alunos cotistas pelo processo Enem-Unicamp. A seleção é feita pela nota da edição atual do Enem.

Como ingressar na Unicamp pelo Vestibular Indígena?

Com o intuito de promover a inclusão social, a Unicamp reserva duas vagas em alguns cursos para indígenas em um vestibular próprio para eles. As inscrições são feitas pelo site da Comvest e são gratuitas.

A prova do Vestibular Indígena é composta de questões de múltipla escolha e uma redação.

Como ingressar na Unicamp pelas vagas olímpicas?

Além dos processos seletivos, a Unicamp oferece vagas nos seus cursos de graduação para estudantes premiados em competições de conhecimento e olimpíadas científicas. Isso vale tanto para prêmios nacionais quanto internacionais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ao todo são 90 vagas em 22 cursos e as competições válidas são apenas as de nível médio.

Como ingressar na Unicamp pelo ProFis?

O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) é um curso da Unicamp voltado para estudantes da rede pública de Campinas. O modo de ingresso é pelo Enem e o programa só atende aos alunos de escolas cadastradas.

Como ingressar na Unicamp pelo Provão Paulista?

Em 2023 foi anunciada uma nova forma de ingresso além das tradicionais, o Provão Paulista. No caso, um processo seletivo sequencial, em que os estudantes se inscrevem e fazem provas ao longo do ensino médio.

A Unicamp está entre as universidades que oferecem vagas por meio dele. Na edição de 2023 para ingresso em 2024, foram destinadas 325 vagas para essa modalidade.

Como funciona o vestibular da Unicamp?

O vestibular da Unicamp, como a gente viu lá em cima, funciona em duas fases. Ele ocorre apenas uma vez no ano e é a maior porta de entrada para os cursos da universidade.

A primeira fase contém uma prova de conhecimentos gerais, com duração mínima de 3 horas para responder às 72 questões que a compõem. As questões são objetivas, de múltipla escolha, geralmente com quatro alternativas cada.

A quantidade de questões varia entre as disciplinas. Assim, o participante precisa responder:

  • 12 questões de Língua portuguesa (+literatura) 
  • 12 questões de Matemática:
  • 8 questões de Biologia
  • 8 questões de Física 
  • 8 questões de Geografia
  • 8 questões de Sociologia
  • 8 questões de História
  • 8 questões de Filosofia
  • 8 questões de Inglês
  • 8 questões de  Química

A segunda fase do vestibular da Unicamp acontece em dois dias seguidos e tem questões discursivas e interdisciplinares.

No primeiro dia, as questões são comuns a todos, independentemente do curso escolhido. Serão:

  • 6 questões de Língua Portuguesa;
  • 2 questões interdisciplinares envolvendo inglês
  • 2 questões interdisciplinares envolvendo Ciências da Natureza.

É no primeiro dia que se faz a redação também, mais abaixo explicaremos como ela funciona.

No segundo dia, os participantes farão:

  • Prova de matemática com: 6 questões (para os inscritos em cursos de Exatas) ou 4 questões (para os demais cursos);
  • 2 questões interdisciplinares de Humanas.

Além dessas, existem questões de conhecimentos específicos de cada área:

  • Ciências Biológicas e Saúde: 8 questões de Biologia e 6 de Química;
  • Ciências Exatas: 6 questões de Física e de Química;
  • Ciências Humanas e Artes: 6 questões de Geografia e História, 1 questão de Filosofia e Sociologia.

Alguns cursos exigem ainda a prova de habilidades específicas. Elas ocorrem antes da primeira fase, com o envio de arquivos digitais, como vídeos, para comprovar a proficiência na área.

Veja nosso guia completo sobre o vestibular da Unicamp e entenda melhor como ele funciona.

O que cai no vestibular da Unicamp?

Como já vimos o formato da prova da Unicamp, vamos conferir o que você precisa estudar com mais atenção para ir bem nela. Alguns temas se repetem com bastante frequência, então vamos focar neles:

Língua Portuguesa

Matemática

História

Geografia

Biologia

Física

Química

Inglês

  • Interpretação de Texto
  • Vocabulário

Como é a redação da Unicamp?

A redação da Unicamp costuma ser bem diferente dos demais vestibulares. Enquanto no Enem você precisará fazer um texto único dissertativo-argumentativo, a Unicamp pode pedir mais de uma produção e com tipos diferentes de escrita.

Por exemplo, é possível que você tenha de escrever tanto uma dissertação quanto um resumo de algum texto maior.

É possível inclusive que o tipo textual carta seja cobrado. Na verdade, ele já caiu quatro vezes nos últimos anos. Então, ao estudar, varie os modelos de texto.

Lista de livros obrigatórios da Unicamp

A cada edição do vestibular da Unicamp existe uma lista contendo livros que serão cobrados na prova. A edição de 2025 tem como leituras obrigatórias as seguintes obras:

  • Prosas seguidas de odes mínimas, de José Paulo Paes
  • Olhos d’água, de Conceição Evaristo
  • A vida não é útil, de Ailton Krenak
  • Casa Velha, de Machado de Assis
  • Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto
  • Niketche – uma história de poligamia, de Paula chiziane
  • Morangos mofados, Caio Fernando Abreu
  • Alice no país das maravilhas, Lewis Carrol

Quais são os diferenciais da Unicamp?

Os principais diferenciais da Unicamp são a relação muito próxima entre ensino e pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. A Unicamp tem a maior proporção de alunos de pós-graduação do país, para desenvolvimento de investigações em diversas áreas. Portanto, para quem deseja seguir a carreira acadêmica, ela é ideal.

Ela também é reconhecida mundialmente pelas aplicações de tecnologia, no desenvolvimento da robótica e empreendimentos afins.

Cursos da Unicamp que estão entre os melhores do mundo

A Unicamp possui alguns de seus cursos entre os 100 melhores do mundo, segundo o QS World University Ranking by Subject, que avalia as instituições com base em:

  • Reputação acadêmica;
  • Reputação entre empregadores;
  • Citações científicas;
  • Índice de produtividade;
  • Internacionalização.

Os cursos da Unicamp que aparecem na lista dos 100 melhores são:

  • Odontologia (23ª posição)
  • Engenharia de Petróleo (22ª)
  • Engenharia Agrícola (45ª)
  • Engenharia Química (64ª)
  • Sociologia (72ª)
  • Engenharia Elétrica e Eletrônica (88ª)
  • Educação (98ª)
  • Antropologia (51-100)
  • Línguas Modernas (80ª posição)

Como se preparar para o vestibular Unicamp?

Não tem segredo. Você vai precisar estudar com foco e disciplina, para conseguir a aprovação. Isso, claro, independente do modelo de ingresso que você vai participar. Mas aqui vão umas dicas para facilitar sua experiência.

  • Conheça a estrutura da prova: ao saber como ela é feita, o que mais cai e como os assuntos são cobrados, você já tem uma ideia de como e o que estudar.
  • Faça um cronograma de estudos: dividir as disciplinas em dias e horas de estudo, separando por temas e dificuldades. Nisso o Beduka te ajuda, temos o Cronograma Beduka contendo tudo isso.
  • Responda exercícios: treine até não errar mais. Responda questões de edições antigas do exame. Temos muitos artigos no blog contendo listas de exercícios, é só pesquisar o tema que você encontra.

Deste modo, você com certeza ficará preparado para enfrentar os desafios de qualquer vestibular, inclusive da Unicamp.

Cronograma Unicamp 2025

Não perca nenhuma data do vestibular Unicamp 2025:

  • Inscrições: 01 a 30 de agosto de 2024
  • Provas: 20 de outubro de 2024 (1ª fase)/ 01 e 02 de dezembro de 2024 (2ª fase)
  • Gabarito: não informado
  • Resultado: 24 de janeiro de 2025

Saiba também o cronograma dos demais vestibulares.

Ganhe uma bolsa de estudos sem burocracia!

Existe uma maneira de você estudar com um belo desconto na mensalidade sem precisar de vestibular. O Beduka Bolsas. Com ele tudo é muito simples. Você só precisa:

  • Acessar a plataforma;
  • Pesquisar seu curso e a cidade;
  • Cadastrar-se e pegar sua pré-matrícula.

Acesse agora mesmo o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.