Atualidades

O que é o pré-sal? Veja as respostas das principais dúvidas!

O que é a camada Pré-sal do Brasil? Veja as respostas para as principais dúvidas!O que é a camada Pré-sal do Brasil? Veja as respostas para as principais dúvidas!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Pré-sal é o nome da terceira camada subterrânea da costa brasileira, abaixo do nível do mar. Ela recebeu esse nome porque formou-se antes (pré) de uma outra rocha de camada salina (sal). Apesar da definição geológica, podemos definir o que é pré-sal como uma área de reservas de petróleo e gás natural de enorme importância para o país!

Neste texto você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é pré-sal?
  2. Origem da camada pré-sal no Brasil.
  3. Qual a importância da camada pré-sal?
  4. Em que ano o Brasil descobriu a camada pré-sal?
  5. Do que é formado o pré-sal? (Tipo de petróleo)
  6. Como é feita a extração do petróleo do pré-sal?
  7. Quem é o dono do petróleo?
  8. Vantagens da exploração da camada pré-sal.
  9. Desvantagens da exploração da camada pré-sal.

O que é o pré-sal no Brasil?

Pré-sal é o nome que se dá à terceira camada subterrânea, abaixo do nível do mar. Sua principal característica é ser constituída por rochas sedimentares com petróleo, tendo se formado há mais de 100 milhões de anos!

Tecnicamente falando, ela é terceira camada porque está abaixo do pós-sal e sal. Assim, recebeu esse nome: formou-se antes de uma outra rocha de camada salina.

No Brasil, esta camada é de uma faixa que se estende ao longo de 800km por 200 km de largura, englobando do Espírito Santo até Santa Catarina. Mas o depósito do “ouro negro” (petróleo) está concentrado nas bacias sedimentares de Santos, próximo à margem do continente.

Nessa bacia, a profundidade da água varia de 1.500 a 3.000 metros de profundidade. Depois, os reservatórios estão localizados sob uma pilha de rochas com 3.000 a 4.000 metros de espessura!

Mesmo com a definição da geologia, podemos definir o pré-sal como uma área de reservas petrolíferas e seus gases naturais. Por isso, costuma ser apontado como um recurso natural de grande potencial econômico.

Origem da camada do pré-sal no Brasil

imagem grafico esquema infografico de como e a camada pre sal

A camada pré-sal surgiu por causa do acúmulo de hidrocarbonetos. Ou seja, o acúmulo de matérias orgânicas pré-históricas que, durante milhares de anos, foi sofrendo mudanças minerais por causa da pressão e da temperatura.

Você já deve ter ouvido falar que o continente americano e africano se separaram há milhares de anos atrás, por causa do movimento das placas tectônicas. Assim, formou-se um rifte, ou seja, um tipo bacia sedimentar em falhas profundas.

Esse processo formou nosso oceano e jogou todo esse material lá para baixo, embora uma parte se manteve próximo à margem continental do Brasil.

Assim, podemos dizer que a formação das bacias de Santos e Campos teve início no período Cretáceo, há mais de 130 milhões de anos.

Para que serve o pré-sal? (importância)

Depois da Segunda Revolução Industrial, podemos dizer que um dos principais “motores do mundo” é o petróleo.

Com ele, nós fazemos combustíveis para os meios de transporte (aéreo, terrestre e marítimo), máquinas e indústrias são construídas, seus derivados formam o asfalto, os plásticos, lubrificantes e etc.

Tendo em vista que o petróleo é um dos recursos mais consumidos no mundo e que o pré-sal é o local onde se encontram reservas petrolíferas, podemos dizer que sua descoberta é um alívio nas previsões futuras.

Isso porque o petróleo é um recurso não-renovável, então há toda uma preocupação com os níveis atualmente existentes. 

Além disso, o Brasil costuma importar petróleo, mas com essa descoberta podemos suprir nossa demanda e, talvez, exportar. Por isso, a descoberta também traz uma importância econômica para o nosso país.

Em que ano foi descoberto o pré-sal no Brasil?

No Brasil, os indícios de petróleo no pré-sal foram anunciados pela Petrobras em 2006. Mas a existência e confirmação foi feita pelo ex-diretor da ANP e posteriormente confirmada pela Petrobras no fim de 2006. As estratégias foram adotadas pelo governo no início de 2007.

Qual o tipo de petróleo que se extrai da camada pré-sal?

Existem diferentes tipos de petróleo, já que a sua substância básica é o hidrocarboneto e essas moléculas podem ter várias formas e tamanhos. 

Quanto maior a densidade dele, mais bruto ele é, então mais caro é o processo para refiná-lo e obter os derivados que usamos no dia a dia. Um dos processos que ajuda no refinamento é a destilação fracionada.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O petróleo encontrado no pré-sal é de densidade média. A maior parte do nosso petróleo é de densidade alta, então essa nova reserva é a melhor que já tivemos! Ele é mais fácil de refinar e mais valioso. 

Essa diferença na qualidade aconteceu porque o calor de 150 ºC não permitiu proliferar bactérias que existem no pós-sal e “comem” as partes mais leves. Ele ainda exige refinamento, mas é um processo mais barato que o do petróleo pesado.

Como é feita a extração do petróleo na camada pré-sal?

plataforma de extraçao do petroleo camada pre sal

De modo geral, o petróleo pode ser extraído de duas formas: 

  • Em terra: com sondas de perfuração.
  • No mar: com plataformas marítimas e equipamentos adaptados. Esse é o tipo da camada pré-sal no Brasil! 

Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que originalmente o armazena. 

Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.

Na água, ele é encontrado abaixo da camada de sal. É preciso muito cuidado para não contaminar ou formar coágulos que entopem os ductos!

De quem é o petróleo da camada pré-sal no Brasil?

Você já deve ter ouvido falar que a Petrobras é a principal empresa responsável por explorar a camada do pré-sal brasileiro. Mas isso não significa que ela é a dona do petróleo. 

A lei brasileira, no Art.20 da Constituição Federal, diz que todas as reservas minerais encontradas em solo ou subsolo brasileiro pertencem à União (país).

Portanto, os setores do governos são os responsáveis e podem fazer o que quiserem com esse recurso. A União pode conceder o direito a algumas empresas de extrair esses bens em troca de pagamentos, como aconteceu com a Petrobrás.

Além disso, os campos em que se encontram este recurso podem ser leiloados para outras instituições. Mas nós sabemos quem é a principal compradora desse setor aqui no Brasil!

Vantagens da extração do petróleo da camada pré-sal

Abaixo, vamos citar os pontos positivos de se utilizar o novo petróleo:

  • O petróleo desta camada é considerado leve, ou seja, apresenta boa qualidade.
  • Ele é muito mais fácil de ser refinado e menos caro.
  • Produz derivados finos, então possui menos enxofre e polui menos.
  • É mais valorizado no comércio mundial.
  • Avalia-se que haja de 70 a 100 bilhões de barris de petróleo e gás natural mineral.
  • Sua exploração pode levar à diminuição da importação e aumento da exportação, favorecendo a balança comercial.
  • Sua exploração pode gerar novas riquezas e empregos, além de o país ter mais poder e reconhecimento em decisões políticas.

Desvantagens da extração do petróleo da camada pré-sal

Abaixo, vamos citar os pontos negativos de se utilizar o novo petróleo:

  • Ele possui difícil acesso, pois a profundidade é grande (mais de 7 mil metros) e está debaixo de 2km de água + 2km de rocha + 2km de crosta de sal.
  • O sal com que se depara antes de atingir a camada é o maior problema enfrentado. O país precisa de novas tecnologias para passar esse caminho e superar as dificuldades (contaminação, por exemplo).
  • A refinaria é mais barata, mas o custo de extração é mais caro por causa da profundidade e complexidade da operação.
  • Por fim, é preciso manter o petróleo quente durante sua subida à superfície porque ele se encontra fervente dentro das rochas. Caso contrário, a queda de temperatura brusca pode formar coágulos.

O Pré-sal e o meio ambiente

Além de todas essas variáveis, as questões ambientais têm ganhado relevância nas últimas décadas. Muitos ambientalistas se opõem à exploração do petróleo pelo receio de vazamentos que destroem a flora ou pelo possível aumento do aquecimento global.

O mundo ainda depende das fontes não renováveis, mas a tendência é de surgirem novos incentivos para investimentos nas energias renováveis.

Gostou do nosso artigo sobre o que é pré-sal? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.