Dicas

Qual a melhor maneira de estudar Física? 10 dicas das galáxias!

Qual a melhor maneira de estudar Física 10 dicas das galáxiasQual a melhor maneira de estudar Física? 10 dicas das galáxias
Simulado Beduka

O cinema de ficção científica cresceu com base na física, mas tem hora que essa matéria parece um filme de terror… Para alguns estudantes, é uma verdadeira batalha intergaláctica aprender esse conteúdo. Então, nós vamos te mostrar 10 dicas sobre qual é a melhor maneira de estudar Física. Aí você supera de uma vez por todas!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é a Física?
  2. Por que é importante estudar Física?
  3. As 10 dicas imperdíveis para estudar Física da melhor forma!
  4. Afinal, qual é a melhor maneira de estudar Física?

O que é a Física?

É aquela matéria que ninguém pode nem ler o nome que o cérebro já trava! Brincadeirinha!

Pelo contrário, ela é o assunto que mais fascina os estudantes quando eles realmente aprendem o que está por trás… Ela abre os nossos olhos para o mundo que está ao nosso redor!

Isso porque a Física é a disciplina que estuda o funcionamento e o movimento de tudo o que existe. Sejam os fenômenos naturais ou os mecanismos inventados.

Quer coisa mais incrível que olhar em volta e enxergar a ordem, as previsões, a lógica e tudo correndo bem? A gente se sente no filme Matrix, afinal, conhecimento é poder!

Por que é importante estudar Física?

A física não é um universo de fórmulas e cientistas loucos. Ela é um universo de possibilidades! 

Você já parou para pensar onde nós estaríamos sem todas as invenções que a física possibilitou? Carros, luz, caixas de som, microfones, espelhos, máquinas, eletrodomésticos, jogos, viagem à lua, … 

Com certeza o dia a dia e os filmes seriam menos empolgantes. Mas a física não tem que ser algo apenas grandioso. Ela também está nos pequenos detalhes. 

Quando fazemos gambiarras, experimentos, brincadeiras, praticamos esportes, danças e outros lazeres, no trabalho rural ou urbano… tudo isso tem física! E nós lidamos com ela o tempo inteiro, mesmo sem perceber.

Então, dominá-la é uma forma de vivermos melhor o nosso dia a dia, com mais proveito, confiança e segurança. Ela também é a possibilidade do próximo cientista em potencial, que irá descobrir coisas que impactarão a vida de milhares de pessoas!

Nós sabemos, tem a parte prática e menos romântica também: ela sempre cai nos vestibulares mais famosos, incluindo o enem… E isso nos leva ao nosso próximo tópico!

10 Dicas de como estudar Física da melhor maneira!

Estudar Física não precisa ser um pesadelo, qualquer um pode: os de humanas, os de exatas, os de biológicas e até quem não é vestibulando! Você já entendeu a importância dela, então só precisa saber como estudá-la da melhor forma.

Por isso, veja 10 dicas para estudar Física do melhor modo:

#1 PCP: ponto de partida, caminho e progressão

Dá vontade de aprender tudo logo, mas não seja tão ansioso! Você já notou que as coisas de maior valor sempre demoram a serem alcançadas? 

Partindo desse raciocínio, podemos dizer que o segredo para aprender qualquer habilidade é: saber por onde começar, traçar o caminho a ser seguido e se manter constante, progredindo aos poucos.

Assim tudo fará mais sentido e você terá a base para dar o próximo passo com segurança. 

Nós já te contamos quais são os assuntos de Física que mais caem no Enem.

Agora, vamos te contar a ordem que eles podem ser estudados para fazer mais sentido. A parte da perseverança já é com você!

  • Mecânica: 

Essa é uma das maiores partes e a principal. Estuda os fenômenos que atuam diretamente sobre os corpos: Forças, Vetores, Equilíbrio, Cinemática (MRU, MRUV, MCU), Estática e o Atrito, Sistema solar, Eclipses, Dinâmica e Gravitação.

  • Energia:

Queridinha do vestibular, exige bastante atenção dos alunos. Tem a ver com trabalho, potência, as transformações e tipos.. Inclusive, é aqui que falamos sobre a misteriosa energia nuclear, que tem tudo a ver com a próxima área:

  • Termologia:

Lida com as trocas de calor e as transformações encadeadas pelas mudanças de temperatura e pressão, a energia térmica, a calorimetria e outros conceitos da termologia, como as famosas leis da termodinâmica!

  • Hidrostática e Hidrodinâmica: 

Estuda as características dos fluidos, ou seja, dos gases e líquidos. Aprendemos sobre o empuxo, a densidade, pressão, a tensão superficial da água e outros conceitos da hidrostática.

  • Eletricidade: 

Essa área da física é que está te permitindo ler esse artigo agora mesmo! Ela estuda sobre a energia elétrica. Também tem duas partes, Eletrostática e Eletrodinâmica, e sempre tem pelo menos uma questão nas provas de ou Lei de Ohm! E ela pode se misturar com:

  • Magnetismo:

Sim, você mexe com magnetismo desde criança, quando brincava com imãs. Essa parte estuda a atração e repulsão dos ímãs, sejam eles criados ou até mesmo os naturais, como o campo magnético da Terra. Inclusive, pode ser gerado por uma corrente elétrica!

  • Ondulatória: 

As ondas sempre fascinaram os marinheiros, mas elas não estão só no mar! A física ondulatória estuda todos os tipos de onda, incluindo as do som! Inclusive, os vestibulares amam questões de fenômenos ondulatórios!

  • Óptica:

Essa é aquela parte cheia de luz, espelhos e cores! Isso porque lida com os fenômenos ondulatórios que vem da onda visível, chamada de luz. Também tem aquelas partes especiais em que vemos as lentes esféricas!

#2 Tenha uma boa base matemática antes de tudo!

Vamos te contar um babado: existe uma rixa entre alguns amantes da matemática e os da física. Os da física argumentam que a matemática é a ferramenta e a física é a arte.

Olhando por essa frase é impossível ficar mais claro: a física é uma ciência da natureza que incorpora muitos conceitos das exatas. É por meio dela que coloca suas teorias em prática.

É por isso que é essencial saber conceitos matemáticos, caso contrário, fica muito difícil aplicar as fórmulas!

Algumas habilidades fundamentais para começar são:

#3 Xô desespero, olá organização!

Nós sabemos, dá um frio na espinha quando olhamos para tanta matéria. Mas você pode ficar tranquilo, porque já temos a solução:

O Beduka elaborou um Plano de Estudos totalmente gratuito! Agora você tem um guia que te ajuda a estudar todas as matérias e se organizar com um cronograma ao longo do tempo.

#4 Interpretação não existe apenas em humanas…

É muito importante saber os conceitos, mas o Enem é um vestibular que cobra competências. Isso significa que ele quer saber não só o conteúdo, mas se você sabe quando, como e onde usá-lo.

Sabendo disso, não poderia dar outra: interdisciplinaridade e interpretação de texto são as habilidades básicas para ir bem em Física!

Não é para parar de estudar, hein! É para estudar todas as matérias e conseguir ir além, conectando-as no seu raciocínio, mesmo que isso “não esteja no livro”!

E isso nos leva a nossa próxima dica:

#5 Dissecação dos enunciados!

As dicas que separamos para interpretar problemas matemáticos também ajudam nos problemas de física. Em resumo, nós precisamos ler o enunciado atentamente, anotando ou circulando os valores e a que eles se referem. 

É como um cientista investigando um corpo!

Não se esqueça de prestar bastante atenção nas unidades de medida da física!

Os nomes esquisitos começam a ser mais familiares depois de estudar a teoria. Ela nos dá dicas de como fazer as transformações, quais fórmulas podemos usar, e a que elas se referem.

Beduka Bolsas Direito

O Sistema Internacional de Unidades é utilizado para a padronização das unidades, então a massa deve estar sempre em gramas, o peso em newtons, a velocidade em m/s e assim vai! A não ser que a questão te peça diferente, é claro.

Inclusive, uma ótima dica para ajudar na interpretação é fazer desenhos. Os enunciados costumam trazer histórias e até imagens, mas outros não. Se não houver, vá criando a narrativa na sua cabeça e depois passe tudo para o papel!

#6 Desenvolva os conceitos e as habilidades específicas

Duas das coisas que sempre aparecem nas provas de Física: gráficos/tabelas e conceitos específicos. Sim, eles são os queridinhos desse assunto, porque envolvem milhares de habilidades diferentes!

Nós já fizemos um artigo sobre a interpretação de gráficos te ensinando a lidar com eles.

Sobre os conceitos, precisamos te dizer para não desistir e não deixar pra lá. Sempre que se deparar com uma palavra nova, pergunte. 

Mais que isso: anote a palavra e o significado. 

Não ache que você vai lembrar só de ouvir, pois nem sempre vai. Mas a escrita ativa mais áreas da memória e nos ajuda a fixar melhor.

#7 Aprenda em todas as oportunidades!

Como você acha que inventaram a lâmpada? Foi observado os raios: uma corrente elétrica em um pequeno feixe, produz luz!

Comece a observar as coisas, olhar para o céu, para o mar, para a culinária… tente ir associando com conceitos, como se fosse uma meditação. É incrível como tudo começa a fazer sentido.

Depois, você já passa para a prática: fazer experimentos em casa. Não, você não precisa de um laboratório da Nasa para isso… Basta pesquisar experimentos no youtube, eles são simples. 

Mas se você quiser algo mais elaborado para fazer na feira de ciências da escola, pode consultar canais especializados em experimentos desse tipo! 

Já te contamos que é preciso aprender a enxergar a física! Mas a ouvir também… já reparou que a gente sempre fala coisas como: “Está calor” e “eu peso 60kg”?

Fisicamente falando, essas expressões estão erradas. Então é bom ficar atento para ir se corrigindo mentalmente e explicando para as pessoas o que realmente é (não é peso de 60kg, é massa). Essa é uma boa forma de se lembrar do conteúdo!

Outro ponto é que a Física sempre foi inspiração para os clássicos do cinema, da literatura, dos documentários, dos programas exóticos e misteriosos de tv,… Mas é muito importante você saber diferenciar o que é ficção, drama e entretenimento.

Não faz mal algum você assistir um filme e se lembrar de uma matéria. Pelo contrário! É ótimo estudar o assunto e assistir um curta, porque você pode ir fazendo as correções mentalmente e ajudar a fixar o conteúdo!

Vamos te dar um exemplo:

Se lembrarmos que o som é uma onda mecânica, os sons das explosões de naves espaciais deveriam ser… mudos! Por isso, o filme Interestelar é um dos mais amados pelos físicos, ele acerta em muitos pontos básicos da física.

Outros filmes interessantíssimos são:

  • A Teoria de Tudo;
  • Apollo 13;
  • Isaac Newton – o último mágico;
  • Perdido em Marte;
  • Gravidade;
  • O espaço entre nós.

#8 Leve o cérebro para malhar

O cérebro é um músculo e, como qualquer outro, ele só “cresce” se houver um estímulo contínuo!

Se você fizer as provas antigas do Enem ou do vestibular escolhido, poderá simular seu desempenho e saber quais conteúdos já caíram. 

É claro que as próximas provas não serão exatamente iguais, mas fazer exercícios te ajuda a memorizar, ver o estilo, a profundidade e identificar possíveis dúvidas!

  • Aqui no site do Beduka temos uma aba sobre exercícios de várias matérias! Além disso, é só fazer o nosso Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

#9 Resumos são mais poderosos do que parecem

Estudar Física não é só decorar conceitos e fórmulas. Como dissemos, é preciso criar uma rede de associações e conexões entre os saberes.

E isso tem tudo a ver com os resumos!

O segredo está aqui: quando nós mesmos escrevemos um mapa mental, o cérebro tende a guardar melhor a informação. Além disso, precisamos ter um bom entendimento e noção do assunto para conseguir passar o turbilhão de pensamentos para o papel!

Assim, fazer resumos nos ajuda a sermos precisos e a criar essa rede de habilidades que falamos acima. 

#10 Faça das suas fraquezas as suas forças!

É comum que os estudantes errem algumas coisas por falta de atenção e até mesmo por não ter uma boa base. O problema é que alguns alunos se sentem envergonhados em pedir uma explicação, dizer que não entendeu, pedir para repetir, etc.

Não faça isso! É melhor enfrentar a vergonha do que deixar a explicação passar. Ela pode custar a sua aprovação…

Nós já te mostramos que as matérias da Física vão se relacionando umas com as outras. Você só consegue ser o grande gênio da turma se começar pelo básico e ir avançando aos poucos. Então, nunca deixe uma dúvida passar. 

Além disso, não paralise diante do erro. Todo mundo erra, mas há aquelas pessoas que olham para os erros e corrigem, aí eles aprendem e guardam melhor.

Portanto, seus erros podem ser o diagnóstico perfeito para saber onde você precisa estudar mais e alcançar a faixa preta da física!

Afinal, qual é a melhor maneira de estudar Física?

A melhor maneira de estudar Física é aquela que se adequa ao seu processo de aprendizagem!

Existem métodos e dicas que realmente facilitam a aprendizagem, e nós te mostramos quais são… Porém, é preciso que o estudante entenda qual dessas técnicas tem mais a ver com o seu tipo de aprendizagem, que é único.

Depois que você entende como é que o seu cérebro funciona e absorve conhecimento, fica mais fácil escolher qual dica de estudo priorizar!

Faça você mesmo um exercício de autoconhecimento e se pergunte:

  • Eu tenho mais facilidade em memorizar quando falo ou escrevo?
  • Eu absorvo melhor o conteúdo quando leio, assisto ou ouço?
  • Pensando nas matérias de exatas que eu já aprendi e ainda lembro, qual foi o método que usei?

Agora que você já leu as dicas que trouxemos sobre as melhores maneiras de estudar Física, já consegue escolher as mais adequadas para aplicar!

Gostou do nosso artigo sobre qual a melhor maneira de estudar Física? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador