Vestibulares

Como passar no vestibular?

Como passar no vestibular?Como passar no vestibular?

Deseja ingressar em uma instituição de ensino superior, mas ainda não sabe como estudar para as provas de vestibular? Leia nosso artigo e saiba como passar no vestibular e conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade.

O processo seletivo para ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou privada, é encarado como um grande desafio para muitos estudantes que sonham com o ensino superior. Se você faz parte do grupo de alunos que quer entrar em um curso público ou em instituições concorridas, vamos ensinar a seguir como passar no vestibular.

Esta é uma situação delicada na vida do estudante, pois há muita pressão por parte da sociedade, dos pais, e até mesmo do próprio candidato. Afinal, esse é o momento em que o jovem começa a decidir os rumos que a sua vida vai tomar e a moldar o seu futuro profissional. Se você ainda está indeciso sobre qual área seguir, vale a pena ler nosso texto como descobrir minha vocação.

Descobrir como passar no vestibular é uma situação ainda mais complicada para aqueles que estão perdidos e ainda não tem nenhuma ajuda extra, tais como professores particulares ou cursinhos para contribuir para a sua preparação.

Mas calma, nem tudo é desespero. Trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a estudar para o processo seletivo que você tanto sonha. Elas servirão como base para o seu plano de estudos e vão te deixar mais confiante para fazer o seu melhor durante a prova.

Vale ainda destacar que o vestibular, principalmente nas instituições federais, foi substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas ainda é exigido em várias universidades estaduais e na USP, principal escola de ensino superior do país.

Você vai precisar se organizar para estudar. Baixe aqui o nosso Plano de Estudos.

Como passar no vestibular? Confira 5 dicas

como passar no vestibular

Concentre-se – Ter foco nos estudos deve ser prioridade para quem deseja passar no vestibular. Com disciplina é possível se manter firme dentro de uma rotina de estudos diários, sem procrastinação.

Para alcançar aquilo que você tanto deseja é necessário se manter firme nos propósitos e definir bem aonde se quer chegar. Desta forma, crie um plano de estudos que vai te guiar sobre os conteúdos didáticos que precisará estudar, aqueles em que tem dificuldade e terá que dar mais atenção e ainda destacar também as revisões.

Tudo isso servirá para evitar desperdício de tempo com coisas improdutivas como ficar navegando em redes sociais.

Pare, respire e reflita – Descanse, tenha um momento somente para você, para que possa refletir sobre a sua vida e também para autoconhecimento. Esse momento pode acontecer durante uma pausa entre os estudos ou até mesmo antes de dormir.

Priorize o silêncio, prestando atenção as emoções e sensações que aquele instante irá te proporcionar.

Sente confortavelmente em um local quieto, mantenha os olhos fechados e respire naturalmente. Tente deixar a mente tranquila e afaste qualquer pensamento, concentre-se apenas em sua respiração. Relaxe depois de um dia cansativo de estudos, pois isso vai te revigorar e evitar o desgaste do seu corpo e da mente.

Tenha uma vida mais saudável – Uma vida bem agitada, com péssima alimentação, pouco sono e sedentária só vai prejudicar a performance do aluno durante os estudos.

Se este é o seu caso, que tal fazer algumas alterações em sua rotina? Procure ter uma alimentação mais saudável, ingerindo comida mais natural e inclua alguma atividade física em seu dia a dia. Além destas mudanças, sempre que possível, tente evitar que coisas externas atrapalhem a qualidade do seu sono.

Estas mudanças vão te deixar mais disposto e você conseguirá assimilar mais o conteúdo que estiver estudando para passar no vestibular.

Teste os seus conhecimentos – Agora que você já sabe qual curso vai estudar e também já escolheu a universidade que quer entrar, que tal pesquisar provas aplicadas em anos anteriores? Sim, esta é uma ótima forma para se preparar para o vestibular.

Assim que conseguir acesso a este conteúdo, elimine as respostas corretas e construa seu próprio simulado. Leve em conta a quantidade de horas permitidas no dia da prova e também nos materiais que podem ser usados. Coloque-se em situação similar a do dia do vestibular.

Depois que concluir a prova, confira as respostas no gabarito e anote as questões que acertou. Identifique aquelas em que teve erros e busque material didático que possa sanar suas dúvidas.

Conheça seu método de aprendizado –  Um dos grandes segredos de como passar no vestibular é praticar o autoconhecimento e descobrir qual é o seu melhor estilo de estudar.

Algumas pessoas tem um resultado melhor desenhando mapas mentais, outras apenas com a leitura ou assistindo as aulas, tem ainda aqueles alunos que aprendem ao ouvir uma breve explicação. Todos os casos são válidos. Qual o seu? Certamente por sua experiência no ensino médio, durante época de provas, já deve ter uma breve noção sobre o seu método de aprendizado.

O importante mesmo é saber que cada um tem seu próprio estilo de aprendizado, então descubra qual é o seu e foque nesse método para que assim você otimize os estudos, aproveitando melhor seu tempo.

Muitos alunos ficam com dúvidas de como passar no vestibular ou mesmo nas avaliações do ENEM, ficam nervosos e não conseguem alcançar seus objetivos. Como mostramos aqui, o ideal é conhecer o seu método de aprendizado e adaptar os estudos para atender suas necessidades.

Aplique estas dicas em sua rotina de estudos, tenha foco e determinação que conquistará a tão sonhada aprovação no curso que mais deseja.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você confere também uma lista dos livros para o ENEM, descobre quais as melhores faculdades particulares de direito do Brasil e também as profissões mais bem pagas.

Agora que já sabe como passar no vestibular, para qual curso você vai se candidatar? Conte para nós aqui nos comentários. Estamos torcendo por sua aprovação!!!

Comece agora mesmo a treinar com o nosso Simulado online e gratuito. Você monta ele do seu jeito e o resultado sai na hora.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador