X

Fuvest 2025: vestibular, calendário completo, lista de leitura obrigatória e muito mais

Fuvest 2025

Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para um dos vestibulares mais difíceis e disputados do país: o da Fuvest. Também chamada de Fundação Universitária para o Vestibular, ela é a instituição responsável por organizar e aplicar o processo de seleção para ingressar na USP.

No cenário educacional brasileiro, a USP se destaca como uma das melhores instituições públicas de ensino superior. Sua qualidade de ensino, incentivo à pesquisa e produção acadêmica a colocaram na melhor posição no ranking mundial Times Higher Education (THE), quando consideradas somente as universidades da América Latina.

Esse reconhecimento gera uma concorrência acirrada, exigindo uma preparação rigorosa para ingressar na disputa por uma vaga.

Além disso, se você quer fazer o vestibular da Fuvest 2025, precisa saber que ele se diferencia em muitos aspectos do Enem. Tanto na redação quanto nas questões gerais, que também podem ser dissertativas. 

Vale lembrar que a USP não está cadastrada no Sisu! Mas não se preocupe, vamos te contar  todas as principais informações para que você comece sua jornada de preparação: calendário, como é o vestibular, lista de leitura obrigatória e muito mais.

O que é a Fuvest?

Não,  a Fuvest não é uma universidade! Ela é uma instituição responsável por todas as etapas (da elaboração a aplicação) do vestibular da USP, a Universidade de São Paulo.  E, sem dúvida, esse vestibular é considerado um dos mais difíceis do país.

Não só pela quantidade de concorrentes, mas também pelo nível de dificuldade das provas e pelo nível de preparação dos candidatos. Quem quer uma vaga, precisa começar a estudar com antecedência e se dedicar muito à parte escrita.

Isso porque além de ter que fazer uma redação, os candidatos precisam responder a questões dissertativas interdisciplinares (relacionando duas áreas de conhecimento diferentes). Outra particularidade do vestibular da Fuvest 2025, é a lista de leitura obrigatória.

Entenda melhor a seguir. 

Como é o vestibular da Fuvest?

O vestibular da Fuvest acontece em duas fases, sendo que só vai para a segunda quem for classificado na primeira. Ou seja, a primeira fase tem caráter eliminatório.

Assim como você verá nos próximos tópicos.

Primeira fase da Fuvest

No primeiro dia de prova, os candidatos precisam responder a 90 questões no modelo múltipla escolha, semelhante ao que acontece no Enem. 

As matérias também são as mesmas estudadas no ensino médio, assim como nos demais vestibulares do país.  São elas:

  • Matemática;
  • Português;
  • Biologia;
  • Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Química;
  • Inglês;

A principal diferença, é em relação às questões interdisciplinares. Elas exigem que o estudante consiga correlacionar assuntos referentes a áreas de conhecimento diferentes, como história e biologia.

Se você fará o vestibular da Fuvest 2025, Lembre-se: como já dissemos, essa fase é decisiva e são automaticamente desclassificados os estudantes que acertarem menos de  27 questões, ou seja 30% da prova.

Mas não é só, essa é a exigência mínima. Ainda é preciso alcançar a nota de corte, ou seja, se o número de acertos da maioria for muito maior que 30%, só segue na disputa os candidatos que alcançarem essa pontuação mínima. 

O tempo para responder essas questões é de 5 horas: das 13h às 18h.

Segunda fase da Fuvest

A segunda fase é realizada em dois dias consecutivos, sendo que o primeiro dia é formado por uma prova com 10 questões dissertativas de língua portuguesa, incluindo:

  • Interpretação de texto;
  • Gramática;
  • Literatura.

Além dessas questões, o estudante deverá elaborar nesse primeiro dia uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. A pontuação total será de 100 pontos, sendo 50 referentes às questões dissertativas e 50 referentes à redação

Apesar da redação da Fuvest 2025 não ter as mesmas exigências da que precisa ser elaborada no Exame Nacional do Ensino Médio, ambas são dissertativas-argumentativas. Então, saber elaborar uma te ajuda a produzir a outra. 

Para isso, os artigos abaixo podem te ajudar:

Agora, no segundo dia, é o momento de os candidatos responderem a 12 questões dissertativas referentes à carreira escolhida. Logo, os conteúdos dependem da área de atuação. 

Exemplo: concorrentes a uma vaga para medicina, irão dissertar sobre temas relacionados a química e biologia. Totalizando 100 pontos também.

Em ambos os dias da segunda fase, o tempo de duração da prova é de 4 horas.

Está em dúvida nessa parte porque não sabe qual carreira seguir? O Raio X do Beduka pode te ajudar.  Ele é mais que o teste vocacional, pois te ajuda a se conhecer melhor e entender seus pontos fortes e fracos também.

Calendário completo do vestibular da Fuvest 2025

As datas referentes ao próximo vestibular que dá acesso a USP ainda não foram divulgadas. Mas continue nos acompanhando! Pois, traremos a informação imediatamente após serem  liberadas pela instituição.

Acompanhe também nosso calendário de vestibulares 2024!  Nele, você atualizado sobre as datas de vestibular das principais universidades do país,

Agora, se você quer ser avisado pelo Instagram, basta nos seguir. Ainda aproveite para tirar dúvidas sobre conteúdos cobrados através de posts super fáceis de entender. 

  • Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Divulgação do Manual do Candidato (Guias do vestibular 2024): as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Período de inscrição: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Prova da 1ª fase: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Divulgação da lista de convocados e locais de prova da 2ª fase: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Provas da 2ª fase: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Divulgação do resultado da Fuvest: as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.

Provas de Habilidades Específicas

Além das provas gerais, os candidatos que concorrem a uma vaga para Música, Artes Visuais ou Artes Cênicas, precisam fazer uma prova de habilidade específica também.

Essas provas têm um calendário próprio. Até o momento, não há datas referentes a Fuvest 2025. Mas não se preocupe! Assim que forem divulgadas, traremos a notícia imediatamente para você.

  • Artes Visuais (Carreira 125): as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Música – ECA São Paulo (Carreira 245): as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Música – Ribeirão Preto (Carreira 250): as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.
  • Artes Cênicas (Carreira 115): as datas ainda não foram divulgadas pela instituição.

Importante: as provas de habilidades específicas são de caráter eliminatório e classificatório. Serão aplicadas somente aos classificados na 2ª fase.

Quem pode participar do Vestibular Fuvest 2025?

Não, nem todo mundo pode participar! Mas todos que se enquadrem em uma das situações abaixo estão aptos a concorrer a uma vaga:

  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Já ter diploma de curso superior;
  • Ser treineiro estudante do 1º ou 2º ano do Ensino Médio.

Os estudantes que participarem na condição de treineiros não concorrem a uma vaga e não poderão efetivar uma matrícula ainda que tenham nota suficiente para isso. Nesse caso, o objetivo é realmente treinar, vivenciar a experiência e testar os conhecimentos.  

As regras para estes candidatos são as mesmas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio e temos um artigo exclusivo para tratar desse assunto. Tire todas as suas dúvidas em:

Como é feita a inscrição na Fuvest 2025?

Todo processo é feito através da internet no site oficial da instituição. Mas o processo de inscrição para o próximo vestibular ainda não está aberto e nem há datas divulgadas.

Volte aqui em abril! Pois, assim que houver essas informações, contaremos imediatamente para você.

De qualquer forma, o processo é o mesmo. Confira o passo a passo da inscrição:

1 -Acesse o site da Fuvest

2 – Preencha o formulário de dados pessoais e crie uma senha de acesso para você. Cuidado para não se esquecer dela.

3 – Insira uma foto do seu rosto. No dia da prova há reconhecimento facial.

4 – Informe se você precisa de atendimento especial para realizar a prova e inclua uma documentação que comprove a sua deficiência, seja de locomoção, seja para enxergar as letras, seja para fazer em ambiente reservado por algum motivo…

5 – Escolha em qual modalidade você vai concorrer: AC, EP ou PPI.

6 – Escolha a carreira e os cursos.

7 – Informe qual é o seu nível de escolaridade.

Atenção: Na inscrição informe em qual cidade você fará a prova. São municípios na região metropolitana de São Paulo, Litoral e Interior do Estado de São Paulo na 1ª fase.

Quando começam as inscrições na Fuvest 2025?

Como já dissemos, as datas referentes a próxima edição ainda não foram divulgadas. Provavelmente, elas serão liberadas por volta do final de abril e início de maio.

Volte aqui nesse período que te informaremos o calendário completo referente ao processo de seleção da instituição.

Enquanto isso, comece a se preparar! O vestibular da Fuvest, apesar de ter muitas diferenças em relação ao do Enem, também usa os conteúdos do ensino médio como base das suas questões. 

Logo, é preciso estar por dentro de todos esses assuntos até o dia da prova. Nem imagina por onde começar? Não tem problema!

Separamos todos eles para você e te dissemos o que estudar em cada dia.

Quanto é a taxa de inscrição do vestibular Fuvest 2025?

O valor cobrado na última edição foi de R$ 191,00. Ele pode ser alterado para a próxima, mas geralmente costuma permanecer o mesmo ou sofrer um acréscimo bem pequeno.

Então, já reserve esse valor para entrar na disputa por uma vaga na USP.

Para fazer o pagamento é bem simples. Será gerado um boleto pelo sistema logo que terminar o processo de inscrição. Basta imprimir e efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Pode pedir isenção de taxa no vestibular da Fuvest?

A resposta é sim! Você pode pedir a isenção do valor de R$ 191,00, mas é preciso se enquadrar em um dos critérios abaixo:

  • Ter concluído todo ensino médio em escola pública;
  • Ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para solicitação de redução, a renda familiar pode ser de até três salários mínimos por pessoa. Nesse caso, estudantes de escolas particulares com bolsas de mais de 50% de desconto também têm direito, assim como estudantes das seguintes instituições:  Sesi, Senai e Senac. 

Qual o prazo para pedir isenção de taxa da Fuvest 2025?

O prazo para fazer essa solicitação ainda não foi divulgado pela instituição, mas geralmente ocorre entre junho e julho.

Continue nos acompanhando! Nós te manteremos informado a medida que essas datas forem liberadas.

Quais são os tipos de vaga do vestibular Fuvest 2025?

Há 3 modalidades de concorrência! Ao escolher entre uma delas, você concorrerá apenas com candidatos que também fizeram a mesma escolha.

Então, vale ressaltar que estudantes de modalidades diferentes não concorrem entre si.

Estas são as modalidades para quem quer ingressar na Universidade de São Paulo:

Ampla Concorrência (AC)

Como o próprio nome já diz, essa é a modalidade em que todos têm a oportunidade de concorrer, sem qualquer tipo de exigência ou pré-requisito, seja ele relacionado à raça, condição social ou qualquer outro. 

Estudantes de escolas públicas e privadas, de diferentes origens étnicas, com variados níveis de renda familiar, competem juntos.

Mas se você tem direito a tentar uma vaga na modalidade de critérios específicos, não escolha a AC (Ampla Concorrência).

Escola Pública (EP)

A EP é destinada a estudantes que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

Para essa modalidade, não há análise de renda. Ou seja, não há exigência de renda mínima. 

Pretos, Pardos e Indígenas (PPI)

Nesta modalidade concorreram juntos os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. 

Aqui, também não há análise de renda, mas é exigido que esses estudantes tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública.

A Fuvest 2025 oferece vagas pelo Sisu?

A resposta é não! Primeiro porque a Fuvest não é uma universidade, mas sim uma instituição responsável pela organização do vestibular da Universidade de São Paulo.

Além disso, a USP também não está cadastrada no Sistema Único de Seleção. Então, não é possível conseguir uma vaga dessa forma.

O único meio é o vestibular tradicional mesmo.

Vale lembrar que a maioria das instituições públicas brasileiras oferecem vagas no Sisu. Por isso, é importante conhecê-lo.  Vamos deixar alguns artigos abaixo para te ajudar em relação a esse assunto e garantir que você tenha outras oportunidades também:

Como é a redação da Fuvest?

A primeira coisa da qual você deve estar ciente é que a redação da Fuvest não é igual à do Enem! Sim, ambas são dissertativas-argumentativas, mas com propostas diferentes.

A proposta de intervenção, por exemplo, não é um critério do tipo textual dissertativo, mas sim uma exigência exclusiva do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Essa e outras particularidades sobre a conclusão da redação do Exame trouxeram à discussão o fato de que ela está se tornando um gênero textual, adaptando-se às necessidades sociais e assumindo características próprias.

Logo, se você vai tentar a Fuvest 2025, não precisa e não deve se preocupar com o modelo exigido pelo Enem, como dar uma solução completa para o problema abordado no texto.

Outra diferença significativa é que os temas propostos costumam ser mais filosóficos na Fuvest e mais sociais no Enem.

As dicas a seguir podem te ajudar nesse processo:

  • Escreva um título
  • Leia o tema com atenção e certifique-se de que você entendeu o que ele pede
  • Desenvolva bons argumentos para sustentar seu ponto de vista
  • Organize seu texto de forma lógica e coerente
  • Evite erros gramaticais e de concordância
  • Revise seu texto com atenção antes de passar a limpo

Como é atribuída a nota de redação da Fuvest?

Assim como já citamos, a redação vale 50 pontos e eles são distribuídos com base nos critérios a seguir:

1 – Abordagem do tema e estrutura textual

Essa parte é muito semelhante com o que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, basicamente você não poderá fugir do tema e precisa estruturar seu texto com base no tipo textual dissertativo argumentativo.

Quer ajuda para saber quais são os passos de como elaborar um? O artigo abaixo fará toda diferença na sua preparação:

Então, lembre-se que será avaliada a sua capacidade de argumentar sobre o assunto proposto de forma contínua, sem fugir à temática.

Quanto à pontuação atribuída a essa habilidade, é de até 20 pontos (peso 4). 

2 – Coesão e coerência

Essa parte tem peso 3 e vale até 15 pontos. É nessa hora que o avaliador analisará a coesão e coerência do texto, verificando a conexão lógica entre as ideias e a fluidez entre frases e parágrafos.

Quer entender melhor o que é um texto coeso e coerente? Acesse:

3 – Ortografia e tipo de linguagem

Nesta parte, serão analisados aspectos como adequação ao tipo textual, ortografia, morfologia e sintaxe. Ou seja, quem corrigir o seu texto irá verificar se você  seguiu a norma culta da língua e utilizou as palavras de forma correta.

Essa parte avaliativa tem peso 3 e pode render até 15 pontos. 

Quer chegar no dia da prova da Fuvest 2025 e estar preparado para fazer uma excelente redação? 

Você deve estar pensando “Ah! Mas é uma redação diferente”. Sim, é verdade. Porém, aprendendo a escrever uma boa dissertação, basta você adaptar os pontos que conversamos acima. 

Quais foram os 10 últimos temas de redação da Fuvest?

Para fazer uma boa redação em qualquer vestibular, é preciso entender quais são as temáticas abordadas. Afinal, elas costumam ser parecidas e isso vai te ajudar a entender como os assuntos são abordados.

Confira a seguir quais foram os temas das últimas edições por ordem decrescente: 

2023 – Refugiados ambientais e vulnerabilidade social

2022 – As diferentes faces do riso

2021 – O mundo contemporâneo está fora da ordem?

2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo

2019 – A importância do passado para a compreensão do presente

2018 – Devem existir limites para a arte?

2017 – O homem saiu de sua menoridade?

2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?

2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

2014 – Envelhecimento da população

2013 – Consumismo

Lista de leitura obrigatória

Quando um estudante pensa em literatura para o vestibular, sem dúvida vem na mente dele nomes canônicos (consagrados): Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e por aí vai…

E não está errado! Não é uma ideia fazer uma prova de vestibular sem o mínimo de conhecimento sobre eles. Mas vestibulares importantes estão mudando esse conceito e trazendo novos autores para esse universo, como Milton Hatoum e Dyonélio Machado.

O bom da Fuvest, é que você não é pego desprevenido! Ela tem uma lista de leituras obrigatórias e já divulgou os livros obrigatórios até o vestibular de 2026!

Pode parecer pior e mais difícil. Mas pense que você sabe exatamente a quais livros deve se dedicar. 

Confira como essa cobrança está se modificando, os novos autores e quais obras serão cobradas para o vestibular Fuvest 2025:

Fuvest 2023

Para o ano de 2023, foi mantida a mesmo lista divulgada para o vestibular da Fuvest 2022

Fuvest 2024

A grande novidade para 2024 foi o autor contemporâneo manauara Milton Hatoum, ganhador 3 vezes do prêmio Jabuti, e o autor moçambicano Luís Bernardo Honwana. 

Fuvest 2025

Milton Hatoum e Luís Bernardo Honwana foram mantidos na lista de 2025. A novidade foi a inclusão do autor gaúcho Dyonélio Machado e da autora contemporânea Ruth Guimarães.

Fuvest 2026

Para 2026, você pode ver que Machado de Assis continua sendo unanimidade. Então, apesar da inclusão de novos autores, não esqueça de estudar também os canônicos!

  • Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga
  • Primeiros Cantos – Gonçalves Dias
  • Várias Histórias – Machado de Assis
  • Os ratos – Dyonélio Machado
  • A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós
  • Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
  • Água Funda – Ruth Guimarães
  • Amar, Verbo Intransitivo – Mário de Andrade
  • Dois irmãos – Milton Hatoum

Quer conhecer um pouco mais sobre os autores que aparecem nas listas de leituras obrigatórias da Fuvest? Temos vários artigos que podem te ajudar:

Quais são os assuntos mais cobrados de cada disciplina na Fuvest?

Alguns assuntos são figurinhas carimbadas e costumam ser tema da maioria das questões. Por isso, é bom saber quais são e focar neles na hora de se preparar para a prova.

A seguir veja quais são os mais cobrados levando em consideração cada disciplina. 

Matemática

Não chegue no dia da prova sem saber funções,  geometria, analisar gráficos e tabelas. Também  foque em dominar a matemática básica, como potenciação e frações, pois será a base para resolver a maior parte das questões.

No geral, não chegue ao dia da prova da Fuvest 2025 sem saber os assuntos abaixo:

Dê também uma atenção especial aos temas abaixo:

  • Semelhança de triângulos
  • Teorema de Pitágoras
  • Teorema dos senos e cossenos
  • Geometria plana
  • Equações de reta e de circunferência
  • Geometria analítica
  • Geometria espacial

Língua portuguesa

A Fuvest geralmente divide as questões de português em literatura (predominante), gramática e interpretação de texto.

Sendo que a parte gramatical costuma ganhar mais destaque na segunda fase do exame. Até porque a Fuvest tem uma lista de leitura obrigatória e prioriza abordá-las em suas 

A seguir veja os assuntos mais cobrados e aproveite para resolver os exercícios de cada assunto, basta clicar nos links!

Literatura

Você já sabe! Para responder às questões de literatura é fundamental ler todos os livros da lista de leituras obrigatórias para Fuvest 2025. Então, vamos deixar mais uma vez aqui embaixo para você não correr o risco de deixar passar batido:

Mas seja esperto! Estude os outros assuntos também, principalmente literatura contemporânea, os artigos abaixo podem te ajudar:

Física

A primeira coisa que você deve saber, é que a prova de física da Fuvest é mais conteudista, ou seja, foca mais teoria e utiliza muito pouco fatos atuais ou do dia a dia. Então, prepara-se para mergulhar no estudo sobre os temas baixo:

Química

Diferentemente de outros vestibulares, os enunciados da Fuvest costumam ser claros e ir direto ao ponto, sem pegadinhas. Outro ponto positivo é que não há textos longos e só são passadas informações necessárias.

Logo, basta ficar atento aos dados químicos que são fornecidos e a interpretação correta da questão. No mais, geralmente as questões trabalham vivências cotidianas, da natureza, casa, cozinha.

Importante: não chegue ao dia da prova da Fuvest 2025 sem dominar entalpia, estequiometria, equilíbrio químico, pilha, eletrólise, radioatividade e funções orgânicas

Confira a lista completa do que mais cai em química a seguir:

Biologia

A Fuvest costuma relacionar os assuntos de biologia a temáticas atuais, como vacina e meio ambiente. Então, não se esqueça de se manter informado!

Grupos de animais, vegetais, novidades evolutivas e interpretação de árvores filogenéticas também são conteúdos bem explorados nas questões. 

Confira a lista completa do que você não pode chegar no dia da prova sem saber:

História

Se você está se preparando para o Enem e para a Fuvest 2025 ao mesmo tempo, cuidado! As abordagens relacionadas à história são diferentes. Enquanto o primeiro foca em assuntos ligados ao Brasil, a segunda prioriza temáticas mundiais.

Também é preciso estar por dentro das atualidades e conseguir relacionar presente e passado. Até porque há questões dissertativas.

Para te ajudar, listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em história:

Geografia

Não chegue a prova da Fuvest 2025 sem verdadeiramente dominar os assuntos. Pois, assim como acontece na prova de história, as questões costumam exigir um conhecimento mais teórico e menos interpretativo.

Então, sim! É bom que você lembre nomes e saiba diferenciar teorias. Mas, ainda assim, é fundamental saber ler e interpretar textos. Tanto para escrita quanto para entender os enunciados.

Para facilitar os seus estudos, separamos todos os assuntos essenciais de geografia. Confira:

Quais são os cursos mais concorridos da Fuvest?

Se tem uma coisa da qual você pode ter certeza, é que o processo de seleção para USP é um dos mais difíceis do país e que a concorrência é super acirrada. Só para a edição de 2024, foram 110.399 inscritos .

Desse total, 10.826 eram treineiros. Ou seja, fizeram só para testar o conhecimento e não estavam concorrendo a uma vaga. Mesmo assim, tirando esses estudantes, ainda restaram  99.573 na disputa por apenas 11.147 vagas.

É importante ressaltar que o número total de vagas é distribuído entre dois grupos: ampla concorrência (AC) e estudantes provenientes de escolas públicas (EP), além de pessoas autodeclaradas negras, pretas, pardas ou indígenas (PPI) que tenham cursado o ensino público.

Além disso, a disputa para a Fuvest 2025  também vai depender muito do curso que você escolheu. Pois, alguns são muito procurados, como medicina e odontologia. 

Confira abaixo quais foram os cursos mais concorridos em 2024 e a quantidade de candidato por vaga:

Os cursos mais concorridos da Fuvest 2024: Ampla concorrência

  • Medicina (São Paulo): 130,8 candidatos/vaga
  • Medicina (Ribeirão Preto): 109,0 candidatos/vaga
  • Medicina (Bauru): 93,0 candidatos/vaga
  • Psicologia (São Paulo): 68,2 candidatos/vaga
  • Relações Internacionais (São Paulo): 60,2 candidatos/vaga
  • Psicologia (Ribeirão Preto): 46,1 candidatos/vaga
  • Audiovisual (São Paulo): 42,1 candidatos/vaga
  • Publicidade e Propaganda (São Paulo): 33,9 candidatos/vaga
  • Medicina Veterinária (São Paulo): 33,1 candidatos/vaga
  • Design (São Paulo): 32,0 candidatos/vaga

Os cursos mais concorridos da Fuvest 2024: Egressos da rede pública

  • Medicina (São Paulo): 108,9 candidatos/vaga
  • Medicina (Ribeirão Preto): 67,2 candidatos/vaga
  • Medicina (Bauru): 64,5 candidatos/vaga
  • Psicologia (São Paulo): 56,4 candidatos/vaga
  • Relações Internacionais (São Paulo): 42,3 candidatos/vaga
  • Audiovisual (São Paulo): 38,2 candidatos/vaga
  • Medicina Veterinária (São Paulo): 31,1 candidatos/vaga
  • Design (São Paulo): 30,6 candidatos/vaga
  • Psicologia (Ribeirão Preto): 29,9 candidatos/vaga
  • Ciências Biomédicas (São Paulo e Ribeirão Preto): 28,2 candidatos/vaga

Os cursos mais concorridos da Fuvest 2024: PPI (pessoas autodeclaradas negras, pretas, pardas ou indígenas que tenham cursado o ensino público)

  • Medicina (São Paulo): 79,1 candidatos/vaga
  • Psicologia (São Paulo): 49,1 candidatos/vaga
  • Medicina (Bauru): 39,0 candidatos/vaga
  • Relações Internacionais (São Paulo): 30,8 candidatos/vaga
  • Medicina (Ribeirão Preto): 29,0 candidatos/vaga
  • Publicidade e Propaganda (São Paulo): 23,0 candidatos/vaga
  • Audiovisual (São Paulo): 20,8 candidatos/vaga
  • Design (São Paulo): 20,0 candidatos/vaga
  • Medicina Veterinária (São Paulo): 19,3 candidatos/vaga
  • Psicologia (Ribeirão Preto): 16,5 candidatos/vaga

Medicina: ingresso unificado para o vestibular da Fuvest 2025

Uma grande novidade no vestibular da Fuvest deste ano é que o ingresso para o curso de Medicina será unificado. Ou seja, os candidatos não precisarão escolher entre as cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. 

A escolha  agora será por ordem de preferência entre os seguintes campi: Faculdade de Medicina em São Paulo, a Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto e a Faculdade de Odontologia em Bauru. 

Simplificando, será preciso apenas indicar sua primeira, segunda e terceira opção.

Isso aumenta significativamente as chances, já que se você não tiver pontuação suficiente para um deles, talvez tenha para outro. 

Quanto às disciplinas obrigatórias para os selecionados para a segunda fase da Fuvest 2025, são elas: Biologia, Geografia, Física e Química.

Se você está se preparando para o vestibular da Fuvest 2025, é porque tem interesse em conquistar uma vaga na Universidade de São Paulo. No total, a USP disponibiliza aproximadamente 200 opções de cursos de graduação, distribuídos em seus diversos campi.

Portanto, é importante verificar essa lista para fazer uma escolha mais consciente e encontrar o curso que mais se adequa aos seus interesses e habilidades.

Confira a seguir quais são eles:

  • Administração
  • Arquitetura e urbanismo
  • Artes cênicas
  • Artes visuais
  • Astronomia
  • Audiovisual
  • Biblioteconomia
  • Biotecnologia
  • Ciências agrárias
  • Ciências Atuariais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Biomédicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências da Computação
  • Ciências da Natureza
  • Ciências dos Alimentos
  • Ciências Exatas
  • Ciências Físicas e Biomoleculares
  • Ciências Sociais
  • Design
  • Direito
  • Economia
  • Economia Empresarial e Controladoria
  • Editoração
  • Educação Física e Esporte
  • Educomunicação
  • Enfermagem
  • Engenharia
  • Aeronáutica
  • Engenharia Agronômica
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Bioquímica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Biossistemas
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Materiais
  • Engenharia de Materiais e Manufatura
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Física
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia Metalúrgica
  • Engenharia Naval
  • Engenharia Química
  • Estatística
  • Farmácia-bioquímica
  • Filosofia
  • Física
  • Física Computacional
  • Física Médica
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Geociências e Educação Ambiental
  • Geofísica
  • Geografia
  • Geologia
  • Gerontologia
  • Gestão Ambiental
  • Gestão de Políticas Públicas
  • História
  • Informática
  • Biomédica
  • Jornalismo
  • Lazer e Turismo
  • Letras
  • Marketing
  • Matemática
  • Matemática Aplicada
  • Matemática Aplicada a Negócios
  • Matemática Aplicada e Computação Científica
  • Matemática Aplicada e Computacional
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Meteorologia
  • Música
  • Nutrição
  • Nutrição e Metabolismo
  • Obstetrícia
  • Oceanografia
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda
  • Química
  • Relações Internacionais
  • Relações Públicas
  • Saúde Pública
  • Sistemas de Informação
  • Terapia Ocupacional
  • Têxtil e Moda
  • Turismo
  • Zootecnia

Escolheu a USP como a universidade dos seus sonhos mas não quer fazer o vestibular da Fuvest 2025? Então, conheça mais sobre ela:

Não dependa de vestibulares (bolsas de estudo com início imediato)

Às vezes a tentativa de prestar um vestibular é frustrante, mas, apesar de parecer o fim do mundo não conseguir uma vaga, é apenas uma sensação.

O mundo está cheio de possibilidades e nós estamos aqui para te mostrar isso!

Através do Beduka Bolsas, você pode entrar na faculdade com super descontos nas mensalidades. Tudo isso:

  • Sem exigir que você faça prova;
  • Sem solicitar a nota do Enem;
  • Sem analisar sua renda;
  • Sem pedir fiador.

Aumente agora mesmo suas chances de conseguir um trabalho melhor ou um estágio remunerado:

Obrigado por ler até o fim nosso texto sobre a Fuvest 2025. Sucesso e bons estudos!

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.