Enem

Áreas de conhecimento do ENEM – Dicas para acertar em cada uma

Áreas de conhecimento do ENEMÁreas de conhecimento do ENEM

A prova de múltipla escolha do ENEM é dividida em quatro cadernos: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Separamos algumas dicas para que você estude para essas quatro áreas.

Neste artigo vamos esclarecer como são divididas as áreas de conhecimento do Enem. É muito importante ter esse conhecimento, já que isso influencia na resolução de cada questão.

É claro que não temos somente essas informações. Nosso blog é atualizado diariamente com dicas para fazer os principais vestibulares do país. Siga no Facebook e no Instagram para não perder nada.

Veja a lista com os principais livros para o Enem 2019 e a lista com as leituras obrigatórias da Fuvest 2019. De todos os livros mencionados nessas listas já foi feito um resumo e análise. Confira!

Não só sobre filosofia, mas falamos sobre os temas que mais cobrados no ENEM de cada matéria. O artigo está imperdível, não deixe de ler.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

Quer descobrir quais são e como estudar para as 4 áreas do conhecimento do ENEM?

Em 2009, quando o Enem foi repensado, ele foi inovador no modelo de apresentação das disciplinas.

A maioria, senão todos os vestibulares, apresentava cada disciplina isoladamente. Porém, o Enem passou a operar com conceitos de áreas de saber, ou áreas do conhecimento.

Cada um desses conjuntos é formado por disciplinas que se relacionam. No Exame Nacional do Ensino Médio as áreas do conhecimento são 4. Veremos cada uma detalhadamente.

Dica: mude a forma de pensar cada disciplina, não a mantenha isolada em seu universo, sem conversar com as outras. O estudo já tem que visar a intertextualidade, a relação entre os temas, por exemplo, entre filosofia e história.

Descubra agora quais são as 4 áreas do conhecimento do ENEM e como estudar para cada uma.

Áreas de conhecimento do Enem

O que você aprende no Ensino Médio de forma separada é unido nas quatro áreas de conhecimento do Enem. Cada uma abrange um número de disciplinas. Veja a lista e a lógica que envolve o agrupamento delas. Isso vai ajudar a acertá-las.

Linguagens, códigos e suas Tecnologias

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Literatura
  • Educação Física
  • Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Artes

Essas disciplinas tornam o aluno apto a aplicar tecnologias de comunicação e da informação na escola. E não só, também no trabalho, na igreja e onde mais for relevante para a vida.

Cobra-se o conhecimento de uma língua estrangeira para que o aluno tenha acesso a mais informações, mesmo as não traduzidas.

Em relação às artes e à educação física, o aluno é movido a compreender a linguagem corporal, os saberes culturais, a analisar, interpretar e aplicar os diversos usos expressivos da linguagem e, por fim, a usar o português como uma língua materna geradora de significados e integradora da sociedade.

Veja como estudar Linguagens e ter uma boa nota

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

O aluno deve compreender que há elementos culturais constitutivos da identidade; compreender que os espaços geográficos mudam e se transformam por causa das relações de poder; compreender o papel das instituições sociais e suas relações com a política e a economia; entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto na sociedade; e valorizar a cidadania e a democracia a partir de conhecimentos históricos e filosóficos.

Como estudar história para o ENEM?

Como estudar Geografia para o ENEM?

6 assuntos de filosofia que mais caem no ENEM

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Física
  • Química
  • Biologia

O aluno deve compreender que as ciências naturais e suas tecnologias têm papéis importantes nos processos de produção e no desenvolvimento da economia da sociedade. Essas ciências devem ser percebidas em diferentes contextos, serem associadas a intervenções que degradam ou conservam o meio ambiente e a processos produtivos na sociedade.

Deve também compreender as interações entre os organismos e a saúde humana, relacionar conhecimentos científicos a aspectos culturais; e apropriar-se da biologia, física e química para resolver problemas e propor soluções.

Resumo de Física – O que mais cai?

Resumo de Química – O que mais cai?

Resumo de Biologia – O que mais cai?

Matemática e suas Tecnologias

  • Matemática (Aritmética e Geometria)

O aluno deve ser capaz de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Entender a realidade por meio do conhecimento geométrico, das noções de grandeza e medidas. Solucionar problemas cotidianos com raciocínio lógico, resolver problemas envolvendo variáveis socioeconômicas ou tecno-científicas e interpretar informações por meio de gráficos e tabelas.

Dicas de Matemática para o ENEM

Como aprender Geometria?

Como são as provas das áreas de conhecimento do Enem?

Todas as quatro áreas do conhecimento terão 45 questões cada uma. As questões são fechadas (objetivas), ou seja, de múltipla escolha e com 5 alternativas em cada. Elas variam o grau de dificuldade, indo de fácil e passando por média até difícil, ou muito difícil.

Em 2018, no primeiro dia de prova, no caderno que abriu o exame constavam as áreas “Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação” e “Ciências Humanas e suas tecnologias”.

Como nesta prova além das 90 questões ainda havia uma redação para ser feita, o tempo dado para fazer tudo e preencher o gabarito foi de 5h e 30 mim.

Basicamente são 3 minutos para cada questão e 1h para a redação, sem contar o tempo gasto fazendo o rascunho ou preenchendo o gabarito.

No segundo dia, o caderno de provas continha as áreas “Ciências da Natureza e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”. Como não há redação nesse caso, o tempo para a realização foi de 5h.

Sobre a redação

Nela o aluno tem que discorrer sobre um tema descoberto na própria prova no dia da avaliação. Ela deve ser dissertativa argumentativa e ter no máximo 30 linhas.

As provas são realizadas em dois domingos seguidos, para que se torne menos cansativo fazer o exame, afinal haverá uma semana entre um e outro. A redação é feita no primeiro domingo.

Em 2018, 5,5 milhões se inscreveram no Enem, 18% a menos do número de inscritos em 2017.

Aprenda como começar uma redação com exemplos nota 1000

Como é a cobrança do aluno, em relação às áreas de conhecimento do Enem?

O Enem prefere exigir muito do aluno na interpretação de textos, por isso cada questão é acompanhada de um texto base, não sendo simplesmente uma pergunta direta. Até algumas questões de matemática podem ser respondidas com leitura atenta do texto ou com análise de gráficos.

As questões são também intertextuais e multidisciplinares. Isso significa que para muitas delas é preciso ter conhecimento de outras áreas para respondê-las.

Veja esse exemplo, que pode ocorrer na prova de Ciências da natureza e suas tecnologias: A questão pode abordar compostos biológicos (Biologia), que podem ser transformados em plástico em alguma indústria (Química) e quais são as condições de pressão e temperatura ideais para a transformação desse material (Física).

Além disso, já que você terá de escrever uma redação se for fazer o Enem, poderá também usar algo que se encaixe bem, que tenha lido na prova de ciências humanas, extraindo informações de história, geografia ou filosofia.

Viu como as disciplinas não são isoladas? A áreas de conhecimento do Enem estão interligadas, logo não separe as disciplinas em compartimentos, antes as relacione para ir bem na prova.

Treine com o Simulado Beduka, totalmente online e gratuito. Faça quantas vezes quiser.

Como se estuda para as 4 áreas de conhecimento do Enem?

Por tudo que já dissemos, as disciplinas devem ser estudadas ao mesmo tempo em que são relacionadas a outras, como em uma teia.

O MEC (Ministério da Educação) quer analisar sua capacidade de associar o que aprendeu no Ensino Médio e além disso, perceber cada uma nas ações do dia a dia. Você só fará uma boa prova com essa visão global dos saberes.

Dicas:

1. Inicie os seus estudos com muita antecedência. A prova é em novembro e em janeiro você já deve começar a pincelar algumas coisas e se organizar. Em fevereiro, com o retorno às aulas a rotina de estudos deve ser muito mais intensa. (Use nosso Plano de Estudos gratuito)

2. Acompanhar as notícias sobre o que está acontecendo no Brasil e no Mundo, pois há questões de atualidades, ou seja, sobre acontecimentos atuais relacionados a todas as disciplinas. E lembre-se, o tema da sua redação poderá ser algo que foi noticiado e muito comentado.

3. Fazer simulados, principalmente realizar as provas dos anos anteriores. Assim é possível ter familiaridade com o modelo de prova, com o cansaço que ela gera, etc.

  • Temos um Simulado totalmente online e gratuito, para que você treinar quantas vezes quiser. O seu resultado é revelado assim que terminar de responder e é possível escolher as questões de quais áreas de conhecimento do Enem você quer fazer.

4. Retomando o tema da redação, treine-a sempre que puder, já no modelo dissertativo-argumentativo. Peça a um professor para corrigir e vá aprimorando.

5. Fez muitos exercícios? Onde percebeu que sentiu mais dificuldade? Bem, é justamente aí que você precisa se esforçar mais, principalmente se o dia da prova já estiver se aproximando.

6. Não use celular quando for estudar. Você sabe muito bem quanto tempo ele é capaz de tirar dos seus estudos. Com ele por perto a distração é um risco quase certo. Treine sem ele, afinal, no dia da prova seu aparelho estará guardado.

Siga essas dicas com seriedade e quem sabe no próximo ano você já não estará em uma faculdade?

Saiba como são corrigidas as provas do ENEM

Já ouviu falar do TRI?

É um sistema de análise chamado Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o seu desempenho na prova. Ele é capaz de detectar a ocorrência de “chutes” e de acertos.

A nota do ENEM não é simplesmente calculada por acertos e erros. Caso você acerte questões difíceis e erre questões fáceis, terá menos pontos, afinal não é muito lógico isso neh? Quem erra a fácil acertou a difícil chutando. Bem, é isso que a Teoria de Resposta ao Item pensa.

Já as redações são corrigidas manualmente mesmo, por mais de um professor especialista, normalmente dois.

Cinco critérios são avaliados:

  • Domínio da norma padrão culta
  • Compreensão da proposta de Redação
  • Seleção e organização das informações;
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
  • Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Todas as notas são dadas separadas. Cada área do conhecimento vale mil pontos e a redação também. Depois é feita uma média geral das 5 e tem-se uma nota final.

Onde usar o resultado das provas do ENEM

Basicamente, você pode usar a nota do ENEM no SISU, no PROUNI, no FIES e em INGRESSO DIRETO.

Para isso temos um artigo super completo. Se já terminou de ler sobre as áreas de conhecimento do Enem, vale muito a pena dar uma conferida:

Com o resultado do Enem, no site beduka.com você compara sua nota com as notas de corte do Sisu e do ProUni de 2018. Basta pesquisar pelo seu curso e conferir as faculdades que o oferecem.

Aprenda muito mais com o Beduka!

Faça simulados para o ENEM e leia muitas matérias com dicas para os vestibulares no nosso blog. Também falamos sobre as profissões, sobre os cursos universitários e muito mais. Além de falar sobre as áreas de conhecimento do Enem, temos também exercícios para você se preparar.

Saiba no nosso site a nota de corte do SISU e do PROUNI para cada curso em cada faculdade de uma forma super fácil! Acesse Beduka.com

Temos um canal no YouTube com vários profissionais explicando como é viver a profissão escolhida no dia a dia e ainda dizendo como está o mercado.

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos totalmente online e gratuito. Faça sua busca já! Encontre o melhor lugar para você estudar, com as melhores avaliações do MEC e dos alunos.

Veja também os valores das mensalidades das instituições, seja presencialmente ou EAD.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador