Enem

Enem 2024: inscrição, requisitos e o que estudar. Veja o calendário!

Enem 2024 O que você precisa saber

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou em 1998, como uma prova aplicada em todo o país, usada para medir o conhecimento escolar, mas em 2004, passou a servir como vestibular para entrar em universidades públicas e privadas. 

A partir de 2010, o Enem, gradativamente, passou a trilhar uma jornada de integração com os demais programas educacionais do governo: Sisu, Prouni e Fies

Atualmente, utilizando únicamente a nota do Exame do Ensino Médio, um vestibulando pode conseguir sua vaga em faculdade pública, bolsas de 50 ou 100% de desconto em faculdades privadas ou financiamento das mensalidades sem juros.

A prova tem 180 questões divididas em quatro áreas do conhecimento e uma redação dissertativa argumentativa. O edital do Enem 2024 ainda não saiu, mas tomando o retrospecto dos anos anteriores como base, as inscrições devem ser abertas em maio e os dias da prova devem ser 3 e 10 de novembro.

Neste artigo, nós nos comprometemos a te informar tudo que há de mais importante para saber sobre o Enem 2024. Prepare-se para descobrir o que estudar, como se preparar, quais as principais datas, como se inscrever, onde buscar informações e até como não pagar a inscrição. Clique em um dos tópicos e vá direto para o que quer saber primeiro…

E ainda temos uma novidade! Nós lançamos um Cronograma de Estudos para o Enem todo ano com todas as matérias que você precisa estudar e muito mais. Venha garantir o seu!

O que é o Enem e para que ele serve?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo o país. Essa prova é usada para medir o conhecimento escolar dos alunos e comparar com o ideal que foi projetado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão desse ministério que executa e organiza o Enem, então é importante ficar de olho no seu site oficial. Muitas informações importantes foram tiradas de lá.

Além disso, desde o ano de 2010, serve como “vestibular” da maioria das universidades públicas. O Enem 2024 seguirá essa mesma lógica.

Vestibular é uma prova que se aplica para saber se o estudante tem o mínimo necessário para começar um curso superior (uma graduação).

Antigamente, se um aluno queria prestar mais de um vestibular para tentar vários cursos e instituições, deveria pagar todas as taxas de inscrição. Ele também devia realizar cada uma das diferentes provas nos locais de cada universidade.

Porém, desde 2010, o Brasil adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso significa que agora só se deve fazer a prova do Enem e entrar no Sisu para ver virtualmente em quais universidades e cursos você poderá se matricular!

Além de servir como medidor e vestibular, a nota obtida no Enem pode ser usada para obter uma bolsa em universidades particulares ou financiamento do governo. Isso é possível quando a nota é aplicada no Prouni ou no Fies.

Como será a prova do Enem 2024?

A prova do Enem é composta por duas partes:

  • 180 questões objetivas (fechadas): são subdivididas em 45 de cada área do conhecimento (Exatas, Humanas, Linguagens e Natureza).
  • 1 produção de texto: do gênero redação dissertativa argumentativa.

Ela é realizada em 2 dias de prova, sendo que em 2009 era feita em um mesmo final de semana (sábado e domingo). Porém, a partir de 2017, tem sido realizada em dois domingos seguidos. Ou seja, com o intervalo de uma semana entre as provas.

Na edição de 2020, o primeiro dia de prova foi sobre Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. Já o segundo dia tratava sobre Ciências Exatas e da Natureza.

Sua duração máxima é de 5 horas por dia e é importante lembrar que ela só acontece uma vez por ano. Então é bom deixar o cronograma em dia e ficar de olho nas datas!

Como funciona o Enem?

Todas as informações sobre o Enem vêm do governo federal e chegam até nós quando os editais e as portarias sobre o exame são publicados. Mas tem umas coisinhas que já são certas e não precisar esperar a data do edital do Enem para saber.

O Enem 2024, assim como em todas as edições desde 2017, será aplicado em dois domingos consecutivos e é composto por questões de múltipla-escolha nas áreas de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; 
  • Matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia de aplicação da prova, você vai enfrentar as questões de linguagens, ciências humanas e redação. Os assuntos cobrados no Enem são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Já o segundo dia de prova aborda conteúdos das áreas de ciências da natureza e matemática.

Para participar da prova é muito simples. Todo o processo é pelo site do Inep. Você só precisa fazer seu cadastro e se inscrever para fazer a prova. Vale lembrar que o período para inscrições é limitado, então preste atenção aos prazos. 

Sua inscrição termina quando você paga a taxa de participação. Ela costuma flutuar em torno de R$80,00. Uma vez inscrito, basta seguir com seus estudos até o final do ano. Estando a uma ou duas semanas da prova vai ficar disponível o cartão de confirmação.

Esse é, provavelmente, o documento que mais te interessa como participante porque ele contém o seu número de inscrição e o seu local de prova. Você também tem acesso a ele por meio do site do Inep. 

A partir daí, basta chegar ao seu local no dia e antes dos portões fecharem. Faça a melhor prova que você puder, pegue o gabarito e aguarde o resultado.

Com a pontuação do Enem 2024 em mãos, você terá mais de uma alternativa para tentar uma vaga na faculdade. As principais são: o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Para conhecer melhor os 3 programas leia os artigos abaixo: 

Datas importantes para o Enem 2024

O edital do Enem 2024 ainda não foi divulgado, mas quando for, vamos atualizar as datas abaixo com todas as informações que você está buscando. Então salve esse texto nos seus favoritos. 

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

  • Inscrições: não divulgado
  • Pedido de isenção de taxa: não divulgado
  • Pagamento das inscrições: não divulgado
  • Pedido de atendimento especializado: não divulgado
  • Divulgação do local de prova não divulgado
  • Provas: não divulgado
  • Divulgação do gabarito: não divulgado
  • Resultados: não divulgado

Quem pode fazer o Enem?

De uma forma geral, qualquer pessoa matriculada no Ensino Médio ou que já o tenha terminado pode fazer o Enem. Contudo, prometemos que vamos te dar todas as informações mais importantes, então vamos aos detalhes:

Com quantos anos posso fazer o Enem? Tem idade máxima ou mínima?

Essa é uma das primeiras dúvidas que surgem. A resposta para isso é simples: não existe uma idade máxima ou mínima para quem pode fazer o Enem. 

Já que não há regras de idade, basta fazer o cadastro certinho. Porém, para conseguir isso, você precisa estar com os documentos de identificação em mãos (CPF, principalmente).

Menores de idade que já se formaram no Ensino Médio ou adultos que passaram dessa fase há muitos anos podem sim fazer a prova! Até idosos podem realizar o exame.

Só tem uma diferençazinha para quem tem menos de 18 anos: se não tiver concluído o Ensino Médio, a nota não poderá ser usada para entrar na faculdade. Mas a prova pode ser feita como experiência e diagnóstico! Quem opta por essa alternativa é chamado de treineiro. Vamos falar sobre eles mais à frente.

Presos podem fazer o Enem?

Sim! A população carcerária pode participar da prova. Só que existe uma edição própria chamada PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade). 

Ele acontece em um período específico e tem algumas regras de inscrição diferentes, mas a prova em si segue o mesmo esquema. Tem o mesmo tamanho, duração, divisão por áreas e o mesmo grau de dificuldade! 

Pessoas com deficiência podem fazer o Enem?

Claro! A inclusão de deficientes já foi tema até de redação

De acordo com o edital do exame, as pessoas com deficiência física e/ou mental podem fazer o Enem 2024, como puderam nas edições passadas, mas eles precisam solicitar atendimento especializado em certos casos:

  • Baixa visão
  • Cegueira
  • Visão monocular
  • Deficiência física
  • Deficiência auditiva
  • Surdez
  • Deficiência intelectual (mental)
  • Surdocegueira
  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Autismo
  • Discalculia

Essa solicitação é feita bem na hora da inscrição, e não pode ser alterada depois que o prazo acabar. Então é bom ficar de olho!

Dependendo de qual for a necessidade solicitada, o atendimento especial conta com:

  • Prova em braile
  • Tradutor-intérprete de Libras
  • Prova com letra ampliada
  • Guia-intérprete
  • Auxílio para leitura
  • Auxílio para transcrição
  • Leitura labial
  • Tempo adicional
  • Sala de fácil acesso e mobiliário acessível

Grávidas e lactantes podem fazer o Enem?

Não há nenhuma restrição para grávidas participarem do Enem 2024, mas é sempre bom que a mulher peça a sugestão do seu obstetra, porque a prova é bem longa! 

O mesmo serve para quem está amamentando. Só que nesse caso, terá que solicitar atendimento específico e levar um acompanhante adulto no dia da aplicação do exame. 

Ele vai ficar em outra sala cuidando da criança enquanto a mãe faz a prova, pois eles não podem entrar na sala de prova. Então a mãe sairá para ir amamentar quando for necessário!

Quem está hospitalizado pode fazer o Enem?

Depende da situação da pessoa hospitalizada. Isso é permitido quando se trata de um estudante que está fazendo um tratamento de longa duração e esteja apto. Também para qualquer pessoa hospitalizada e estável que seja escolarizada e fique no hospital.

Porém, é importante lembrar que não poderá fazer o Enem 2024 quem estiver internado nos dias do exame para realizar partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos.

Novamente e sempre, é preciso informar essa situação na hora da inscrição e solicitar o atendimento especial!

Idosos podem fazer o Enem?

Podem sim, quantas vezes quiserem. Inclusive, já dissemos que não há limite de idade. Mas se o idoso precisa de uma ajudinha para se locomover ou de uma prova com letra maior, ele tem que informar essa condição na hora da inscrição!

Quem estuda em escola particular pode fazer o Enem?

Com certeza! Essa prova não tem a ver com condição social. Ela é para todos os estudantes (sejam da rede pública ou particular).

Só que tem um detalhe: os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública e os que estudam em escola particular com bolsa podem pedir a isenção de taxa do Enem.

Quem não concluiu o ensino médio pode fazer o Enem?

Pode sim, afinal, quem está no 1° e no 2° ano ainda está concluindo. Quem já concluiu o Ensino Médio há alguns anos (como os trintões e quarentões) também também pode fazer o Enem 2024.

Agora, se tem algum adulto que não tem ensino fundamental completo ou ensino médio completo, o correto é que ele faça a prova do Encceja!

Quem já tem ensino superior pode fazer o Enem?

Diferentemente de outros programas governamentais, o Enem pode sim ser feito por quem já tem uma graduação. Inclusive, não importa se essa graduação foi em instituição privada ou pública.

Bom, essas foram as dúvidas principais, mas tem muitas outras que respondemos no nosso artigos específico sobre quem pode fazer o Enem. Leia-o para ter ainda mais informações.

Como se inscrever no Enem 2024?

Para se inscrever no Enem é bem simples. Nós fizemos um artigo explicando detalhadamente o passo a passo da inscrição

Mas calma, não vamos te deixar sair daqui sem o passo a passo. Aqui está…

1. Acesse o site do Inep: Para realizar a inscrição do Enem, você deverá acessar o portal oficial do Exame.

2. Insira seus dados: Na tela inicial do portal do Enem serão solicitados o número do CPF e a data de nascimento do participante. Após fornecer essas informações, o candidato deve preencher uma ficha com seus dados pessoais, como endereço, número de identidade, etc.

3. Senha: Depois que a ficha de dados for preenchida, o candidato deverá criar uma senha que contenha entre 6 e 10 caracteres. É importante guardar essa senha, pois você precisará dela para acessar seu resultado e para participar dos processos seletivos feitos através do Exame. 

4. Atendimento Especial: Nessa seção o candidato deve informar se necessita de atendimento especializado para realizar o Exame.

5. Língua Estrangeira: Nessa parte, o candidato deverá escolher um idioma – inglês ou espanhol – para responder 5 questões no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Além disso, após escolher a língua estrangeira, é necessário selecionar em qual cidade você deseja realizar a prova.

6. Ensino Médio: É necessário que o candidato coloque algumas informações relacionadas à sua situação no Ensino Médio.

7. Questionário Socioeconômico: O Enem solicita que todos os candidatos respondam à um questionário socioeconômico que conta com questões sobre renda e seu grupo familiar.

8. Finalização da inscrição no Enem 2024: Feito todos esses passos, o candidato deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento especificada. Caso contrário a inscrição no Enem será cancelada. 

Espera… precisa pagar o Enem?!

Precisa! Esse boleto é a única parte paga do Enem, pois é preciso cobrir os custos de se organizar uma prova nacional, impressa e em instituições limpas e organizadas com profissionais treinados.

O valor dessa taxa varia a cada ano e é divulgado no Edital do Enem, disponibilizado anualmente no portal oficial do Exame. Em 2018 custou R$ 82,00 e em 2019, 2020, 2021 e 2022 e 2023 custou R$ 85,00.

Para o Enem 2024 a tendência é que esse valor permaneça, mesmo que ainda não tenha sido confirmado pelas autoridades, mas esteja preparado para pagar qualquer valor em torno de R$80,00 até R$90,00.

Mas como fazer o pagamento? 

Existem 3 formas de pagar a sua inscrição: 

  • qualquer agência bancária;
  • casas lotéricas;
  • agências do Correios.

Vale dizer que não é possível parcelar o valor da inscrição, nem pagar com cartão de crédito. Além disso, se você pagar a taxa, mas não for fazer a prova, não haverá reembolso.

Mas é bom você saber, que tem como não precisar pagar nada para participar da prova. Quer saber como? Siga a leitura.

Como pedir isenção de taxa do Enem?

É sabido que existem pessoas que querem ingressar em uma universidade pública mas não tem condições de pagar a taxa, pois faria falta na renda mensal da família.

Por isso, é possível se isentar do pagamento da taxa de inscrição do Enem. Para isso, o estudante deve atender alguns critérios estabelecidos pelo MEC. São eles:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública (isenção automática, porém é necessário solicitar no site);
  • Ter cursado todo o nível médio em instituição privada com bolsa integral e comprovar renda familiar mensal igual ou menor do que um salário mínimo e meio por membro da família (de acordo com termos da lei 12.799);
  • Se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Agora, se você se encaixa nos padrões acima, veja o passo a passo para pedir a isenção: 

  1. Acesse a Página do Participante.
  2. Informe seu CPF e a data de nascimento e inicie a solicitação.
  3. Veja se você está em algum grupo contemplado pelo benefício.
  4. Aceite os termos caso você se encaixe.
  5. Preencha os dados pessoais.
  6. Preencha os dados referentes a sua escolaridade.
  7. Indique se você tem o NIS (Número de Identificação Social).
  8. Confirme as informações.
  9. Preencha o questionário socioeconômico.
  10. Forneça o seu melhor email e o número do celular para contato.
  11. Escolha uma senha, que deve ser a mesma para se inscrever no Enem.
  12. Confirme as informações e termine a solicitação.

O pedido de isenção é feito antes mesmo das inscrições do Enem 2024, então fique atento! Mas saiba que o seu pedido ainda pode ser negado. Nesse caso, não se desespere. Você pode pedir um recurso. 

Ainda é bom alertar que se você conseguir a isenção, mas não comparecer à prova, precisará justificar a sua ausência. Caso não o faça, perderá o direito à isenção para o Enem do ano seguinte.

Tratamos sobre esse assunto no nosso artigo sobre como pedir a isenção do Enem.

Como se preparar para a prova?

Nós já fizemos um artigo completo sobre as dicas para se preparar para a prova do Enem! Nele, citamos 10 conselhos gerais explicados com exemplos. Nós também já fizemos um artigo especial com 7 dicas para o Enem 2024 levando em conta a sua saúde física e mental antes da prova.

Aqui, vamos te falar todos os métodos que recomendamos e você pode aprender mais sobre eles lendo os textos que citamos acima. Vamos lá!

Como se preparar para a prova do Enem?

1. Leia o Edital do Exame

No edital do Enem se encontram todas as informações e todos os detalhes relacionados à prova. Você pode encontrar o edital no site oficial do inep, mas saiba que a cada edição eles publicam um novo edital. Por isso, fique sempre se atualizando!

No edital constam algumas informações como:

Dentre várias outras informações importantes!

2. Analise em quais matérias você possui mais dificuldades

É importante que você faça uma listagem e separe aquelas matérias que exigirão mais dedicação na hora de estudar. Após fazer essa listagem, separe um maior tempo para estudar essas matérias. 

3. Organize-se com um plano de estudos 

Nesse ponto o Beduka consegue te dar uma mãozinha! Nós possuímos um Cronograma de estudos para o Enem 2024  que vai te ajudar a se organizar da melhor forma, planejar os seus estudos, anotar quais matérias já estudou, etc.

A criação de um plano de estudos tem como objetivo fazer com que você crie uma rotina e a siga até o dia do Enem. É importante também que você deixe o último mês livre para revisar todas as matérias que estudou.

4. Leia sobre atualidades

É extremamente importante que o estudante que irá fazer a prova do Enem se mantenha informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Manter-se informado é importante, pois as atualidades ocupam um espaço muito grande no Exame.

Para tirar uma boa nota no Enem 2024 o aluno precisa estar bem informado, ter capacidade argumentativa e saber se posicionar criticamente em relação à realidade.

5. Prepare-se para a redação

Mesmo que o aluno saiba falar sobre determinado assunto, não significa que ele irá conseguir uma nota boa. Isso porque há toda uma estrutura a ser seguida e é preciso ter boa articulação para passar as ideias para o papel.

Além da parte teórica, escreva muito como forma de treino. Lembre-se: a prática leva à perfeição. 

O Beduka possui um Guia completo da redação dissertativa argumentativa para te ajudar a se preparar. Além disso, também temos um artigo sobre como fazer uma boa conclusão. Confira!

6. Descubra a faculdade ideal

Uma dica muito importante de como se preparar para o Enem, é escolher qual curso você deseja fazer e onde. Dessa forma, você poderá consultar as notas de corte antigas em nosso site e ter uma noção maior de quanto precisará tirar no Exame no próximo ano. 

7. Faça simulados

A prova do Enem costuma ser interdisciplinar e contextualizada. Desde 2015, alguns especialistas notaram que as questões passaram a ser mais conteudistas, mas sem escapar do padrão anterior. 

É importante que o candidato se familiarize com o estilo de prova do Exame e para isso o Beduka possui um simulado gratuito que conta com questões das edições anteriores da prova. 

Ele pode ser feito de três maneiras:

  • por caderno,
  • por dia ou
  • de forma modular – onde a pessoa escolhe quantas questões de cada caderno ela deseja realizar.

Com o nosso simulado, você chegará bem preparado no dia prova!

8. Pesquise a correção das questões

Ao fazer o simulado ou qualquer outro exercício, não basta apenas listar quantas questões acertou ou errou. É importante saber o motivo da resposta de cada questão, principalmente daquelas que errou. Dessa forma, você poderá aprender a matéria fazendo exercícios e descobrirá exatamente em que ponto o seu raciocínio estava errado.

9. Estude em um lugar adequado

Dê preferência para lugares calmos, longe de distrações e em que você não será interrompido.  Mantenha seu espaço de estudos organizado e com tudo o que você precisa por perto – como livros, cadernos, apostilas. Dessa forma, você conseguirá ter um bom desempenho na sua preparação.

10. Leve mais de uma caneta preta e não esqueça seus documentos

O único material aceito ao fazer a prova do Enem são as canetas esferográficas de tinta preta, fabricadas com material transparente. Por isso, leve mais de uma caneta e confira antes se elas estão funcionando perfeitamente.

Além disso, não se esqueça de levar um documento de identificação original com foto. Lembre-se que o Enem não aceita documentos em mal estado ou sem foto. Separe tudo antes e deixe-os em um lugar visível para que você não se esqueça.

11. Chegue ao local de prova com antecedência

O INEP provavelmente divulgará os locais de prova do Enem 2024 em outubro. Se possível, visite o lugar antes e calcule quanto tempo você gasta até chegar nele. 

No dia da prova, saia de casa com antecedência. É importante lembrar que os portões dos locais de prova abrem às 12h e são fechados às 13h (horário de Brasília) e não há a menor possibilidade de conseguir entrar para fazer a prova depois disso.

Para saber como descobrir o local da sua prova, siga os passos:

  1. Acesse a Página do Participante.
  2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
  3. Insira seu CPF e a senha que cadastrou na inscrição.
  4. No menu lateral, clique em “Aplicação”.
  5. Em seguida, em “Local de Prova”.
  6. Dentro do chat, clique no botão azul “Local de Prova”.

Aproveite e salve esse texto: Como saber onde vou fazer a prova do Enem 2024.

Como chegar saudável para o Enem?

1. Durma bem na véspera dos dias da prova do Enem 2024

A prova do Enem é também uma prova de resistência que exige muito do aluno, tanto mentalmente, quanto fisicamente. 90 questões em cada um dos dias de prova e a redação cansam muito, afinal a prova tem 5h de duração. Se você quer se sair bem, é melhor dormir bem na véspera dos dias da prova e chegar descansado.

2. Relaxe e não estude na véspera

Você provavelmente já passou meses estudando para a prova do Enem, então dê uma pausa e não estude na véspera do dia da prova. Isso pode acabar te deixando mais ansioso e atrapalhar o seu sono, o que é pior. Faça atividades que te relaxem e que controlem a sua ansiedade.

3. Alimente-se bem 

É importante que você não coma nada pesado. Alimente-se de forma saudável e balanceada. Uma alimentação leve fará com que você aguente fazer toda a prova e você não se sentirá mal durante as 5 horas em que ficará em sala. 

4. Use roupas confortáveis

Quando for escolher sua roupa para ir fazer a prova, lembre-se que você ficará sentado durante 5h em uma sala de aula. Por isso, use roupas e sapatos confortáveis e que não te incomodem. Também leve um casaco para o caso de fazer frio.

5. Leve água e lanches leves

Beba bastante água nos dias que antecedem a prova do Enem para que você não fique desidratado. Além disso, é importante levar uma garrafa de água – transparente e sem rótulos. Leve também alguns lanches leves. Frutas ou castanhas são uma excelente opção.

Quais são as matérias que mais caem no Enem?

Como dissemos, o Enem 2024, assim como todos os outros, é dividido em 4 grandes áreas: 

  • Natureza (Física, Biologia e Química);
  • Exatas (matemática);
  • Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • Linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira, literatura e produção textual).

Essa é uma prova bem extensa e isso gera muita insegurança nos alunos. São muitos os conteúdos que vemos ao longo de três anos. Como saber o que irá cair?

Temos uma notícia boa e outra mais ou menos…

A verdade é que ninguém sabe exatamente o que irá cair, até porque o Enem avalia habilidades e competências, não conteúdos em si. E ele é feito de forma secreta, só é revelado no momento da prova mesmo.

A boa notícia é que há um padrão e recorrência de certas matérias nas provas anteriores. Isso significa que há matérias que sempre caem ou que aparecem com mais frequência e chances de se repetir! 

Veja agora os assuntos que provavelmente estarão no Enem 2024 de cada matéria. Se já souber aquelas que você quer estudar primeiro, é só clicar nas opções abaixo.

Assuntos que mais caem no Enem – Matemática

Os assuntos de Matemática que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

  • Problemas de 1º e 2º graus
  • Grandezas proporcionais e médias algébricas
  • Porcentagem e Matemática Financeira 

Matérias que mais caem no Enem – Linguagens

Os assuntos de Linguagens que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Linguagens ainda se desdobra para Língua Estrangeira. Nesse caso, podemos te ajudar a estudar com nossos artigos abaixo:

E o que mais cai de Literatura?

É importante dar atenção aos livros mais citados na prova:

Além disso, é bom conhecer ao menos o básico de cada movimento literário. Contudo, costumam ser mais frequentes:

Assuntos que mais caem no Enem – História

Os assuntos de História que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Assuntos que mais caem no Enem – Filosofia e Sociologia

Os assuntos de Filosofia e Sociologia que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Filosofia:

Sociologia:

Assuntos que mais caem no Enem – Geografia

Os assuntos de Geografia que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Assuntos que mais caem no Enem – Física

Os assuntos de Física que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Assuntos que mais caem no Enem – Biologia

Os assuntos de Biologia que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Assuntos que mais caem no Enem – Química

Os assuntos de Química que provavelmente estarão no Enem 2024 são:

Nós temos um artigo completíssimo que detalha todos os assuntos que mais caem no Enem por cada matéria que vemos na vida escolar + resumos que te ajudarão a estudá-los!

Como é a redação do Enem 2024?

A redação do Enem é muito temida por alguns estudantes, mas nós só tememos aquilo que não conhecemos! Então conheça como ela é:

O primeiro passo é saber que a redação do Enem sempre tem sido no gênero dissertativo argumentativo, que é marcado por ter três partes com funções específicas (Introdução, desenvolvimento e conclusão).

Além disso, ela precisa ter a argumentação bem feita em torno de um posicionamento de quem escreve. Ela costuma ser feita em 3 ou 4 parágrafos. Tome cuidado para não se empolgar demais! O tamanho mínimo é de 7 linhas e o máximo é de 30 linhas.

No final ou no meio do caderno de provas vem uma página com o tema da redação e alguns textos de apoio que são usados como inspiração de posicionamento. Não os copie e lembre-se de abordar a frase-tema inteira!

É preciso se conformar com a ideia de que o tema da redação só é conhecido na hora da prova, mas isso não significa que você deva ficar à mercê. Os possíveis temas apresentam um padrão de serem algo social e relacionado às atualidades.

Outro ponto importante é saber que não adianta ter as melhores ideias se não souber passar isso para a linguagem escrita formal. Portanto, é preciso ter conhecimentos prévios de gramática:

Enfim, além de tudo isso nós ainda fizemos um artigo sobre os segredos da redação e o Guia Completo da Redação Enem!

Além disso, tome aqui uma lista de temas prováveis de cair na Redação do Enem 2024: 

  • Tema 1: Pobreza Menstrual
  • Tema 2: Os Desafios da Educação Híbrida no Brasil
  • Tema3: Superexposição aos meios digitais
  • Tema 4: Crise Hídrica no Brasil
  • Tema 5: O futuro das relações de trabalho no mundo pós-pandemia
  • Tema 6: A polarização do pensamento político no Brasil
  • Tema 7: Feminicídio e os 15 anos da lei Maria da Penha
  • Tema 8: Importância da vacinação
  • Tema 9: Doação de órgãos 
  • Tema 10: Depressão e suicídio
  • Tema 11: Sistema prisional brasileiro
  • Tema 12: Mobilidade Urbana
  • Tema 13: Porte de armas
  • Tema 14: Fake news
  • Tema 15: Consequência da pirataria
  • Tema 16: Trabalho escravo contemporâneo
  • Tema 17: Educação domiciliar
  • Tema 18: Ensino a distância
  • Tema 19: Violência Digital
  • Tema 20: Adoção

E também veja os temas das edições anteriores ao Enem 2024: 

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com a diferença

2008: Máquina de chuva da Amazônia

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016 – 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2016 – 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Agora que você tem essa lista de temas para treinar redação, já comece a praticar a sua escrita hoje mesmo!

Resultado do Enem 2024: Como acessar, como entender sua nota e o que fazer depois?

Como estamos falando de uma prova a nível nacional, o resultado demora em torno de 2 a 3 meses para ser divulgado, após a data da prova. 

Além disso, os que realizam a prova como treineiro têm acesso somente depois dos que “fazem valendo”, então costuma demorar mais 2 meses.

Na edição do Enem 2024 a data do resultado ainda não foi definida, mas será em janeiro de 2025 se seguir o padrão das demais edições. Agora, clique no menu abaixo para se informar sobre o assunto mais urgente para você:

Como acessar a nota do Enem? 

Para acessá-la não existe muito mistério. Você só vai precisar dos seus dados cadastrados na inscrição. O passo a passo é o seguinte:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o seu CPF e a senha cadastrada;
  • Entre no Boletim de Desempenho Individual.

Suas notas podem ser vistas neste Boletim. Elas estarão divididas por área do conhecimento, no caso: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.

O espelho da redação também é mostrado, junto de um informativo sobre em quais critérios você perdeu pontos.

Se tiver esquecido sua senha, leia nosso texto sobre como recuperar a senha do Enem. Você ainda consegue acessar a sua nota de anos passados do Enem caso tenha feito outras edições. No artigo abaixo nós explicamos como fazer isso: 

É bom informar que caso você não saiba como entrar na página do participante, estamos te deixando um texto explicando como fazer isso. 

Como entender a nota do Enem 2024?

Antes de mais nada, é preciso entender que quem faz o Enem recebe ao todo cinco notas, que são referentes às áreas do conhecimento. Assim, você receberá uma nota para:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Redação.

As questões têm como parâmetro, além dos conteúdos, as competências e habilidades que se espera do estudante na sua resolução de problemas. É isso que define o grau de dificuldade delas.

Para corrigir essas questões, o Inep utiliza um método muito próprio, conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI analisa um padrão de conhecimento por meio de três referências usadas como medida para a avaliação:

  • referência de discriminação: diferencia os participantes que detêm as habilidades cobradas na questão daqueles que não têm;
  • referência de dificuldade: é a referência da complexidade da questão;
  • referência de eventualidade: analisa a probabilidade de acerto sem o domínio da habilidade exigida.

Graças à TRI, a sua nota nunca será apenas a soma das questões certas. Ao menos não no sentido de quantidade. Vai ser preciso analisar o padrão dos acertos e a complexidade das questões. 

Também existem critérios específicos para entender a nota da redação. Para conhecê-los, leia nossos artigos sobre…

O que fazer com a sua nota do Enem 2024?

A sua nota do Enem é uma ferramenta. Mais especificamente, ela é uma chave que abre as portas do ensino superior. Existem 4 formas de fazer isso. 

Entrar em uma faculdade pública pelo Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa criado pelo Governo Federal. Nele, os estudantes disputam vagas nas universidades que o adotaram como vestibular, de maneira parcial ou integral.

A disputa é feita pelas notas que os candidatos tiraram no Enem. E para poder participar é preciso não ter zerado a redação.

  • A inscrição no Sisu é feita pelo site do programa. Para saber mais, veja o nosso artigo sobre como o Sisu funciona.

Ganhar uma bolsa de estudos em uma faculdade particular pelo Prouni

Sabemos que as vagas nas universidades públicas são muito concorridas. Mas elas não são a única opção para estudar e se formar naquilo que você tanto sonha.

O Prouni é outra forma de como ingressar na faculdade com a nota do Enem. Ele também é um programa do governo federal, só que voltado para a concessão de bolsas no ensino privado para estudantes de baixa renda.

As bolsas variam de valor, podendo ser parciais (50%) ou integrais (100%). A inscrição no Prouni é informatizada, e feita pelo site do programa. Também não é possível participar tendo zerado a redação e com pontuação menor que 450 pontos.

Financiar a mensalidade da faculdade particular pelo Fies

Com o Fies, você pode financiar seus estudos com juros baixos e outras vantagens. Por exemplo, as parcelas só começam a ser pagas após a conclusão do curso e elas não excedem 10% de sua renda. Mas para participar é preciso lembrar de que a redação não pode ter recebido nota zero. 

Usar a nota do Enem no vestibular tradicional

Esse método exige que você se informe sobre a faculdade em questão que você quer fazer. Ela pode, ou não, aceitar a nota do Enem. Se aceitar, dependendo da sua nota, você consegue entrar sem precisar fazer o vestibular da própria faculdade.

Também é necessário saber se essa faculdade já não está ofertando vagas pelo Sisu.

Posso fazer o Enem 2024 só para treinar? 

Pode sim! Nesse caso, você se enquadra na categoria de treineiro do Enem. O Inep define como “treineiro” Enem o participante que:

  • Concluirá o Ensino Médio após o ano de realização do Enem;
  • Não concluiu o Ensino Médio e não o esteja cursando.

O treineiro se inscreve para o Enem como qualquer participante. O processo é exatamente o mesmo. Ou seja, tem que acompanhar as datas, fazer a inscrição, pagar a taxa, verificar o local, enfim… fazer tudo como se fosse o Enem para valer a sua entrada na faculdade.

A prova é nos mesmos dias com os mesmos horários. As regras também são idênticas às dos participantes normais. Só uma coisa que muda: a data do resultado. Normalmente, as notas dos treineiros são divulgadas 2 meses após a disponibilização dos resultados dos não treineiros.

Sempre é bom lembrar que nesse caso você é um treineiro. O que quer dizer que está treinando. Logo, nem pense em usar a sua nota para entrar em qualquer faculdade. Ela serve unicamente como um medidor do seu desempenho. 

Dicas para quem vai fazer o Enem 2024

Nós do Beduka queremos muito te ajudar, então trouxemos outras dicas além das que já foram passadas ao longo deste artigo!

Fique conosco e confira ainda algumas dicas úteis para quem vai fazer o Enem:

Gostou de conhecer tudo sobre o Enem 2024 e como ele funciona? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso Cronograma de estudos!

Conheça ainda o Beduka Bolsas! Nossa plataforma de bolsas de estudos em que você consegue achar descontos de até 70% para o seu curso dos sonhos sem precisar passar por nenhuma seleção!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.